Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Otoplastia e orelhas de abano

Otoplastia e orelhas de abano

As orelha de abano são um problema que atinge 5% da população de raça branca do mundo e é uma característica genética facilmente corrigida pelas novas técnicas da otoplastia.

A cirurgia plástica para corrigir as orelhas de abano pode ser feita em crianças a partir dos sete-oito anos de idade, desde que a orelha já esteja totalmente formada, para evitar as eventuais alcunhas na idade escolar, que podem causar traumatismos psicológicos e complexos que prejudicam a auto-estima.

A otoplastia está indicada em pacientes com uma proeminência excessiva das orelhas e falta de definição das curvas habituais da cartilagem das orelhas.02

Com a otoplastia é possivel remover e remodelar o excesso de cartilagem, esculpindo as curvas e colocando as orelhas mais próximas à cabeça.

A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade, mas o ideal é que a operação seja feita na infância, logo após a total formação da orelha, para prevenir problemas de ordem psicológica.

O tamanho das orelhas de abano é normal, mas parece maior porque ela fica afastada da cabeça, projetada para frente, o que é corrigido com a realização da otoplastia.

Apesar da orelha continuar a crescer à medida que envelhecemos, as técnicas para a redução do seu tamanho não são recomendadas por deixarem cicatrizes inestéticas.

A otoplastia em crianças necessita de ser feita com anestesia geral. Nos adultos, pode ser efectuada com anestesia local, com ou sem sedação.

A otoplastia dura entre uma hora e meia a duas horas.

A orelha é protegida com uma ligadura nos primeiros dias após a otoplastia para evitar traumatismos no local.

O resultado final da cirurgia plástica às orelhas surge três meses depois da operação, apesar de já ficar 80% visível assim que se retira a ligadura, altura onde ainda está inchada e negra.

Após a realização da otoplastia deve fazer repouso absoluto por dois a três dias, mantendo a cabeça sempre erguida.

Deve evitar dormir de lado, apoiando-se sobre as orelhas por pelo menos três semanas. Usar, ao dormir e durante um mês, uma banda elástica para proteger a orelha.

Após a realização da otoplastia, pode ocorrer uma ligeira assimetria, o que é comum mesmo entre pessoas não operadas e com orelhas normais.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Otoplastia e orelhas de abano