Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

O que é a lipoaspiração? – Tudo o que sempre quis saber e não teve coragem de perguntar

O que é a lipoaspiração? – Tudo o que sempre quis saber e não teve coragem de perguntar

O que é a lipoaspiração? – Tudo o que sempre quis saber e não teve coragem de perguntar

Se gostaria de saber o que é uma lipoaspiração, saiba tudo o que gostaria de saber sobre esta famosa técnica, o seu uso e as suas indicações.

Estudos recentes mostram que mais de 80% das pessoas que procuram uma cirurgia estética são mulheres entre 21 e 50 anos e atualmente, a lipoaspiração é o procedimento mais procurado.

O que é lipoaspiração, quando está indicada ser efetuada e quais são os cuidados que deve ter?

Vejamos então:

• ​O que é uma lipoaspiração?
• ​Como é feita a consulta
• ​Como é feita a cirurgia de lipoaspiração
• ​Os riscos da lipoaspiração
• ​A recuperação da cirurgia de lipoaspiração
• ​O que esperar do resultado final do procedimento?

 

Vejamos então o que é lipoaspiração e tudo o que envolve este procedimento que é um sonho para muitas mulheres, no mundo inteiro.

O que é lipoaspiração?

O procedimento de lipoaspiração é uma cirurgia estética onde, através de pequenas incisões na zona a tratar, é inserido um tubo ou cânula fina de cerca de 2,5 mm no tecido subcutâneo.

Este tubo, por sua vez, está ligado a um aparelho de vácuo, que permite a aspiração da gordura do corpo.

Esta intervenção não implica a remoção da pele, apenas ajuda a retração cutânea, para que a pele se molde ao seu novo volume.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade, nem deve ser encarada como uma “dieta rápida”; serve antes para tratar zonas específicas do corpo como o abdómen, a cintura, as coxas, as nádegas, as pernas, os joelhos, os tornozelos, os braços, as costas, a face ou o pescoço, que tenha gordura acumulada.

Recorrer a esse tipo de cirurgia plástica é uma boa opção, principalmente nas zonas do corpo onde a gordura teima em não desaparecer, mesmo com exercício físico, dietas e massagens.

Como é feita a consulta

Agora que tem uma visão geral sobre o que é lipoaspiração, vamos ver como é feita a consulta.

A escolha ponderada de uma clínica e médico especializado em lipoaspiração deve ser uma decisão tomada com tempo e com base em referências de outras pessoas ou após a pesquisa daquilo que o mercado tem para oferecer nesta área.

Na consulta de avaliação deve expor o tipo de alterações que gostaria de atingir no seu corpo com a lipoaspiração, colocando todas as suas dúvidas ao médico.

Da parte do médico pode esperar que este avalie o seu peso, a elasticidade da sua pele, a firmeza dos músculos e a forma como a gordura a retirar está distribuída.
Pode ainda colocar-lhe outras questões, relacionadas com o seu estilo de vida ou se toma algum tipo de medicamento – seja totalmente honesta, afinal trata-se de uma cirurgia.

Nesta fase, o médico irá explicar-lhe como se vai desenrolar toda a cirurgia, o tipo de anestesia a utilizar, os riscos envolvidos, o que esperar no período de recuperação e os custos.
Se possível, peça para observar fotografias “antes” e “depois” de cirurgias semelhantes àquela que irá realizar.

Como é feita a cirurgia de lipoaspiração

No dia da cirurgia a equipa inicia a sua preparação, primeiro com algumas fotografias do seu corpo “antes”, seguindo-se a marcação da(s) área(s) do corpo a ser tratada.

Em seguida, a anestesia é injetada diretamente no local onde fará a lipoaspiração, aguardando-se que se infiltre, por completo, na gordura.

Apesar de este ser um processo demorado, só quando a gordura está totalmente anestesiada é que se procede à lipoaspiração em si. Por vezes, é ainda administrado um tranquilizante ao paciente, para que esteja mais confortável durante o procedimento mas sempre com a presença de um anestesista.

Se o volume de gordura a retirar for muito elevado, o médico optará por uma anestesia geral.

Através de pequenas incisões na pele, é introduzida uma cânula extremamente fina que, manobrada debaixo da pele, vai “aspirar” a gordura, dando assim contornos mais esculpidos à zona em questão.

