Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração – tratamento de gordura localizada e melhoria do contorno corporal

Lipoaspiração – tratamento de gordura localizada e melhoria do contorno corporal

Lipoaspiração – tratamento de gordura localizada e melhoria do contorno corporal

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados e mais realizados em cirurgia plástica. A lipoaspiração pode ser realizada em várias áreas do corpo e tem como principal indicação o tratamento de gordura localizada e melhoria do contorno corporal, não devendo ser utilizada com o intuito de promover emagrecimento.

A lipoescultura de contorno corporal é um procedimento onde se retira gordura de locais indesejados, como a cintura, o abdómen, as coxa, e se injecta noutras áreas a fim de se obter um novo contorno ao corpo, uma nova silhueta.

Com esta procedimento conseguimos, também, corrigir depressões, aumentar o volume dos glúteos e preencher regiões como os sulcos nasogenianos (também chamado de “bigode chinês”) e face interna da coxa (quando afastadas).

Deve tomar muito cuidado com promessas de resultados imediatos, de procedimentos rápidos em consultórios e com a banalização do procedimento. Por ser um procedimento cirúrgico, deve ser realizado em ambiente próprio, por cirurgião especializado e na presença de um médico anestesiologista, para que haja maior segurança e se reduza ao máximo os riscos de complicações.

A anestesia utilizada geralmente é local com sedação, para que a paciente durma durante o procedimento, ficando mais tranquila e relaxada enquanto o cirurgião plástico trabalha na sua obra de arte. No entanto, também pode ser realizada anestesia geral, dependendo da indicação em cada caso, ou anestesia local, se a área a ser tratada for bastante limitada.

lipoaspiração

Geralmente não necessita de ficar internada apesar de necessitar de ficar em vigilância nas primeiras horas durante o período mais crítico de sua recuperação, que é o pós-operatório imediato. Por vezes usa-se um dreno na região posterior para que o excesso de líquido injetado para a cirurgia seja drenado, diminuindo, assim, o risco de formação de seroma (complicação mais comum em lipoaspiração, onde ocorre acumulação de líquido seroso sob a pele, necessitando de punção com agulha). Esse dreno geralmente é retirado no momento da alta hospitalar.

É muito importante que a paciente mantenha repouso em casa por cerca de uma semana, evitando ficar sozinha, levantar-se bruscamente, dirigir ou tomar banho muito quente nesse período, pois como ocorre perda de sangue e líquido por ocasião da cirurgia, pode haver uma baixa de pressão arterial, tonturas e quedas, nesse período. Por isso é muito importante a hidratação com água no pós-operatório. Deve também ter uma alimentação rica em proteínas (carnes, ovos…) e ferro (carne vermelha), o que facilita a sua recuperação e cicatrização, evitando o consumo de chocolate, que pode ser prejudicial nesse período. Deve também evitar aumentar de peso, pois prejudicará o resultado da cirurgia.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração – tratamento de gordura localizada e melhoria do contorno corporal