Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Questões frequentes sobre a mamoplastia de aumento

Questões frequentes sobre a mamoplastia de aumento

Questões frequentes sobre a mamoplastia de aumento

  • A mamoplastia de aumento deixa cicatrizes?

As cicatrizes de uma cirurgia de aumento mamaria são praticamente imperceptíveis ao fim de um ano.

A cicatrização passa por vários períodos:

– Período imediato: durante o primeiro mês as cicatrizes apresentam um aspeto rosado. Pode ocorrer uma reação aos pontos ou ao penso;

– Período mediato: até um ano depois da cirurgia dá-se u;m espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na cor, tornando-se gradualmente mais clara

– