Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Questões que deve colocar se pretende fazer uma mastopexia

Questões que deve colocar se pretende fazer uma mastopexia

Questões que deve colocar se pretende fazer uma mastopexia

É importante que esteja completamente informada sobre os cuidados pós-operatórios, os resultados prováveis da cirurgia e quaisquer possíveis riscos e complicações que podem ocorrer se pretende fazer uma mastopexia.Também deve questionar o seu cirurgião sobre a forma como o procedimento decorre, particularmente onde são feitas as incisões e qual será a aparência das cicatrizes.

De seguida apresentamos algumas questões que consideramos importantes:

  • Como será realizada a cirurgia? Onde são feitas as incisões?
  • Como é que me devo preparar para a cirurgia?
  • Vou precisar de ajuda no pós-operatório?
  • Quais serão os resultados finais?
  • Que riscos ou complicações podem surgir?
  • Irei continuar a ter sensibilidade nos mamilos?
  • Que tipo de desconforto devo esperar imediatamente depois da cirurgia?
  • Qual vai ser a aparência das minhas mamas imediatamente depois da cirurgia? E a longo prazo?
  • Há algum tipo de atividade que eu deva evitar durante a recuperação?
  • Depois da cirurgia quando é que poderei voltar à minha rotina normal? E ao ginásio?
  • Que outro tipo de procedimentos posso realizar juntamente com a mastopexia?
  • Que cuidados devo ter depois da cirurgia?

A cirurgia de mastopexia:

A mastopexia normalmente é realizada sob anestesia geral ou com anestesia local com sedação e tem a duração de 2 a 4 horas.

Existem várias técnicas cirúrgicas utilizadas nesta cirurgia e a forma como esta é realizada depende do grau de flacidez e do nível de correção necessário nos mamilos e nas aréolas. Por vezes é possível corrigir uma ligeira flacidez apenas com uma mamoplastia de aumento.

Mastopexia concêntrica – requer incisões circulares concêntricas à volta da aréola. Esta técnica é usada em mulheres com mamas pequenas e flacidez menos desenvolvida. Requer menos incisões e é um procedimento menos complexo.

Mastopexia em forma de âncora – esta é usada para corrigir uma flacidez mais pronunciada e, normalmente, em mamas maiores. A cirurgia requer uma incisão à volta da aréola, uma incisão vertical até ao sulco por baixo da mama e uma última incisão horizontal no sulco.

Recuperação após  realização deste procedimento:

Irá sentir alguma dor e desconforto nas primeiras semanas. As suas mamas irão ficar inchadas e com nódoas negras, que desaparecerão até 6 semanas depois. Terá que usar um soutien compressor pós-cirúrgico durante, pelo menos, um mês. Se as suturas forem reabsorvíveis, estas irão dissolver-se sozinhas. Caso contrário, estas serão removidas cerca de uma semana depois da cirurgia.

É provável que note alguma perda de sensibilidade ou dormência nos mamilos e na pele circundante. Pode demorar até um mês para voltar a ganhar sensibilidade. Contacte o seu cirurgião se tiver alguma questão.

Cuidados a longo prazo:

Conseguirá ver os resultados da mastopexia cerca de um mês depois da cirurgia, quando o inchaço e as nódoas negras tiverem desaparecido, mas pode ter que esperar até 6 meses para conseguir ver os resultados finais. A cicatrização demora até um ano para desvanecer completamente.

As suas rotinas diárias poderão ser retomadas gradualmente depois da primeira semana após a cirurgia. Evite realizar atividades que envolvam movimentos bruscos ou a utilização de força durante os primeiros dois meses. Caso tenha dúvidas sobre alguma atividade, contacte primeiro o seu cirurgião plástico.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mastopexia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mastopexia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Questões que deve colocar se pretende fazer uma mastopexia