Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Otoplastia nas “orelhas de abano” e os traumatismos psicológicos nas crianças

Otoplastia nas “orelhas de abano” e os traumatismos psicológicos nas crianças

A deformidade mais comum das orelhas é chamada de “orelha de abano” ou orelhas proeminentes. Nestes casos o bordo lateral da orelha fica muito distanciado da cabeça, destacando a orelha da face. Essa alteração é de origem genética e pode causar constrangimento e angústia emocional, principalmente nas crianças, que passam a ser alvo de brincadeiras e alcunhas.

02

A orelha é constituída internamente por cartilagem e essa cartilagem possui um relevo muito particular. O bordo lateral elevado é chamado de hélice. Em seguida temos uma depressão que se continua por uma outra elevação que se chama de anti hélice. Em contacto com a cabeça temos uma grande depressão chamada concha e a parte inferior designa-se de lóbulo.

Geralmente, a má formação da anti hélice associada ou não ao aumento da concha pode levar às chamadas “orelhas proeminentes” ou orelhas de abano. A otoplastia é uma cirurgia que leva à correção estética das orelhas, dando um aspeto mais natural e harmonioso das orelhas.

A idade ideal para realizar uma otoplastia é a pré-escolar, quando a orelha já está formada e possui quase o mesmo tamanho de um adulto. Converse sobre as suas expetativas com o seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, contudo os resultados finais valem a pena.

A otoplastia proporciona resultados naturais e, se realizada na idade pré-escolar evita traumatismos psicológicos.

Para mais informações sobre otoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Otoplastia nas “orelhas de abano” e os traumatismos psicológicos nas crianças