Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mama de aumento e próteses

Mama de aumento e próteses

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia altamente gratificante, capaz de corrigir atrofias (mamas que já foram normais e diminuíram) ou hipotrofias (mamas que sempre foram pequenas) deixando-as com uma forma e consistência quase igual ou igual às mamas não operadas e sem prejuízo para a lactação.

Existem vários e marcas de próteses mamárias que condicionam necessariamente o resultado da cirurgia de aumento mamário, o efeito e manutenção do resultado e a interferência na saúde da mulher. Como tal é necessário ter muita atenção ao tipo de implante que optar na sua mamoplastia de aumento.

Há que ter em atenção os seguintes aspesctos:

  1. Tipo de revestimento do implante
  2. Tipo de preenchimento do implante
  3. Forma do implante
  4. Marca do implante

Consoante o seu revestimento/superfície os implantes podem ser lisos ou texturados.

Os implantes lisos foram os primeiros a serem usados com sucesso na cirurgia de aumento mamário, contudo estão associados a uma elevada taxa de contractura capsular, sobretudo quando colocados no plano subglandular. Desta forma actualmente são pouco utilizados. Certos autores continuam a defender que quando colocados no plano submuscular não há este tipo de inconveniente pelo que continuam a utiliza-los.

Os implantes texturados são os mais recomendados e mais utilizados actualmente. Estes implantes têm uma superfície rugosa que, teoricamente, dissipa a força de contração dos miofibroblastos, por quebrar o alinhamento destas células; com estes implantes a taxa de contractura capsular reduz dos 35% para 7-10%.

Existe um outro tipo de revestimento, não aprovado pela FDA, em que os implantes são revestidos por uma espuma de poliuretano; estes implantes também têm uma superfície rugosa que dissipa a força de contração dos miofibroblastos, por quebrar o alinhamento destas células e a taxa de contractura capsular é de 3-10%. Agora, tem o inconveniente de algumas pacientes apresentarem reações como erupções cutâneas (rash cutâneo) e se por um acaso chegar a apresentar contractura, a remoção do implante é mais difícil que no caso das próteses de superfície texturizada.
mastopexia - faccia Quanto ao tipo de preenchimento, o mais usual é o preenchimento de implantes com gel de silicone altamente coesivo (há vários graus de coesividade e portanto de consistência) ou com soro fisiológico.

As próteses preenchidas com gel de silicone de alta coesividade têm múltiplas camadas do polímero de silicone ou elastómero na sua parede e estão preenchidas com gel de silicone de alta coesividade; este pormenor ajudou a diminuir em grande parte a contratura capsular e os problemas de vazamento encontrados quando as próteses eram preenchidas com silicone líquido.

As próteses preenchidas com solução soro fisiológico são produzidas com múltiplas camadas de polímero de silicone ou elastómero e preenchidas com uma solução de soro fisiológico.

A incidência de contratura capsular é ligeiramente maior que a verificada com as próteses de gel de silicone de alta coesividade.

Na cirurgia de aumento mamário também é importante o plano onde o referido implante é colocado; os principais são os planos subglandular e submuscular. Além destes depois existem algumas variantes que deverão ser consideradas consoante o caso clinico em si.

O plano subglandular é o plano mais frequentemente utilizado pela maioria dos cirurgiões. Após feita a incisão na pele, a glândula é separada do músculo, confeccionando uma cavidade do tamanho da prótese até encontrar o plano imediatamente abaixo desta quando colocados no espaço subglandular.

A cirurgia e a recuperação pós-operatória são mais rápidas, porém em pacientes muito magras as próteses podem ficar muito artificiais.

O plano submuscular está indicado para pacientes muito magras, já que os implantes são colocados sob o músculo grande peitoral e desta forma o implante não é visível; é o tipo de cirurgia que deixa as mamas com um aspecto mais natural. Com esta técnica a cirurgia é ligeiramente mais demorada, assim como o pós-operatório é um pouco mais doloroso.

Pacientes desportistas de alta competição especialmente tenistas, nadadoras, jogadoras de vólei e remadoras, não devem utilizar este plano de implante; pois a força de contração do músculo peitoral necessário para o máximo rendimento nessas actividades físicas estará diminuída após a cirurgia.

Se é muito magra, não é desportista de alta competição e dispõe de no mínimo 10 dias de repouso para a sua recuperação, então este é o plano ideal para o seu caso.

A incidência de contractura capsular com esta técnica é menor.

O plano subfascial é o dos planos descrito mais recentemente. Consiste na colocação do implante debaixo da fáscia do musculo grande peitoral, que é uma camada fibrosa que envolve a superfície anterior do músculo. Tem a vantagem do plano sub-glandular, no que diz respeito à cirurgia e à recuperação, que são mais rápidas, e do plano sub-muscular, no que se refere a próteses pouco aparentes e mais naturais nas pacientes magras.

Como pode constatar são muitos os procedimentos, e cada um com indicações precisas, para aumentar o volume e melhorar as formas das suas mamas. Consulte um cirurgião plástico membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt) e pondere com ele as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de próteses, das vias de acesso e dos planos para a colocação do implante, pois de uma correta escolha depende a sua satisfação futura.

Mas onde posso colocar Mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Mama de aumento e próteses