Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia redução é o nome dado à cirurgia para redução das mamas.

Mamoplastia redução é o nome dado à cirurgia para redução das mamas.

Mamoplastia redução é o nome dado à cirurgia para redução das mamas.

Mamoplastia redução é o nome dado à cirurgia para redução das mamasAs pacientes que nos procuram para a realização dessa cirurgia têm idades muito variadas. As queixas principais, geralmente, são as mesmas: “dor nas costas” e dificuldade para encontrar roupas que sirvam e fiquem bem.

A dor nas costas geralmente é causada pela sobrecarga de peso sobre a musculatura dorsal, que está sempre em tensão na tentativa de manter o equilíbrio e posição ereta, uma vez que o peso aumentado das mamas tende a desviar o centro de gravidade do corpo anteriormente.

Outra queixa bastante significativa é a que se relaciona com as marcas causadas nos ombros pelas alças do sutien, que também estão sobrecarregados pelo peso das mamas, e a dificuldade de comprar roupas e biquínis que se ajustem bem ao corpo e tronco simultaneamente.

A cirurgia de mamoplastia de redução está indicada em pacientes a partir dos 16 anos de idade quando existe um volume mamário importante, mas devemos sempre ter em atenção o desenvolvimento corporal, que deve estar terminado.

A anestesia varia de caso para caso, podendo ser anestesia local com sedação (para que a paciente permaneça dormindo e tranquila durante a cirurgia) ou até mesmo  anestesia geral.

A cicatriz resultante é periareolar (em volta do mamilo) associada a um “L” ou “T” invertido. Quando já madura (após 1 ano) e de boa qualidade, costuma tornar-se bastante discreta na mama, sendo por vezes até imperceptível.

Algumas pacientes, mesmo portadoras de mamas volumosas, desejam colocar próteses de silicone associada à redução mamária, o que torna o procedimento bastante interessante, pois permite a manutenção de um colo mais elevado mesmo após um período maior de tempo.

A sutura é realizada internamente com fio re-absorvível, ou seja, o próprio organismo o absorve, não necessitando ser retirado.

O repouso relativo devera ser mantido por cerca de 30 dias, período em que a paciente dormirá apenas em decúbito dorsal (de barriga para cima) e deverá evitar conduzir até ao quarto dia. Isso não significa que tenha que ficar deitada o tempo todo. Deve apenas ter cuidado com a movimentação brusca dos membros superiores. Durante este período, deve evitar levantar os braços acima da altura dos ombros, e não deve carregar peso para evitar as dores, abertura dos pontos e alargamento de cicatrizes. No entanto, a cirurgia não impede que a paciente frequente aulas teóricas, como escola ou faculdade.

O sutien cirúrgico deve ser utilizado, pelo menos, um a dois meses após a cirurgia, para que possa sustentar as mamas, dar mais conforto à paciente, conter o edema (inchaço) e evitar alargamento de cicatrizes, uma vez que diminui a tensão sobre a pele causada pela gravidade.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um mamoplastia de redução? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de redução visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia redução é o nome dado à cirurgia para redução das mamas.