Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento e prótese de mama – as respostas às suas questões

Mamoplastia de aumento e prótese de mama – as respostas às suas questões

A mamoplastia de aumento é feita quando se deseja aumentar o volume das mamas.

No mesmo tempo operatório podemos realizar a mastopexia, que é a cirurgia plástica que se faz para o levantamento das mamas, com o objetivo de corrigir a ptose através da remoção do excesso de pele.

As próteses de silicone podem ser implantadas por três acessos diferentes: periareolar, submamária e axilar e poder ser posicionadas logo atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral.

Atualmente, não existe uma obrigatoriedade de troca dos implantes mamários.

As opções de tamanho e forma das próteses deverão estar relacionadas com base no biótipo e no desejo de cada paciente.

O tipo de anestesia usado também pode variar; pode ser anestesia local com sedação ( a mais usada) ou anestesia geral.

As perguntas mais frequentes são:

A mamoplastia de aumento deixa cicatrizes? Onde?

Todas as cirurgias implicam cicatrizes. As cicatrizes na mamoplastia de aumento costumam ser pequenas e com uma localização pouco visível, o que as torna discretas. O tamanho da cicatriz será o menor possível para colocar a prótese de mama, geralmente 4 cm (dependendo do tamanho e do material da prótese). A cicatriz dependerá da via escolhida para colocar a prótese. Poderá ser submamária, periareolar ou na axila. Quando a mamoplastia de aumento for associada a mastopexia, a cicatriz poderá ser periareolar, vertical e no sulco mamário. Algumas pacientes apresentam tendência à formação de quelóides ou de cicatrizes hipertróficas devido a uma carga genéticas. As pessoas de pele clara têm menor tendência de apresentar este tipo de complicação cicatricial. Já as pessoas de pele morena ou orientais, apresentam uma maior predisposição à formação de quelóide ou cicatriz hipertrófica. Em caso de ocorrência de quelóide ou de cicatriz hipertrófica, existem recursos clínicos e cirúrgicos que permitem melhorar ou camuflar a cicatriz inestética.

Qual é a forma e volume ideal das próteses mamárias?

Deve haver uma harmonia entre o volume e a forma das próteses com o tamanho do tórax do paciente02 respeitando o biótipo de cada individuo. Assim, cada paciente tem uma prótese de mama ideal de acordo com as suas características físicas, que será escolhida, de comum acordo entre o médico e o paciente.

Em quanto tempo se atinge o resultado definitivo?

A forma definitiva das mamas sómente será alcançada após o sexto mês.

No caso de gravidez, o que acontece?

Durante a gravidez a glândula mamária aumenta, causando uma distensão da pele que poderá não retornar ao normal após a lactação. Neste caso, poderá ocorrer uma ptose (queda da mama) que poderá exigir uma correção cirúrgica. A prótese, entretanto, não sofre alterações com a gravidez ou amamentação. A prótese mamária não interfere na amamentação nem no crescimento mamário, pois tanto as próteses colocadas nos planos submuscular e subglandular ficam situadas por debaixo da glândula, não interferindo com a amamentação.

É doloroso o pós-operatório desta cirurgia?

Sim, é; as dores são controladas com o uso de analgésicos. Lembramos que é importante seguir as instruções médicas, especialmente no que se refere à movimentação dos braços nos primeiros dias. Normalmente as próteses de mama colocadas debaixo do músculo são mais dolorosas do que as que são colocadas por cima.

Ocorre alguma alteração na sensibilidade das mamas?

É comum alguma alteração da sensibilidade após a introdução das próteses. O retorno à normalidade poderá demorar alguns meses.

O que é a contractura da cápsula da prótese?

Na linguagem leiga, é referida como “rejeição” da prótese de mama. Na realidade, é uma cicatrização exagerada da cápsula fibrosa que o organismo forma ao redor da prótese que deixa a região endurecida á palpação. Se esta cicatrização for muito grande será necessário retirar a prótese. Esta cápsula exagerada é devido a um comportamento anómalo do organismo do paciente.

É possível associar outros procedimentos à prótese de mama?

Depende do procedimento, embora seja muito comum a associação de outras cirurgias plásticas tais como a rinoplastia, a abdominoplastia, a lipoaspiração, etc.. A associação da mamoplastia a outras cirurgias deverá ser avaliada pelo cirurgião, tendo em atenção as condições gerais do paciente e do aumento do tempo operatório.

A prótese mamária pode interferir com exames como a mamografia, ressonância magnética e ecografia?

É importante informar que tem implantes mamários quando realizar os exames. Assim o profissional que o irá realizar tomará as devidas medidas técnicas para fazê-lo com segurança e evidenciar as eventuais alterações no tecido mamário, caso existam.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento e prótese de mama – as respostas às suas questões