Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Quais são os benefícios de uma rinoplastia?

Quais são os benefícios de uma rinoplastia?

Quais são os benefícios de uma rinoplastia?

A melhoria na estética facial é apenas um dos vários benefícios da rinoplastia. 

A rinoplastia permite obter uma melhoria funcional do nariz e consequentemente contribui para uma melhoria na qualidade de vida do paciente, para já não falar da possibilidade de uma melhoria estética.

O formato do nariz difere de uma pessoa para outra. Para além do componente genético, os traumatismos e deformidades nessa região podem contribuir, diretamente, para que o nariz não fique em harmonia com a restante face. Por isso, os benefícios da rinoplastia são cada vez mais procurados pelas pessoas, para melhorar a assimetria facial.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é corrigir a estética e a funcionalidade do nariz, deixando-o mais harmonioso com o restante do rosto. 

A rinoplastia pode alterar toda a estrutura do nariz: o perfil, a largura do dorso nasal, a forma da ponta, entre outros aspetos.

Por ser tão abrangente, os benefícios da rinoplastia conseguem ir além do componente estético. 

Alguns aspetos que podem ser corrigidos com a rinoplastia são:

  • Nariz “achatado”;
  • Desvio de septo;
  • Nariz desviado;
  • Válvulas nasais;
  • Nariz muito grande ou muito pequeno;
  • Hipertrofia dos cornetos;
  • Ponta nasal caída, quadrada ou bífeda;
  • Fraturas no nariz, decorrentes de acidentes ou da prática desportiva.

Como os benefícios da rinoplastia interferem na autoestima?

Muitas pessoas passam a vida a ouvir comentários não muito agradáveis sobre o tamanho e forma dos seus narizes, sobretudo no período escolar. Com o tempo, este desconforto pode afetar a vida social do indivíduo, fazendo com que tenda a evitar situações em grupo e até implicar uma diminuição da sua autoconfiança.

Os benefícios da rinoplastia são visíveis na autoestima do paciente porque o procedimento respeita a anatomia facial de cada pessoa. Ou seja: o cirurgião avaliará a estrutura do rosto e irá compatibilizar o resultado com os desejos do paciente, proporcionando uma satisfação de dentro para fora.

A melhoria estética é a principal vantagem referida por quem faz uma rinoplastia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos, mais de 50% das rinoplastias feitas em 2020 foram motivadas pelo desejo das pessoas em saírem mais bonitas nas “selfies”. Isso mostra o quanto os benefícios da rinoplastia podem impactar na autopercepção do paciente.

Como os benefícios da rinoplastia interferem na funcionalidade do nariz?

A rinoplastia é um procedimento que serve para:

  • Afinar as asas nasais;
  • Reduzir ou aumentar o nariz;
  • Reduzir o “calo” ósseo do nariz; e
  • Afinar o nariz.

Sendo assim, a cirurgia também pode ter vantagens para quem tem problemas respiratórios. 

As pessoas com desvio de septo, por exemplo, podem aproveitar os benefícios da rinoplastia para respirar com mais qualidade.

Outro problema respiratório que pode ser corrigido com a rinoplastia é o roncar. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Sono, 76% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono, sendo que o mais comum é o ronco (25% dos casos). Neste caso, é usada a técnica combinada de rinoplastia e septoplastia, denominada de rinosseptoplastia.

Quando combinados com outros procedimentos nasais, como a septoplastia, os benefícios da rinoplastia podem ser percebidos por quem tem apneia obstrutiva do sono, uma das principais causas do ronco.

Como aumentar os benefícios da rinoplastia?

Uma das etapas fundamentais para se obter um resultado excelente após a realização de uma rinoplastia é o pós-operatório. 

Assim, seguir à risca as recomendações do cirurgião plástico é essencial para serem atingidos todos os benefícios da rinoplastia quando a cicatrização estiver finalizada.

A cirurgia do nariz costuma ser rápida, demorando cerca de três horas para ser concluída. 

Apesar de não apresentar complicações, é importante tomar alguns cuidados tais como:

  • Não retirar o penso/tala para ver como a cirurgia ficou antes do período determinado pelo cirurgião;
  • Evitar exposição ao sol por um período de 60 dias. Caso seja inevitável, é imprescindível utilizar boné e aplicar protetor solar;
  • Evitar ir à praia durante os 30 dias seguintes;
  • Não se expor ao frio ou vento nas primeiras semanas;
  • Usar dois travesseiros para dormir durante uma semana;
  • Dormir de costas, com a face virada para cima, por duas semanas.;
  • Usar óculos somente com autorização do médico;
  • Não abaixar a cabeça;
  • Evitar esforço físico;
  • Aplicar compressas com soro fisiológico gelado nos olhos durante as primeiras horas do pós-operatório. Depois, durante 30 minutos a cada duas horas até o terceiro dia;
  • Ficar de repouso em casa até o segundo dia do pós-operatório;
  • Retomar o trabalho somente com a autorização do médico, que pode acontecer em até duas semanas dependendo do caso.

Os benefícios da rinoplastia podem ser percebidos na autoestima, na autoconfiança e na capacidade respiratória do paciente. 

Mais do que trazer harmonia para o rosto, o procedimento também consegue beneficiar a vida social e profissional do indivíduo.

Vale a pena ressaltar que os benefícios da rinoplastia também estão diretamente ligados com a destreza e experiência do cirurgião que realizará o procedimento. Portanto, é crucial escolher o profissional com base na sua formação e na sua experiência.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia PlásticaReconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

 

 

 

be a pal and share this would ya?
Quais são os benefícios de uma rinoplastia?