Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mastopexia ou Redução Mamária?

Mastopexia ou Redução Mamária?

A mastopexia ou a redução mamária estão indicadas para melhorar a forma e o tamanho das mamas.

A cirurgia de redução mamária pode aliviar tanto o peso físico quanto o psicológico do excesso de tecido mamário.

Também está indicada, como recurso complementar, no tratamento profilático de certas doenças de mama ou de coluna.789

Apesar de ambas as cirurgias serem cirurgias plásticas mamárias, a mastopexia é um procedimento específico para a correção da ptose mamária (“mama caída”), e não se retira de glândula mamária.

Com esta cirurgia é possível manter todo o tecido mamário existente e remodelar a mama.

Assim pode elevar-se, projetar-se e modelar-se a mama para que adquira uma forma mais harmoniosa, sem se recorrer a implantes de silicone.

Quando não há tecido mamário suficiente para um bom resultado estético, podemos associar-se à introdução de uma prótese mamária na mesma cirurgia ou num segundo tempo cirúrgico, dependendo do caso.

As perguntas mais freqüentes sobre esta cirurgia são:

1) A cirurgia de mama deixa cicatrizes?

Toda incisão cirúrgica deixa uma cicatriz.

Temos sempre o cuidado de através de técnicas de sutura e de material cirúrgico de qualidade, oferecer à paciente a cicatriz mais discreta possível.

Infelizmente a qualidade cicatricial não depende sómente desses factores. As características genéticas e o tipo de pele de cada pessoa têm um papel fundamental neste resultado.

2) Onde se localizam as cicatrizes?

Dependendo da técnica usada, poderemos ter vários tipos de cicatrizes. Normalmente são em forma de T Invertido, na parte inferior da mama.

Outras possibilidades, não tão comuns porque dependem de factores específicos, são cicatrizes apenas ao redor da aréola (cicatriz peri-areolar) ou cicatrizes em formas de “I”, L”, ou “J”.

3) Como ficam as minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

Com a intervenção cirúrgica, as mamas ficam com um volume mais reduzido ou não (de acordo com o seu desejo ), melhorando a sua consistência e forma.

Aqui, como no caso do aumento do volume mamário, deverão estar equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente a fim de se obter uma maior harmonia estética.

4) Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, as mamas só atingirão a sua forma definitiva ao fim de 6 meses -1 ano.

5) Qual o tipo de biquini que poderei usar após a cirurgia?

Nos primeiros 90 dias a exposição ao sol está proibida. No período seguinte, o biquini escolhido deve ser aquele que melhor lhe convier.

Nas grandes reduções mamárias, a cicatriz horizontal é mais extensa, o que determinará a escolha do biquini que melhor disfarce a sua presença.

6) O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Geralmente não.

O pós-operatório é bastante confortável, desde que obedeça às instruções médicas, principalmente no que se refere à movimentação dos braços, nas primeiras semanas.

7) Há perigo nesta operação?

Raramente ocorrem complicações nesta cirurgia.

Isto deve-se ao facto de se preparar convenientemente cada paciente.

8) Qual o tipo da anestesia utilizada?

Anestesia local com sedação ou anestesia geral.

9) Quanto tempo dura a cirurgia?

A duração da cirurgia depende de cada tipo de mama; pode ser entre duas horas e meia a quatro horas, podendo estender-se um pouco mais, em certos casos.

Contudo, a duração da cirurgia não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e de recuperação pós-operatória.

10) Qual o período de internamento?

Normalmente 24 horas.

11) São utilizados pensos?

É usado um penso simples nos primeiros dias. Recomenda-se usar um soutien cirúrgico por um período mínimo de 30 dias.

12) Quando são retirados os pontos?

A maior parte dos pontos são absorvíveis.

Os restantes são retirados pelo 14° dia.

13) Quando poderei tomar um banho completo?

Usualmente não existe restrição ao banho, desde que não se molhe os pensos nos primeiros 7 dias.

14) Quando poderei recomeçar os meus exercícios físicos?

Depende do tipo de exercícios.

Caminhadas podem ser reiniciadas com 30 dias, evitando-se alto impacto.

Os exercícios que envolvam tórax e braços devem aguardar 90 dias.

15) Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. É verdade?

Certas pacientes apresentam tendência a alterações cicatriciais (cicatrizes hipertróficas, quelóides, cicatrizes largas, alterações de cor, etc).

Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a estas complicações cicatriciais. Pessoas de pele morena têm uma maior predisposição á formação de cicatrizes hipertróficas. Isto, contudo, não é uma regra absoluta.

16) Existe correção para as cicatrizes hipertróficas ou quelóides?

rios recursos clínicos e cirúrgicos permitem-nos melhorar as cicatrizes inestéticas, na altura adequada.

Não se deve confundir, contudo, com a evolução natural do período mediato da cicatrização.

17) No caso de gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado? Poderei amamentar?

Provavelmente haverá uma alteração da forma dos seios pelo aumento do volume dos mesmos. Assim, algumas pacientes poderão apresentar uma diminuição da sustentação da pele mamária.

Não é possível garantir o aleitamento, visto que o tecido mamário foi manipulado. Provavelmente a amamentação fica prejudicada.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mastopexia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mastopexia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mastopexia ou Redução Mamária?