Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento – tudo o que sempre quis saber

Mamoplastia de aumento – tudo o que sempre quis saber

A mamoplastia de aumento é a cirurgia estética mais realizada nos E.U.A. e entre nós também está entre as cirurgias estéticas mais efectuadas e a sua grande frequência tem necessariamente a ver com o seu elevado índice de satisfação.

Quem pretende efetuar uma mamoplastia de aumento tem sempre uma série de questões que devem ser esclarecidas.

As mais frequentes são:

  1. Quando está indicado colocar próteses mamárias?
  2. Quando posso fazer uma cirurgia de aumento de peito?
  3. As minhas mamas não parecem normais, poderei fazer uma cirurgia de aumento mamário?
  4. Posso colocar próteses se as minhas mamas diminuírem muito de volume após perder peso? E o que se passa com a amamentação? E com o envelhecimento?
  5. Ter próteses mamárias aumenta a probabilidade de ter cancro da mama?
  6. Colocar próteses mamárias interfere com a amamentação?
  7. Qual é o tamanho das próteses que eu vou colocar?
  8. Do que é feita a prótese?
  9. Qual é o tipo de anestesia que se usa para fazer uma cirurgia de aumento mamário?
  10. Por onde são introduzidas as próteses mamárias?
  11. Há vários planos onde podem ser colocadas as próteses mamárias. Quando é melhor coloca-las debaixo do músculo?
  12. Quanto tempo demoro para retornar às minhas atividades?
  13. Quanto tempo demora para ver o resultado final?
  14. Quando vou ter que trocar a minha prótese?

Chest of a young woman

E eis as respostas a estas questões:

  1. Quando está indicado colocar próteses mamárias?

Poderá colocar próteses mamárias quando há insatisfação com o tamanho (pequeno) das mamas dado que com esta cirurgia consegue-se um aumento do volume e da projeção do peito. As mamas são uma parte importante no balanço corporal, com o objectivo de se obter contornos corporais proporcionais.

  1. Quando posso fazer uma cirurgia de aumento de peito?

Essa é uma pergunta muito
importante. A mamoplastia de aumento é uma cirurgia altamente individualizada e implica um planeamento cirúrgico rigoroso e preciso. Para isto, a paciente tem que ser saudável, com expectativas realísticas, ter completado o desenvolvimento das mamas e estar insatisfeita com o formato e volume das mamas. Os exames pré-operatórios têm o objetivo de avaliar se há alguma alteração a nível das mamas ou a nível geral. A escolha do cirurgião plástico é essencial para estabelecer uma relação de confiança. A sua formação e respetivo currículo são fundamentais, além de ser membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

  1. As minhas mamas não parecem normais, poderei fazer uma cirurgia de aumento mamário?

Existem algumas patologias que podem causar grande stress pessoal por alterarem a forma das mamas. O mais importante é procurar o seu cirurgião plástico e estético para avaliar o seu caso e orientar as possíveis causas do seu problema. Pode estar indicado o uso das próteses em pacientes com Síndrome de Poland, em casos de mamas tuberosas, em casos de assimetrias, entre outras patologias.

  1. Posso colocar próteses se as minhas mamas diminuírem muito de volume após perder peso? E o que se passa com a amamentação? E com o envelhecimento?

A perda de peso, a amamentação e o envelhecimento podem diminuir o volume das mamas. Muitas vezes, nestes casos, o peito tem um aspecto murcho associado a flacidez da pele. Nestes casos, a técnica escolhida tem que ser adaptada para evitar que a mama aumente de tamanho mas fique caída. Se houver uma flacidez importante não adianta aumentar o volume das próteses pois passados alguns meses as próteses irão também descair e a mama irá ficar caída. A avaliação individual de cada caso é essencial para se determinar se será necessário fazer uma suspensão (pexia) da mama além da colocação das próteses.

  1. Ter próteses mamárias aumenta a probabilidade de ter cancro da mama?

Não há evidências clinicas e estatísticas de que as próteses de mama aumentem a incidência de cancro da mama, nem de outras doenças sistémicas ou de doenças autoimunes. Os exames de rastreio de neoplasias da mama podem, e devem, ser realizados normalmente, inclusive a mamografia.

  1. Colocar próteses mamárias interfere com a amamentação?

Os implantes mamários são colocados debaixo da glândula mamária e, se forem colocados de maneira correta, não interferem na amamentação.

