Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

As diferentes cicatrizes numa mamoplastia de aumento

As diferentes cicatrizes numa mamoplastia de aumento

As diferentes cicatrizes numa mamoplastia de aumento

A cicatriz é uma marca inevitável de qualquer cirurgia. Sempre que seja necessário fazer uma incisão, surgirá uma cicatriz. As cicatrizes de mamoplastia de aumento são necessárias para a introdução dos implantes mamários. Saiba mais sobre as cicatrizes desta cirurgia e descubra quanto custa uma mamoplastia de aumento. Basta deixar-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe.

Bem, voltando as cicatrizes dos implantes mamarios. A evolução das técnicas de aplicação de determinados tratamentos tornam as cicatrizes da mamoplastia muito discretas. Quase impercetíveis. Até mesmo aos olhos de cirurgiões plásticos e estéticos mais experientes.

Está a pensar realizar uma mamoplastia de aumento mas tem algumas dúvidas?

Ver fotografias reais de mamoplastias de aumento antes e depois da cirurgia permite-lhe ter uma ideia do que poderá acontecer.

Principais localizações das cicatrizes na mamoplastia de aumento

Neste artigo, vamos abordar três das principais localizações das cicatrizes no aumento do peito com colocação dos implantes mamários de silicone dentro dos seios.

Cada localização da cicatriz tem prós e contras que  deverá avaliar e discutir com seu cirurgião plástico e estético.

mamoplastia de aumento

Cicatriz de mamoplastia na região areolar (incisão periareolar)

A pele na aréola é muito fina e resulta em cicatrizes finas que dificilmente ficam visíveis por causa da transição natural da cor nesta área.

No entanto, uma vez que o mamilo é o ponto central dos seios, qualquer imperfeição cirúrgica torna-se evidente.

Os senões desta incisão são:

  • uma aréola de tamanho reduzido, dado que não permite a introdução de implantes de grande volume;
  • a incisão na aréola pode reduzir a capacidade de amamentação, reduzir a sensibilidade nos mamilos e a fazer com que haja uma retração dos mamilos. Isto acontece porque para introduzir os implantes pelas aréolas é necessário cortar alguns nervos e ductos galactófaros;
  • a incisão na aréola aumenta ligeiramente o risco de contratura capsular porque é necessário cortar alguns vasos sanguíneos resultando numa maior quantidade de tecido cicatricial interno;
  • muitos cirurgiões plásticos e estéticos defendem que a incisão periareolar esta associada a maior taxa de infeção porque como a incisão é feita perto do mamilo e perto dos ductos galactófaros, a região não pode ser devidamente “limpa” por medicamentos contra infeção.

Cicatrizes de mamoplastia de aumento

Cicatriz no sulco inframamário (incisão submamária ou inframamária)

Este é o tipo de incisão mais utilizado na mamoplastia de aumento na qual a cicatriz fica escondida ao longo do sulco natural na parte inferior do seio. Normalmente, a cicatriz nesta região evolui bem, mas se por acaso a cicatrizarão não for tão boa, ela só é visível quando estiver deitada ou nua.

A incisão inframamária tem grandes vantagens para pacientes e cirurgiões estéticos. Para os cirurgiões estéticos, a incisão inframamária oferece um alto grau de segurança com excelente visibilidade das estruturas anatómicas dos seios e permite um maior controlo cirúrgico durante a realização da cirurgia de mamoplastia de aumento.

Através da incisão inframamária é possível criar seios mais simétricos e também utilizar tamanhos maiores de implantes de silicone.

Para as pacientes, a incisão inframamária é a técnica que melhor preserva a função dos seios, ou seja, a função de amamentar e sentir prazer. Todos os ductos galactóforos, nervos e vasos sanguíneos permanecem intactos.

O fator mais importante a considerar na opção pela incisão inframamária é que se nalgum momento, no futuro, os implantes necessitarem ser trocados, certamente que a maioria dos cirurgiões plásticos vai optar por utilizar incisões inframamárias para remover os antigos implantes e colocar os novos. Portanto, uma cicatriz que já esteja presente neste local poderá servir futuramente como um local de incisão. Da mesma forma, se houver algum problema no pós-operatório que exija um procedimento cirúrgico de emergência, o cirurgião plástico deverá fazer uma incisão externa, normalmente no sulco debaixo do seio.

A incisão inframamária não está muito indicado em mulheres com seios muito pequenos sem tecido mamário suficiente para terem um sulco (dobra) na parte inferior dos seios. Esta dobra é fundamental para esconder a cicatriz. Sem esta dobra a cicatriz poderá ficar evidente após a realização da mamoplastia de aumento.

Simuador de cirurgia plástica

Incisão axilar na mamoplastia de aumento

A incisão axilar é geralmente a técnica mais desejada porque não deixa cicatriz nos seios.

As cicatrizes ficam bem escondidas nas axilas e são visíveis apenas quando os braços são levantados, ao contrário dos dois métodos anteriores que podem deixar cicatrizes nos seios.

Na verdade, a incisão axilar foi originalmente concebida apenas para atender aquelas pacientes que não podem por algum motivo utilizar nenhum dos outros dois tipos de incisão.

Se pretende esta técnica, é importante entender algumas coisas sobre a mesma, tais como:

  • A incisão axilar tem um maior risco de assimetria entre os seios, porque o implante não pode não ser colocado exatamente onde o cirurgião plástico deseje;
  • A incisão axilar é a menos efetuada porque exige um cirurgião especializado que consiga através de um longo túnel criar cavidades simétricas dentro dos seios, com recurso a um endoscópio onde serão colocados os implantes;
  • Muitos cirurgiões plásticos utilizam a incisão axilar somente para implantes que são colocados debaixo do músculo.

A introdução dos implantes de silicone acima do músculo através da incisão axilar implica em maior desafio, portanto, esta técnica não é executada pela maioria dos cirurgiões plásticos e estéticos.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.


Formulário de Contacto


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

be a pal and share this would ya?
As diferentes cicatrizes numa mamoplastia de aumento