Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

O que acontece durante a cirurgia de rinoplastia?

O que acontece durante a cirurgia de rinoplastia?

O que acontece durante a cirurgia de rinoplastia?

A rinoplastia normalmente tem a duração de uma a duas horas e é realizada sob anestesia geral. As incisões dependem do tipo de correção necessária. Podem ser feitas no interior do nariz (cirurgia fechada), não deixando cicatrizes, ou através de uma pequena incisão na columela, localizada entre as narinas, e outras dentro do nariz (cirurgia aberta). A rinoplastia aberta é utilizada em procedimentos mais complexos pois permite uma maior visibilidade. A cirurgia aberta, mesmo sendo realizada com uma incisão externa, deixa cicatrizes praticamente impercetíveis.

Durante a cirurgia, a pele do nariz é separada da estrutura nasal (osso e cartilagem), que é então esculpida e reposicionada. Algumas rinoplastias requerem a remoção ou adição de cartilagem, enquanto outras envolvem alterações na estrutura óssea. A pele é, por fim recolocada de novo sobre a estrutura nasal e é presa com suturas absorvíveis.

Recuperação – o que esperar duma rinoplastia?

Quando a cirurgia termina, é aplicada no seu nariz uma espécie de tala para estabilizar a sua forma, sendo removida cerca de uma semana depois. Pode ser-lhe colocado um tamponamento nasal para apoiar o septo e reduzir o inchaço e o sangramento. Ser-lhe-á aconselhado que descanse e durma com a cabeça elevada.

O cirurgião poderá receitar-lhe um antibiótico e um anti-inflamatório, bem como medicamentos para minimizar as dores. Como em qualquer outra cirurgia estética, deve ser paciente pois irá passar por alguns momentos de desconforto antes de conseguir ver os resultados finais da rinoplastia.

Além disso, devido à fragilidade do seu nariz, siga todas as instruções que o cirurgião lhe der sobre os cuidados pós-operatórios. Ser-lhe-á dada toda a informação sobre como tomar banho, como lavar a cara, entre outros.

A intensidade do desconforto que irá sentir depende da natureza da sua cirurgia. Caso seja necessário quebrar os ossos irá notar um maior inchaço e descoloração da pele, bem como um tempo de recuperação mais longo. Na maioria dos casos os pacientes sentem-se significativamente melhor cerca de uma semana depois da cirurgia e começam a conseguir ver os resultados finais após duas a três semanas.

É aconselhável que evite atividades extenuantes ou nas quais tenha que exercer forças médias ou elevadas durante os primeiros dois meses após a cirurgia. De facto, qualquer tipo de atividade que aumente muito o seu ritmo cardíaco pode causar sangramento.

Poderá, provavelmente, voltar à maioria das suas atividades de rotina cerca de duas semanas depois da cirurgia.

Estes conselhos são generalistas, pelo que deverá falar com o seu cirurgião plástico, o qual irá dar-lhe recomendações para a sua situação em particular.

Quais são os cuidados a ter a longo prazo?

A rinoplastia é permanente e os resultados imediatos são, por norma, visíveis um mês depois da cirurgia.

A sua idade, tipo de pele e propensão para a recuperação irão afetar a forma como o seu nariz se ajusta ao longo do tempo. Poderão haver pequenas alterações, quase impercetíveis, até um ano depois da cirurgia.

É possível que sinta alguma dormência no lábio superior ou na ponta do nariz até mesmo alguns meses depois da cirurgia.

Informe o seu cirurgião plástico e mantenha-se atento a quaisquer sintomas ou alterações fora do normal.

Durante as primeiras semanas pode sentir que está permanentemente constipado e que as suas vias respiratórias estão bloqueadas. Evite a tentação de se assoar ou de mexer no nariz pois pode levar a sangramentos e prejudicar o processo de recuperação.

Nas primeiras semanas também é comum sangrar um pouco, por isso tenha cuidado com o seu nariz e fale com o seu médico se esta situação persistir por muito tempo.

Cirurgia de rinoplastia

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outras áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de decidir fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
O que acontece durante a cirurgia de rinoplastia?