Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ter um rosto mais jovem e hidratado

Ter um rosto mais jovem e hidratado

O preenchimento cutâneo facial é uma técnica que consiste na injecção de substâncias sob a área a ser tratada, com o objetivo de corrigir sulcos, rugas ou cicatrizes deprimidas.

O preenchimento facial também pode ser utilizado para aumentar os lábios ou modificar o contorno da face.5

O resultado é imediato com a suavização das marcas e uma aparência mais jovem e hidratada.

O método é minimamente invasivo e o material mais usado é o ácido hialurónico.

O ácido hialurónico, presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar as peles danificadas, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as nossas lulas garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas.

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, tem uma grande quantidade de ácido hialurónico, mas á medida que o organismo vai envelhecendo, vai tornando-se mais escasso, o que gera na pele um aspecto mais seco e envelhecido.

Factores como o excesso de exposição solar, o stress, a falta de hidratação e a má alimentação provocam uma degradação precoce do ácido hialurónico, acentuando as rugas e sulcos faciais levando a uma perda de volume de algumas regiões da face.

O ácido hialurónico é um gel que é injectado, diretamente, no tecido que se deseja tratar.

Além de ter um efeito de preencher, ele tem capacidade de atrair moléculas de água, o que permite obter-se uma atenuação das rugas além de permitir uma hidratação à zona tratada.

Em termos de preenchimento é usado, principalmente, para tratar os sulcos naso-genianos (bigode chinês), e para volumetrização e definição de contorno de lábios, mandíbula, região malar (maçãs do rosto), glabela (região entre os olhos) e mãos.

Os tratamentos são efectuados em consultório, em local apropriado para este tipo de procedimentos, e geralmente não é necessário realizar anestesia prévia; muitos deles já vêm com anestésicos misturados ao seu conteúdo e portanto durante a aplicação a área a ser tratada vai sendo anestesiada.

Pode adicionalmente aplicar-se anestésicos tópicos (cremes), cerca de 30 a 40 minutos antes da realização do procedimento, o que dá um maior conforto ao paciente.

É um procedimento considerado seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação e melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e com a hidratação progressiva das moléculas do ácido hialurónico.

A duração dos efeitos pode ser entre seis meses a dois anos, dependendo do local tratado, do tipo de ácido hialurónico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.

Cuidados a ter antes e depois do preenchimento ácido hialurónico

 Antes

Deve ser avaliado em consulta para se determinar se o preenchimento com ácido hialurónico está indicado para sie qual o melhor tipo de acordo com o efeito desejado.

Depois

  – Evite a exposição solar do local tratado por aproximadamente uma semana;

Aplique um protector solar na região tratada, excepto se contra-indicado pelo seu médico, com factor de proteção30, no minimo;

– Não massagear as áreas tratadas nos primeiros dias;

Evite fazer exercícios com contacto físico no dia da aplicação para evitar traumatismos locais;

Após a aplicação do acido hialurónico podem ocorrer pequenas equimoses (“nódoas negras) e inchaço no local da aplicação, cerca de uma semana após a realização do procedimento.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estético devem ser efectuados por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer preenchimento cutâneo facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre preenchimento cutâneo facial visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Ter um rosto mais jovem e hidratado