Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Prótese Mamária e Mamoplastia de Aumento: perguntas mais frequentes

Prótese Mamária e Mamoplastia de Aumento: perguntas mais frequentes

A mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como cirurgia de próteses mamárias, é uma das cirurgias plásticas e estéticas mais realizadas actualmente.

A mamoplastia de aumento permite aumentar o volume das mamas com recurso ao uso de implantes (próteses) mamários, assim como atenuar ou corrigir assimetrias entre as mamas.

A cirurgia pode ser realizada através de incisões localizadas na parte inferior da aréola, nas axilas ou no sulco por debaixo das mamas. A escolha do local de localização da incisão parte de uma decisão conjunta entre o cirurgião e a paciente, tendo em conta as características anatómicas de cada mulher.

Os implantes mamários são constituídos por gel de silicone altamente coesivo, envolvido por várias finas camadas de uma cápsula extremamente resistente a pressões.

Com o actual desenvolvimento dos implantes, reduziu-se a probabilidade de rotura dos mesmos com o passar dos anos.

O aumento de volume das mamas leva a uma melhoria significativa no seu padrão estético, mas promove, também, uma mudança considerável na auto-estima das pacientes, que se sentem mais seguras e confiantes.

Os cuidados pós-operatórios incluem:

  • cuidados com as cicatrizes;
  • evitar esforços físicos (não levantar os braços);
  • uso de um soutien compressivo;

As perguntas mais frequentes em relação à mamoplastia de aumento são:

  • A cirurgia deixa cicatrizes?faccia - mamoplastia de aumento
  • A cirurgia de próteses mamárias prejudica a amamentação?
  • O que é a contratura capsular?
  • É necessário realizar uma troca periódica da prótese?
  • A presença de prótese dificulta o diagnóstico do cancro de mama?
  • Após quanto tempo posso voltar a conduzir?
  • Após quanto tempo posso voltar a realizar actividades físicas?
  • Durante quanto tempo devo utilizar o soutien pós-operatório?
  • Qual o tipo de anestesia utilizado?

1. A cirurgia deixa cicatrizes?

Sim. O objectivo da cirurgia é melhorar a forma das mamas com o mínimo de cicatrizes. Estas devem ficar camufladas no sulco das mamas, nas axilas ou na parte inferior das aréolas.

2. A cirurgia de próteses mamárias prejudica a amamentação?

Não. A inserção dos implantes mamários não causa lesão na arquitetura das glândulas mamárias. Desta forma, independentemente da presença dos implantes, as pacientes poderão amamentar sem restrições, dependendo da capacidade individual de produção de leite.

3. O que é a contratura capsular?

A contratura capsular é uma situação relacionada com os implantes mamários. Após a colocação dos implantes mamários, há o desenvolvimento de uma cicatriz ao redor do implante, denominada de cápsula. Em determinadas pessoas pode haver o endurecimento (contratura) desta cápsula, ficando as mamas com uma consistência mais rígida, com uma forma artificial e até mesmo dolorosas nos casos mais graves.

A prevenção da formação da contratura capsular passa, necessariamente, pela utilização de implantes de boa qualidade, texturados, assim como a realização de uma técnica cirúrgica apurada.

4. É necessário realizar uma troca periódica da prótese?

Os implantes mamários (próteses) actualmente existentes apresentam uma grande resistência aos traumatismos, com uma menor probabilidade de rotura. Caso não haja rotura ou contratura capsular e o resultado estético seja o pretendido, não há necessidade de trocar os implantes. Alguns fabricantes solicitam que seja realizada uma troca de implantes a cada 10 ou 15 anos.

5. A presença de prótese dificulta o diagnóstico do cancro de mama?

Não. Com a melhora na qualidade das mamografias realizadas, assim como a realização de exames clínicos e de imagem regulares, não há dificuldades no diagnóstico do cancro da mama nas pacientes que possuem implantes mamários.

6. Após quanto tempo posso voltar a conduzir?Mamoplastia

Após 4 a 5 dias já está em condições de conduzir.

7. Após quanto tempo posso a realizar actividades físicas?

Após aproximadamente 30 dias já é possível retomar as atividades físicas sem impacto, como a caminhada. Após 60 dias o retorno às atividades físicas pode ser realizado sem restrições.

8. Durante quanto tempo devo utilizar o soutien pós-operatório?

O uso de soutien pós-operatório deve ser mantido durante os primeiros 30 dias após a cirurgia

9. Qual o tipo de anestesia utilizado?

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714116/7.

Para mais informações sobre prótese mamária e mamoplastia de aumento: perguntas mais frequentes visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Prótese Mamária e Mamoplastia de Aumento: perguntas mais frequentes