Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Motivos para fazer e perguntas frequentes sobre mamoplastia de redução

Motivos para fazer e perguntas frequentes sobre mamoplastia de redução

Motivos para fazer e perguntas frequentes sobre mamoplastia de redução

Neste procedimento o seu cirurgião plástico irá reduzir o tamanho e o volume das suas mamas através da remoção de gordura e tecido mamário.
A restante parte das mamas será reconstruída para lhes dar uma forma mais harmoniosa e consistente com a sua estrutura corporal.
Uma mamoplastia de redução requer quase sempre a remoção do excesso de pele e o reposicionamento dos mamilos para proporcionar uma aparência mais natural. O seu cirurgião irá decidir em conjunto consigo qual a melhor forma de atingir os resultados que pretende.

Incisões
Há três tipos de incisão que podem ser utilizados nesta cirurgia:

  • Periareolar – adequada para reduções mais simples, as cicatrizes ficam limitadas à circunferência em redor dos mamilos;
  • Vertical – utilizada em reduções moderadas, esta incisão é feita à volta da aréola e verticalmente a partir desta até à parte inferior da mama;
  • Em âncora ou T invertido – a mais tradicional, sendo feita à volta da aréola, verticalmente até à parte inferior da mama e horizontalmente ao longo da parte inferior da mama.

Aspetos importantes a considerar

Uma cirurgia de redução mamária demora cerca de 2 a 3 horas e é realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Em procedimentos mais complexos pode ser necessário passar uma noite no recobro.
A sua primeira consulta pós-operatória será realizada 3 a 5 dias depois da cirurgia.
Terá que usar um soutien de contenção durante o primeiro mês e os pontos serão retirados cerca de uma semana depois da cirurgia.
A maioria das pacientes pode retomar:

  • Atividades leves depois de duas semanas
  • Atividades moderadas depois de seis semanas
  • Atividades extenuantes, com pesos ou desportos de contacto depois de três meses
  • Condução depois de uma semana

Inicialmente notará algumas nódoas negras e inchaços. Ambos irão desvanecer-se ao longo do tempo, mas lembre-se que irá demorar até seis meses para conseguir ver os resultados finais.

Questões frequentes

  • Quem pode fazer uma mamoplastia de redução?

Esta cirurgia pode ser considerada por pacientes que tenham mamas desproporcionais ou demasiado grandes para a sua estrutura corporal, dores nas costas, no pescoço ou nos ombros devido ao tamanho das suas mamas, dificuldades na prática de atividades físicas ou irritações cutâneas na área inferior das mamas.

  • Qual é o tipo de redução mamária mais indicado para mim?

Há várias técnicas que podem ser utilizadas para fazer uma mamoplastia de redução. A escolha depende de vários fatores como o tamanho das mamas, o excesso de tecido mamário, gordura e pele que vai retirar e as características específicas de cada paciente. Deve ser feita uma avaliação prévia pelo seu cirurgião plástico para perceber qual é a técnica mais indicada para si.

  • O que acontece aos mamilos durante a cirurgia?

Pode já ter ouvido dizer que os mamilos são retirados durante a mamoplastia. Isso é falso, pelo que deverá ao fim de algumas semanas voltar a ter sensibilidade completa nos seus mamilos e poderá amamentar sem qualquer interferência da cirurgia nas glândulas que produzem o leite.

  • Quanto tempo irá demorar a cirurgia?

Normalmente tem a duração de duas a três horas e é realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Dependendo da complexidade da cirurgia poderá ir para casa no próprio dia ou apenas no dia seguinte. É colocado um dreno de cada lado para evitar a acumulação de fluidos, o qual é retirado até 48h depois da cirurgia.

  • A cirurgia de redução mamária dói?

A sensação de dor e desconforto é normal nos primeiros dias, mas é controlada com medicação que lhe será prescrita pelo seu cirurgião plástico.

  • Quais são os benefícios desta cirurgia?

No geral, depois de uma mamoplastia de redução as dores nas costas, no pescoço e nos ombros desaparecem rapidamente.

Além disso, as roupas assentam melhor e as pacientes conseguem participar em todos os tipos de atividades sem se sentirem desconfortáveis.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de redução? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de redução visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Motivos para fazer e perguntas frequentes sobre mamoplastia de redução