Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento | Informações Específicas

Mamoplastia de aumento |  Informações Específicas

Mamoplastia de aumento | Informações Específicas

Informações específicas sobre o procedimento da mamoplastia de aumento.

A mamoplastia de aumento também referido como cirurgia de colocação de próteses mamárias, está indicada para pacientes que tenham as mamas pequenas ou que tiveram uma diminuição do volume das mamas após a amamentação.

A duração da cirurgia varia ao redor de uma hora e meia para mamoplastia de aumento. A cirurgia pode levar mais tempo quando associada a outros procedimentos.

Este tempo não pode ser confundido com o tempo total de preparação do paciente, da anestesia e da recuperação pós-anestésica.

Com frequência uma paciente operada para aumento das mamas (próteses mamárias) pode ter alta no próprio dia.

Tal como todas as cirurgias plásticas, quem pretende efectuar uma mamoplastia de aumento deve efectuar uma correcta avaliação clínica, estética e funcional. Deve, também, efectuar exames ao sangue, uma radiografia ao tórax, uma ecografia mamária e um eletrocardiograma quando indicados.

É importante a suspensão de eventuais medicações que esteja a fazer pelo menos duas semanas antes da realização do procedimento cirúrgico. A única excepção dos medicamentos anti-hipertensores e  para a diabetes.

Neste tipo de procedimento cirúrgico quando associada a outras cirurgias, o paciente poderá ter que usar umas meias elásticas ou um aparelho pneumático que massaja as pernas das pacientes durante todo procedimento cirúrgico minimizando os riscos tromboembólicos.

O termo de consentimento informado que o cirurgião irá fornecer deve ser lido com atenção. Quaisquer dúvidas devem ser elucidadas nas consultas que precedem o procedimento.

A recuperação é razoavelmente rápida, levando apenas alguns dias para retomar as suas atividade diárias. A dor é controlada com recurso a analgésicos.

A deambulação (caminhada) precoce (antes de vinte e quatro horas) é muito importante para prevenir complicações tromboembólicas.

Um pequeno edema (inchaço) e equimoses pequenas (nódoas negras) podem ser esperados nos primeiros dias. Estes sintomas podem ser maiores e mais duradouros conforme a extensão do procedimento.

É importante evitar a exposição solar quando as nódoas negras ainda são visíveis, caso contrário, as mesmas podem permanecer por varias semanas ou meses, podendo em alguns casos tornarem permanentes.

É importante voltar à clínica nos dias previstos pelo seu médico, e quaisquer dúvidas tem que ser elucidadas com ele.

Não se deixe levar pelos comentários das (os) “amigas (os)” ou parentes; eles não foram esclarecidos como você e os inchaço, as nódoas negras, as áreas pouco sensíveis, os pontos dolorosos e as pequenas alterações são previsíveis e desaparecerão com decorrer do tempo.

Toda cirurgia plástica é passível de retoques, embora, felizmente, a sua necessidade seja pouco frequente na nossa clínica.

Toda cirurgia, independente da especialidade, está sujeita a complicações; cada organismo reage aos procedimentos efectuados de maneira diferente e particular.

Felizmente a maioria dos pacientes tem uma evolução esperada, ou seja, sem qualquer complicação. Porém outros podem evoluir de uma maneira menos satisfatória, mesmo que o cirurgião tenha realizado o procedimento previsto com a melhor técnica e com todo zelo, perícia e cautela possível.

As complicações que podem existir (embora raras) são:
  1. Infecção;
  2. Hematomas e seromas– acumulação de sangue e liquido, respectivamente, debaixo da pele;
  3. Deiscência de pontos, que é a abertura precoce da ferida operatória;
  4. Epidermólise e necrose de pele, que são sofrimento de pele em grau variado ocasionado por dificuldade de circulação sanguínea que tem como principal causa o tabagismo;
  5. Cicatrizes hipertróficas e quelóides (cicatrizes elevadas), além de escurecimento das cicatrizes, podem ocorrer mesmo que o cirurgião use a melhor  técnica, perícia e zelo, uma vez que existem factores orgânicos e raciais próprios de cada paciente que interferem na cicatrização normal.
  6. Complicações anestésicas como anafilaxia medicamentosa (choque alérgico) e hipertermia maligna são muito raras.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento | Informações Específicas