Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mentoplastia

Mentoplastia

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou actuação no próprio osso, por intermédio de cortes no mesmo, para avançar ou recuar o mento.

Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, ou rinoplastia, ou com o lifting facial, de modo a atingir umas proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho que os outros se apercebem do tamanho do nariz, bem como influenciar o contorno entre o pescoço e o queixo.

As pessoas candidatas à realização da mentoplastia são aquelas que possuem uma harmonia inadequada entre o mento (queixo) e as demais estruturas da face. Dessa forma, a mentoplastia pode estar indicada para alterações verticais (queixo curto ou longo) e/ou horizontais (queixo com pouca ou excesso de projeção em perfil).

A mentoplastia pode ser realizada através da inclusão de uma prótese (para shutterstock_8794978aumentar a projeção do queixo) ou através de cortes (osteotomias) no osso da mandíbula seguidos de reposicionamento do mesmo e sua fixação na posição desejada.

Para a utilização de implantes, geralmente é necessária a utilização de uma incisão que pode ser efectuada dentro da boca ou então por debaixo do queixo, que, apesar de cicatrizar bem na maioria das vezes, deixa uma cicatriz.

Já para a mentoplastia através da osteotomia e reposicionamento ósseo, normalmente, utiliza-se uma incisão por dentro da boca, não deixando cicatrizes externas visíveis.

Mas qual a técnica com melhores resultados: a que recorre aos implantes ou à remodelação óssea?

Ambas as técnicas são rápidas e têm óptimos resultados.

O reposicionamento ósseo permite uma maior versatilidade em relação aos implantes, pois permite alterar a posição do queixo em todas as direções, ou seja, permite encurtar, alongar, projetar (perfil) ou recuar (perfil) o queixo. Apesar de necessitar de um corte no osso e posterior fixação com placa e parafusos, a cirurgia de reposicionamento ósseo permite uma recuperação rápida e não costuma dar uma dor excessiva.

Em termos de custos, ambas são semelhantes, pois uma exige a utilização de um implante e outra placa e parafusos de titânio.

Apesar do inchaço inicial, os resultados da mentoplastia podem ser vistos imediatamente.

Esta cirurgia oferece um impacto notável na melhoria da harmonia facial, às vezes de forma inesperada pelo paciente.

Muitas pessoas não entendem (nem acreditam, antes de ver os resultados) que uma alteração de milímetros na posição do queixo possa causar um impacto tão grande na melhoria do contorno facial.

O inchaço tende a diminuir bastante após o primeiro mês, quando o resultado da cirurgia passa a ser mais natural.

Mas onde posso fazer uma mentoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mentoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mentoplastia