Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

“The mommy makeover” – abdominoplastia e cirurgia mamária

“The mommy makeover” – abdominoplastia e cirurgia mamária

A cirurgia do abdómen, chamada abdominoplastia, consiste num procedimento extremamente gratificante, estando indicada nos casos onde exista um excesso de pele acompanhado de flacidez da musculatura da região abdominal, o que geralmente ocorre após as gestações ou um emagrecimento acentuado.

Com a gestação, o crescimento do útero leva ao afastamento das fibras dos músculos recto abdominais, a chamada “diastase”, tornando o abdómen protuberante e abaulado, por mais que a paciente recupere o seu peso após o parto. Além deste afastamento muscular, a pele do abdómen que é esticada na gestação leva à sua acumulação no pós-parto, tornando muito difícil, e nalguns casos impossível, a recuperação natural do contorno corporal.

Ao utilizarmos uma técnica de “ressecção em bloco”, as incisões são shutterstock_3547777meticulosamente calculadas de modo a que as cicatrizes resultantes sejam simétricas e ocultáveis pelas roupas de banho ou roupa interior. Adicionalmente, o tratamento da musculatura abdominal permite a correção da flacidez muscular, delineando a cintura e produzindo um abdómen muito mais jovial, sensual e harmonioso.

É muito comum, após o período gestacional, a ocorrência simultânea de flacidez abdominal, com o “esvaziamento”/redução e ptose (queda) das mamas. Nestes casos está indicado a realização simultânea de ambas as cirurgias, ou seja, a abdominoplastia e a cirurgia das mamas.

A realização simultânea destes dois procedimentos, recebeu a simpática designação, nos EUA, de “The Mommy Makeover”, ou seja “A transformação da Mamãe”.

Estas cirurgias combinadas permitem abordar concomitantemente as regiões que foram afetadas com a gestação e com a amamentação, aproveitando um só tempo operatório. Isto significa um menor período de recuperação, se compararmos o tempo de recuperação se as duas cirurgias fossem efectuadas separadamente.

Atenção especial deve ser dada à cicatriz umbilical, uma vez que esta é a região mais aparente com o uso de roupas de praia. A técnica de onfaloplastia (reconstrução da cicatriz umbilical) deve ser a que a cicatriz fique por dentro do umbigo, minimizando o aspecto cicatricial e permitindo resultados muito naturais.

Em casos específicos, a cirurgia do abdómen pode ser complementado com a mastopexia - faccialipoaspiração para a obtenção de um melhor resultado, e naqueles casos em que exista uma hérnia umbilical, esta pode ser tratada também durante o mesmo procedimento.

A cirurgia do abdómen é realizada com anestesia geral, o que conduz a um maior conforto e segurança para o paciente e para o cirurgião.

A cirurgia demora, em média, 3 horas e a remoção dos pontos (que são só ao redor do umbigo) é feita entre o sétimo e o décimo dia de pós-operatório.

Existem muitos casos, quando existe apenas um pequeno excesso de pele, em que está indicada a realização de uma mini-abdominoplastia.

A mini-abdominoplastia não significa uma abordagem melhor, ou mais moderna, mas apenas que é um procedimento menor, indicado para aqueles pacientes em que o excesso de pele é pequeno. Portanto, não devemos comparar a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia como se uma técnica fosse melhor, ou mais moderna que a outra, mas sim compreender qual delas será a melhor indicação para o paciente em questão. Em termos práticos são procedimentos cirúrgicos com indicações diferentes.

Realizar uma mini-abdominoplastia num paciente que possui indicação formal de uma cirurgia convencional ao abdómen vai levar a um resultado insatisfatório, uma vez que o excesso de pele não será adequadamente removido. Do mesmo modo, é desnecessário realizar uma abdominoplastia numa paciente que apresente apenas um pequeno excesso de pele na porção mais baixa do abdómen, o que poderia ser bem corrigido com um mini-abdominoplastia, sem a necessidade de fazer uma cicatriz tão grande. Em qualquer caso, a avaliação do cirurgião é fundamental para indicar a abordagem mais adequada paro o seu caso.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia e cirurgia mamária? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre abdominoplastia e cirurgia mamária visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
“The mommy makeover” – abdominoplastia e cirurgia mamária