Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mitos e Verdades sobre a Rinoplastia

Mitos e Verdades sobre a Rinoplastia

Mitos e Verdades sobre a Rinoplastia

Com a realização de uma rinoplastia conseguem-se resultados excelentes, mas é preciso conhecer quais são os mitos e verdades mais comuns sobre este procedimento antes de decidir optar por efetuar a cirurgia.

A cirurgia no nariz, ou rinoplastia, está entre as cirurgias plásticas mais realizadas sendo efetuada tanto pelo sexo feminino como pelo masculino.

O crescimento da procura pela realização deste procedimento, no entanto, está diretamente relacionado com um maior acesso à informação sobre este assunto.

Em geral, a cirurgia no nariz é realizada para alcançar expectativas estéticas quando o paciente tem insatisfações relacionadas ao tamanho, forma, projeção da ponta ou outras características da pirâmide nasal.

A seguir conheça 8 mitos e verdades sobre a cirurgia ao nariz e tenha informações confiáveis antes de se decidir por efetuar esta intervenção cirúrgica.

Compreender o que é mito e verdade antes de realizar uma rinoplastia é fundamental para uma decisão mais consciente, mas lembre-se que todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas na consulta de avaliação pelo cirurgião plástico que escolher.

A rinoplastia é uma cirurgia complexa?

Verdade! A rinoplastia envolve as estruturas nasais internas que são muito sensíveis, o que faz desta cirurgia plástica bastante complexa em termos de execução, principalmente se forem efetuadas alterações significativas. Por esta razão é importante escolher um cirurgião plástico de confiança, que seja especializado na realização desta cirurgia e seja membro da Sociedade da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.

É possível ficar com o nariz igual ao de uma celebridade?

Mito! Uma das ideias mais difundidas em relação à rinoplastia é que tudo é possível, inclusive ficar com o nariz igual ao de um “famoso”.

No entanto, essa ideia não é verdadeira e apenas o cirurgião plástico, após a avaliação individual, poderá determinar quais alterações que são possíveis efetuar tendo em consideração os desejos do paciente, mas também as suas características nasais e faciais.

A cirurgia do nariz pode melhorar a respiração?

Verdade! A cirurgia no nariz tem como uma das principais vantagens a possibilidade de melhorar a respiração — e até mesmo diminuir o ronco — quando são associados procedimentos específicos para isso, como a septoplastia para correção do desvio de septo.

As cicatrizes da rinoplastia são internas?

Mito! Muitas pessoas acreditam que a rinoplastia não resulta em cicatrizes aparentes e, até pode ser o caso se for usada a rinoplastia fechada, no entanto, essa opção é pouco usual devido às limitações proporcionadas e é frequente a opção pela rinoplastia aberta.

Ainda assim, mesmo na rinoplastia fechada, são necessárias incisões internas que vão dar origem a cicatrizes posteriormente, ainda que mínimas.

É possível identificar uma pessoa que realizou a rinoplastia?

Mito! Caso a rinoplastia seja realizada por um cirurgião plástico especializado não será possível que outras pessoas identifiquem que a cirurgia no nariz foi feita. As cicatrizes são discretas e ficam próximas às dobras naturais da pele.

O nariz pode mudar com o passar dos anos?

Verdade, mas não precisa se preocupar, porque esse processo é natural e ocorre independentemente da realização da cirurgia no nariz.

O que ocorre é que nariz é composto principalmente por cartilagem (assim como a orelha) e ela tende a crescer e se tornar mais fraca, o que pode resultar em uma ponta nasal caída com o passar dos anos.

O resultado da cirurgia do nariz é imediato?

Mito! A rinoplastia tem um pós-operatório dividido em várias fases de acordo com a evolução do quadro, de forma que o resultado da cirurgia não pode ser visto de imediato.

Em geral, apesar de já poder ver o resultado ao fim de alguns meses, o edema (inchaço) pode durar entre seis e 12 meses, e alguns pacientes podem demorar mais ou menos tempo para verem o resultado final.

O pós-operatório é muito doloroso?

Mito! Apesar de muitas pessoas associarem os efeitos colaterais do pós-operatório da rinoplastia com dor — como edemas, nódoas negras e equimoses — estes sinais são decorrentes do traumatismo cirúrgico durante o procedimento e não causam dor na recuperação.

Agora, após conhecer os principais mitos e verdades sobre a cirurgia no nariz, já pode decidir se esta cirurgia plástica é a que melhor corresponde às suas expectativas.

Lembre-se sempre da importância de procurar um cirurgião plástico de confiança para efectuar a sua consulta, realizar uma avaliação correta, efetuar uma cirurgia precisa e a acompanhar em todo o processo de recuperação.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia PlásticaReconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mitos e Verdades sobre a Rinoplastia