Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mentoplastia e implantes da face

Mentoplastia e implantes da face

A mentoplastia ou cirurgia plástica do queixo é a cirurgia que corrige as deformidades no mento ou queixo.

Elas podem ser genéticas, por causa de fraturas ou por doenças.

As principais indicações são a macrogenia (queixo grande), a microgenia (queixo pequeno) e a assimetria (queixo torto).

O procedimento cirúrgico de mentoplastia permite reposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.

O tipo mais comum de mentoplastia visa a correção do queixo pequeno através da colocação de uma prótese de silicone.

O queixo retraído leva a um aspecto desarmonioso do contorno facial, evidenciando uma face proeminente onde a região nasal fica bastante pronunciada, tendo-se a impressão de que o nariz é grande, quando na verdade, o queixo é que está pequeno para aquela face. O mento, assim como o nariz, é uma parte fundamental no perfil da face, sendo muito importante na estética do rosto.

É de extrema importância que o paciente tenha decido fazer a cirurgia plástica ao queixo por si e não por pressão de outros.

Após uma avaliação, o cirurgião irá dizer se há ou não indicação para a realização da mentoplastia e qual o tipo de procedimento mais indicado.

A cirurgia plástica ao queixo ou mentoplastia é um procedimento simples.

Uma pequena incisão é feita por dentro da boca ou na parte inferior do queixo, a pele é descolada e um corte é feito no osso para que ele possa ser reposicionado e fixo. Os pontos são internos e não precisam ser removidos.

No caso de ser necessário colocar um implante de silicone, é feito um corte na parte inferior do queixo ou por dentro da boca, onde é colocado essa prótese.

É muito importante que o paciente tenha cuidado especial com a higiene oral nos dez primeiros dias após a cirurgia plástica ao queixo, caso o procedimento tenha sido realizada por dentro da boca.

No início, os alimentos sólidos devem ser evitados por causa da mastigação intensa.

Com o tempo, o inchaço vai desaparecendo e o resultado final aparece ao sexto mês.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mentoplastia e implantes da face