Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Qual o objetivo de uma Lipoaspiração?

Qual o objetivo de uma Lipoaspiração?

Qual o objetivo de uma Lipoaspiração?

A lipoaspiração tem como objectivo reduzir o volume da gordura corporal localizada, proporcionando uma melhoria do contorno corporal.

Caso o paciente esteja acima do peso ideal poderá ser recomendado o emagrecimento antes da cirurgia. Os melhores resultados são obtidos com a remoção de gordura localizada.

A remoção máxima de gordura não pode ultrapassar 5% a 7% do peso corporal.

Vejamos algumas informações que sempre desejou obter:

1- Tipo de anestesia
  • Pode ser usado anestesia local mas só para tratamento de pequenas a tratar.
  • O mais frequente é usar-se anestesia local com sedação, podendo desta forma o cirurgião tratar todas as áreas previamente definidas, com segurança, e sem dor para o paciente durante todo o acto operatório.
2- Duração do procedimento
  • O tempo cirúrgico varia dependendo do número de áreas a tratar e da quantidade de gordura a retirar, ou seja, depende da extensão da cirurgia. Pode levar de trinta minutos até duas horas e meia para os procedimentos maiores
3- Período de internamento
  • Com frequência o(a) paciente fica algumas horas na clínica ou hospital quando o procedimento é realizado com anestesia local ou local com sedação.
  • Quando o procedimento for mais extenso ou for associado a outra cirurgia  o tempo de internamento pode chegar às 24 horas.
4- Pré-operatório
  • Assim como todas as cirurgias estéticas, esta cirurgia deve ser precedida de uma boa avaliação clínica, estética e funcional.
  • Devem ser efectuados exames laboratoriais, uma radiografia do tórax, um eletrocardiograma e exames de imagens quando indicados.
  • É importante a interrupção de medicações, pelo menos, duas semanas antes do procedimento cirúrgico.  A exeção são os medicamentos anti-hipertensivos.
  • Bebidas alcoólicas deve ser evitadas na semana que antecede o procedimento.
  • O termo de consentimento informado que o seu cirurgião plástico irá fornecer deve ser lido com atenção. Qualquer dúvida deve ser elucidada nas consultas que precedem o procedimento.
5- Pós- operatório
  • A recuperação é razoavelmente rápida podendo levar alguns dias até poder retomar as suas actividade diárias e a dor é minimizada com recurso a analgésicos.
  • Deve usar cintas compressivas no pós operatório imediato para ajudar a reduzir o edema (inchaço).
  • Usa-se uns pensos especiais nas incisões, para poder molha-los durante o banho, desde que as seque com secador de cabelo.
  • A remoção dos pontos é feita entre o sétimo e o décimo dia.
  • Um pequeno edema (inchaço) e equimoses (nódoas negras) podem ser esperados por alguns dias, podendo ser maiores e mais duradouros dependendo da extensão do procedimento.
  • As massagens de drenagem pós operatória são necessárias e imprescindiveis, podendo ser iniciadas cinco dias após a realização do procedimento de forma a se acelerar a absorção mais rápida do edema e  prevenir a formação de fibroses cicatriciais.
  • É importante evitar a exposição solar quando ainda as nódoas negras ainda são visíveis, caso contrário as mesmas podem permanecer por várias semanas ou meses.

Toda a cirurgia plástica é passível de retoques, embora, felizmente a sua necessidade seja pouco frequente na nossa clínica.

 6 – Complicações possíveis

Toda a cirurgia independente da especialidade está sujeita a complicações e cada organismo reage às cirurgias de uma maneira diferente e particular.

Felizmente a maioria dos pacientes tem a evolução esperada, ou seja, sem qualquer complicação, porém outros podem evoluir de uma maneira pouco satisfatória, mesmo que o cirurgião tenha realizado o procedimento previsto com a melhor técnica e com todo zelo, pericia e cautela possível.

As complicações abaixo referidas, embora raras podem ocorrer:

  • Infecção;
  • Hematomas e Seromas (acumulações de sangue e liquido, respectivamente, debaixo da pele);
  • Deiscência de pontos, que é abertura precoce da ferida operatória;
  • Epidermólise e necrose de pele, que são um sofrimento da pele em grau variado ocasionado por dificuldade de circulação sanguínea, que tem como principal causa o tabagismo;
  • Cicatrizes hipertróficas e quelóides (cicatrizes elevadas) além do escurecimento das cicatrizes podem aparecer mesmo que o cirurgião use a melhor técnica, perícia e zelo, uma vez que há factores orgânicos e raciais próprios de cada paciente que podem interferir na cicatrização normal;
  • Complicações anestésicas como anafilaxia medicamentosa (choque alérgico) e hipertermia maligna são raras.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre a lipoaspiração visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Qual o objetivo de uma Lipoaspiração?