Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mentoplastia e Perfiloplastia

Mentoplastia e Perfiloplastia

A mentoplastia é a cirurgia do queixo, ou mento, e a perfiloplastia é a cirurgia que melhora o perfil, ou seja, na qual abordamos tanto o nariz, através de uma rinoplastia, quanto o queixo, alinhando o perfil numa linha harmoniosa.

O diagnóstico preciso da deformidade nasal e do queixo, além da compreensão do problema sob o ponto de vista do paciente, são essenciais.

O cirurgião precisa considerar a aparência total da face.

Nos casos em que há anormalidades da maxila ou da mandíbula, é útil examinar cuidadosamente a oclusão dos dentes, pois isso, frequentemente, pode mostrar um problema mais extenso de crescimento facial. Quando existe uma evidência de desproporção maxilar/mandibular, devem ser efetuadas radiografias cefalométricas, além da análise de outros exames de imagem da face e nariz, como a ressonância magnética e a tomografia axial computadorizada.

Em geral, a rinoplastia juntamente com a cirurgia do mento, que é feita através da colocação de uma prótese de silicone por dentro da boca, resolvem o problema.

Não há cortes visíveis uma vez que tanto na rinoplastia rinoplastiaquanto na mentoplastia são realizadas incisões internas, no nariz e na boca, respetivamente.

A escolha da anestesia, local com sedação ou geral, deve ser feita de acordo com o tipo emocional, a idade e as condições físicas do paciente, bem como do procedimento operatório a ser efetuado e das cirurgias associadas.

São efetuadas fotos pré-operatórias para fins de registro e para auxilio durante o ato operatório, mas não são usadas para simulação no computador de resultados que podem criar uma expectativa irreal no paciente.

Esta é uma ideia largamente difundida internacionalmente, mas que algumas clínicas (de profissionais que ainda não passaram por esta experiência) em Portugal estão a usar, o que desaconselhamos. Existem mesmo centros em Portugal que usam uma App descarregada do AppleStore para efetuaram uma modificação e mostrarem aos doentes como é que irão ficar depois de operados. Como se isso fosse possível!

Noutros países estes estudos já foram abandonados uma vez que na maior parte dos casos dão uma ideia errada aos pacientes o que pode levar a grandes problemas não só para o paciente, que fica com uma expectativa que não é atingida, mas também para o médico, que não consegue dar ao doente o resultado que as imagens de simulação prévias à cirurgia indicaram.

Nesta linha de ideia, apesar de termos os aparelhos de simulação no nosso Centro Clínico, não o usamos como rotina em todos os doentes que nos procuram. Entendemos que muitos deles até fiquem desanimados, mas é preferível do que terem desilusões depois da cirurgia, sem retorno possível ou que impliquem várias intervenções cirúrgicas.

Mas onde posso fazer uma mentoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mentoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mentoplastia e Perfiloplastia