Regra geral, uma lipoaspiração pode demorar entre 2 a 4 horas e não requer internamento. O que é lipoaspiração? É um exercício de paciência! e uma obra de arte!

Os riscos da lipoaspiração

Qualquer cirurgia tem os seus riscos e a lipoaspiração não é nenhuma exceção, no entanto, apresenta níveis de segurança elevados porque recorre com maior frequência à anestesia local com sedação, em detrimento da anestesia geral.

No entanto, e no que toca à lipoaspiração, há sempre o risco de infeção, enrugamento da pele, alterações da pigmentação, hemorragia e retenção de líquidos e até mesmo a morte.

Uma vez que se trata de uma intervenção cirúrgica igual a qualquer outra, o bloco operatório estará equipado com monitores cardíaco, de pressão arterial e de oxigénio.

A recuperação da cirurgia de Lipoaspiração

Agora que já sabe o que é uma lipoaspiração e como é realizada a cirurgia, vamos ver o que vem depois, nos dias a seguir.

No final da cirurgia será vestido uma cinta que vai manter os pensos absorventes no sítio, fazendo pressão para facilitar a drenagem pós-operatória – uma solução anestésica cor de sangue que será libertada pelas incisões – e que nas primeiras 24 a 36 horas poderá ser abundante.

Isso é bom sinal porque quanto mais drenagem houver, menos nódoas negras e inchaço vai ter. A cinta, que não deve ser removida nos primeiros dias, serve ainda para controlar o inchaço e manter imóvel a zona submetida à lipoaspiração até a pele e os tecidos se adaptarem à nova forma.

Dificilmente sentirá dor nas primeiras horas pós-operatórias, uma vez que ainda estará sobre o efeito da anestesia, no entanto, o médico poderá receitar-lhe um analgésico para mais tarde.

Poderá ter febre nas 48 horas pós-lipoaspiração e irregularidades menstruais no seu próximo período.

Em termos de efeitos secundários, poderá sentir, para além das nódoas negras e do inchaço, dormência, comichão, ardor ou mesmo perda de sensibilidade na zona tratada que, nos primeiros dias, pode apresentar-se endurecida.

Estes sintomas tendem a agravar-se nos 5 a 10 dias inicias após a cirurgia, mas vão melhorar diariamente a partir daí.

No entanto, 2 ou 3 dias após a lipoaspiração já se sentirá muito melhor, podendo retomar a sua vida normal dentro de 2 a 4 semanas, período durante o qual a maioria das nódoas negras e inchaço também terão desaparecido.

O plano de recuperação pode ainda incluir várias sessões de massagens de drenagem linfática distribuídas ao longo do primeiro mês. Não estranhe se continuar a sentir alguma dormência, mesmo quando já passaram alguns meses da cirurgia.

O que esperar do resultado final do procedimento?

A verdade é que a lipoaspiração tem resultados surpreendentes e visíveis logo nas três semanas seguintes. No entanto, cada caso é um caso e, quanto mais gordura for removida, mais tempo demorará a ver os resultados desejados.

Claro que as cicatrizes vão ficar para sempre, mas como são tão pequenas – 2-3 mm comprimento – serão praticamente invisíveis. Existe ainda uma falsa esperança em que a lipoaspiração também elimina a celulite – de fato, pode reduzir bastante a celulite, mas não consegue extingui-la por completo.

O resultado final de uma lipoaspiração é um novo contorno corporal com uma zona específica totalmente remodelada. Este efeito, apesar de ser praticamente imediato, é conseguido, na totalidade, entre 3 e 6 meses depois da intervenção cirúrgica, no fundo, o tempo necessário para a acomodação da pele.

A maior vantagem de uma lipoaspiração será, de fato, a longevidade dos seus resultados, isto porque as células gordas que são removidas não voltam a crescer. O que é lipoaspiração? É uma nova vida!

Mesmo que ganhe ou perca peso mais tarde, estes quilos serão distribuídas proporcionalmente pelo corpo. Claro que mesmo assim deve tratar bem a sua nova silhueta, por isso, já sabe – uma alimentação saudável e exercício físico regular são sempre bem vindos.

Agora que já sabe o que é uma lipoaspiração, pode avaliar e decidir se é conveniente ou não se submeter a esse tipo de cirurgia estética.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

be a pal and share this would ya?
O que é a lipoaspiração? – Tudo o que sempre quis saber e não teve coragem de perguntar