Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de Aumento – Tipos de Incisões

Mamoplastia de Aumento – Tipos de Incisões

A mamoplastia de aumento é a cirurgia indicada para a correção da hipomastia glandular.

A hipomastia, geralmente referida como “mamas pequenas”, pode ser uma consequência de um desenvolvimento insuficiente da glândula mamária no período pubertário ou de um processo de involução das mamas.

Essa involução pode ocorrer no período pós-parto, podendo piorar após a amamentação, ou pode decorrer de um grande emagrecimento corporal, como acontece nas grandes perdas ponderais após uma cirurgia bariátrica.01

Quando o volume mamário é muito pequeno ou desproporcionado ao corpo da paciente, pode gerar uma auto-imagem negativa, com sentimentos de inadequação e baixa auto-estima, que afetam o equilíbio emocional e psicológico da paciente. Esse desequilíbrio, por sua vez, pode prejudicar as relações interpessoais, a realização e satisfação sexual e afetar a qualidade de vida como um todo.

A consulta antes de uma cirurgia de introdução de próteses de silicone tem o objectivo de esclarecer a paciente a respeito das possibilidades cirúrgicas, as vias de acesso disponíveis, os diferentes formas e tamanhos dos implantes e as possíveis complicações relativas à cirurgia e aos implantes.

A expectativa da paciente deve ser realista, para evitar frustrações ou insatisfações no período pós-operatório.

O tamanho e a localização das incisões da cirurgia de aumento mamário devem ser discutidos previamente com a paciente. As principais vias de acesso utilizadas são: o sulco infra-mamária, a periareolar e a transaxilar.
Cada uma destas vias tem vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações. A escolha da incisão ideal deve levar em consideração o desejo de cada paciente tendo sempre em conta as condicionantes anatómicas.

O acesso infra-mamário permite uma abordagem direta da região mamária, com uma boa visualização da área de dissecção, independentemente do plano de colocação da prótese de silicone. Esta incisão localiza-se no sulco inframamário, em geral mais lateralmente, de modo a ficar completamente disfarçada no novo sulco.
A sua extensão é variável, podendo alcançar até cerca de 5cm conforme o tamanho do implante a ser utilizado. Como vantagem, além de permitir a visão mais ampla da área operada, pode ser reutilizada em caso de complicações, como seroma, hematoma e infecção, ou caso uma nova cirurgia seja necessária ou até mesmo desejada, como por exemplo uma troca dos implantes por outros maiores.
Entre as desvantagens, destaca-se a presença de cicatriz na mama, que pode não ficar perfeitamente escondida no sulco inframamário.

O acesso periareolar é feito na região inferior da aréola, na transição do tecido areolar para a pele. A principal vantagem dessa incisão é que a cicatriz final geralmente é bem disfarçada, ficando quase imperceptível. Essa abordagem permite um fácil posicionamento do sulco inframamário e um acesso direto ao tecido glandular permitindo a liberação do polo inferior da glândula quando ele está constritivo. Tem como desvantagem a visualização e a dissecção através desse acesso prejudicadas quando o diâmetro areolar é menor que 3cm, o que limita a sua indicação. Além disso, há um risco potencial de contaminação do sítio operatório caso algum canal galactófaro seja seccionado. Outras desvantagens são o risco mais elevado de alterações de sensibilidade no mamilo e o risco de hipopigmentação da cicatriz em pacientes com aréolas mais escuras.

A abordagem axilar apresenta como principal vantagem a ausência de cicatriz na mama, uma fez que a cicatriz fica localizada na axila. Apresenta como desvantagens a maior dificuldade técnica para a colocação de próteses de grande volume ou as de forma anatómica, a necessidade de outra incisão para tratamento de complicações ou para a troca do implante e o risco de lesão acidental do nervo intercostobraquial, que pode levar à dormência na axila e região interna do braço.

Para mais informações sobre tipo de incisões na mamoplastia de aumento, consulta o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de Aumento – Tipos de Incisões