Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de Aumento – Uma Decisão Muito Gratificante

Mamoplastia de Aumento – Uma Decisão Muito Gratificante

Mamoplastia de Aumento – Uma Decisão Muito Gratificante

Uma cirurgia de aumento mamário, também conhecida por mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico que, através da utilização de implantes mamários, aumenta o tamanho e a forma das mamas.

Este é um procedimento bastante popular que pode melhorar a aparência feminina e, dessa forma, aumentar a sua autoconfiança, tendo normalmente um impacto positivo na sua qualidade de vida.

É essencial que se sinta confortável e confiante na decisão de realizar esta cirurgia, portanto reflita bem sobre ela e coloque ao seu cirurgião todas as questões que achar necessárias.

O que é que a mamoplastia de aumento envolve?

A mamoplastia de aumento pode ser realizada sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação. Normalmente, as pacientes voltam para casa no próprio dia da cirurgia, sendo que pode existir a possibilidade de passar uma noite no recobro. Dependendo das técnicas utilizadas na sua cirurgia, esta pode ter a duração de uma a duas horas.

Mamoplastia de Aumento - Incisões

Mamoplastia de Aumento – Incisões

Incisões

Existem três tipos de incisões possíveis:

  •   Inframamária (por baixo da mama);
  •   Areolar (em parte da aréola);
  •   Axilar (na axila).

Cada tipo de incisão tem as suas vantagens e desvantagens. O seu cirurgião plástico irá conversar consigo e irão, em conjunto, decidir qual é a melhor abordagem.

Inserção dos implantes

Os implantes também podem ser colocados de três formas diferentes:

  •   Subpeitoral (por baixo do músculo peitoral);
  •   Subglandular (por baixo do tecido mamário);
  •   Misto (em parte por baixo do músculo e em parte por cima do músculo e sob o tecido mamário).

Isto depende de vários fatores como, por exemplo, o tamanho e a forma das suas mamas, o tamanho e a forma do implante que pretende colocar e a qualidade da sua pele.

Ainda existe, mais recentemente, um outro plano que pode ser utilizado, que é o subfascial.

Mamoplastia de Aumento - Inserção dos implantes

Mamoplastia – Inserção dos implantes

Encerramento das incisões

As suturas podem ter que ser retiradas cerca de uma semana depois da cirurgia ou podem ser reabsorvíveis (o seu corpo absorve-as naturalmente durante o processo de cicatrização); irá ser-lhe feito um penso e pode ser colocado um dreno de cada lado para remover sangue e fluidos em excesso. Os drenos são retirados ainda antes de ir para casa, sendo que ocasionalmente podem ter que ser mantidos mais um ou dois dias.

Nós, normalmente, não efetuamos a sutura com pontos que sejam necessários ser removidos, pelo que não tem que de se preocupar que depois terá que remover os mesmos; faz a cirurgia e pronto, sem mais preocupações.

Recuperação

O processo de recuperação depende da sua saúde física, do seu nível de estabilidade psicológica e de outras variáveis.

Durante as primeiras 48 horas é normal que a sua temperatura corporal esteja um pouco mais elevada do que o normal e que note algumas nódoas negras (equimoses) e inchaço, os quais irão diminuir ao longo do tempo.

As suas mamas têm que ser mantidas na sua nova posição, pelo que terá que utilizar um soutien de contenção durante um período de, pelo menos, um mês. Durante este tempo deve restringir a sua atividade física, evitando atividades extenuantes e em que tenha que fazer força no peito e nos membros superiores.

Mamoplastia de Aumento - Recuperação

Mamoplastia – Recuperação

Conselhos

  1. Deite-se com a cabeça ligeiramente elevada, evitando posições laterais. Mantenha os braços perto do corpo e evite levantar pesos até que o seu cirurgião o permita;
  2. Não conduza durante os primeiros 3 dias depois da cirurgia;
  3. Não faça exercício físico sem que o seu cirurgião plástico lhe dê permissão, o que só deverá acontecer 4 a 6 semanas depois da cirurgia;
  4. Não exponha as suas mamas à luz solar ou a temperaturas elevadas durante os primeiros 3 meses;
  5. Pode ser-lhe recomendado pelo seu cirurgião que use um determinado creme ou gel para apoiar a recuperação;
  6. A sua primeira consulta pós-operatória será marcada para aproximadamente 5 a 7 dias depois de realizar a cirurgia.

É muito importante expor todos os seus objetivos e ter todas as suas perguntas/dúvidas respondidas pelo cirurgião plástico e estético antes de se decidir submeter a qualquer procedimento cirúrgico. Só assim poderá, realmente, tomar uma decisão ponderada.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respetivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de Aumento – Uma Decisão Muito Gratificante