  1. Qual é o tamanho das próteses que eu vou colocar?

As próteses variam entre si no material, forma (anatómica ou redonda), projeção e tamanho da base e altura da mama. A decisão final do tamanho da prótese depende da estrutura anatómica da paciente, a fim de se manterem as proporções corporais e o melhor resultado estético. Desta maneira, é obrigatório realizar um exame físico minucioso e compreender o desejo da paciente.

03

  1. Do que é feita a prótese?

As próteses mamárias podem ser preenchidas com gel de silicone ou soro fisiológico, sendo, atualmente pouco utilizadas estas últimas. O seu revestimento é, geralmente, de silicone, e tem uma textura rugosa. As próteses de silicone têm uma consistência mais natural e têm além disso uma maior durabilidade, sendo as mais utilizadas. Existem diversas marcas no mercado, mas a escolha deve ser entre as mais conceituadas na qualidade de produção e avaliadas em estudos científicos, com garantias de qualidade e aprovadas por entidades internacionais.

  1. Qual é o tipo de anestesia que se usa para fazer uma cirurgia de aumento mamário?

A escolha do tipo de anestesia depende da prática individual
de cada cirurgião e de algumas características da técnica cirúrgica escolhida e do paciente propriamente dito. A mamoplastia de aumento pode realizada com anestesia geral ou com anestesia local e sedação. Ainda existe muita ansiedade a respeito da anestesia apesar do grande avanço e da segurança nesta área. Algumas pacientes não têm ansiedade quanto á cirurgia propriamente dita mas contudo manifestam muita inquietação quanto à anestesia propriamente dita. Para evitar complicações é importante fazer os exames pré-operatórios e realizar a cirurgia em locais equipados para tal. Quanto á paciente também tem o seu papel e tem que ser honesta não omitindo nenhum dado clinico ou o uso de medicamentos, mesmo sendo dito “naturais”.

  1. Por onde são introduzidas as próteses mamárias?

Na mamoplastia de aumento as cicatrizes são estrategicamente colocadas em áreas para minimizar a sua visibilidade. Existem três abordagens principais: o sulco infra mamário, a axila e a região peri-areolar. Cada uma das técnicas tem suas vantagens e desvantagens, sendo escolhida a melhor para cada caso.

  1. Há vários planos onde podem ser colocadas as próteses mamárias. Quando é melhor coloca-las debaixo do músculo?

Em pacientes magras e com pouca glândula mamária as próteses devem ser colocadas debaixo do músculo grande peitoral para melhorar o contorno e evitar a transição abrupta entre a prótese e o tórax da paciente.

  1. Quanto tempo demoro para retornar às minhas atividades?

No pós-operatório da mamoplastia de aumento é necessário utilizar um sutiã específico para evitar deformidades e deslocamentos dos implantes. Além disso, o movimento dos braços deve ser controlado, evitando elevar os cotovelos além do ombro ou levar os braços para trás do tronco. Cada paciente evolui de maneira individual no pós-operatório e não há como definir uma regra fixa. O mais importante é seguir as orientações do seu cirurgião plástico e estético.

  1. Quanto tempo demora para ver o resultado final?

Logo após o final da cirurgia já é possível ver a diferença. Durante algumas semanas as mamas ficam inchadas e sensíveis, como durante a menstruação. Aos poucos a sensibilidade vai melhorando e a cicatriz vai clareando. Com o passar dos meses há uma adaptação da prótese na mama e os resultados ficam mais evidentes. Durante este período é necessário ser avaliada pelo cirurgião para acompanhar a cicatrização e os resultados. Pode haver alteração na sensibilidade do mamilo, principalmente se as próteses forem grandes.

  1. Quando vou ter que trocar a minha prótese?

A primeira cirurgia de mamoplastia de aumento foi realizada em 1962 com a criação da primeira geração das próteses mamárias de silicone. No decorrer dos anos, houve grande evolução e atualmente já estão na quinta geração. O conceito de que é necessário trocar as próteses num período determinado já não é realidade para esta nova geração de próteses. Contudo, os implantes não são permanentes e a decisão de troca é baseada no acompanhamento médico da paciente, caso apareça algum sintoma. É fundamental guardar a documentação das próteses que foram colocadas, uma vez que serve de garantia e orientam o cirurgião numa eventual troca.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento – tudo o que sempre quis saber