Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Otoplastia e orelhas de abano

Otoplastia e orelhas de abano

A otoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a correção das orelhas proeminentes ou de abano. A vulgar orelha de abano é aquela que se projeta, que sai, excessivamente do crânio. Alguns casos são muito evidentes, mas outros dependem da avaliação subjetiva de cada um.

Devemos levar em conta o contexto estético da face e do crânio, que alteram nossa perceção. Ocorre em 2 a 5% das pessoas. É mais frequente em ambas as orelhas, mas em alguns casos afeta apenas uma delas. A intervenção cirúrgica pode ser efetuada a partir dos 5 a 6 anos de idade, quando as orelhas atingiram um crescimento quase completo.

mentoplastia

A técnica cirúrgica utilizada depende da deformidade apresentada. O objetivo é criar um ângulo entre a orelha e a cabeça mais fechado através da remodelação da cartilagem. A intervenção cirúrgica pode ser feita sob anestesia local ou geral. Usualmente a otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos simples.

Durante o primeiro mês após a cirurgia é necessário utilizar-se uma banda de compressão (faixa de tenista), mas dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido. A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças deve existir um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final.

O procedimento demora em média 1,5 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. As incisões são efetuadas na parte posterior das orelhas e por isso as cicatrizes ficam escondidas. A maioria dos doentes está em condições de voltar à escola ou ao trabalho dentro de 5 dias, mas é aconselhado evitar exercício excessivo durante três semanas.

Para mais informações sobre otoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Otoplastia e orelhas de abano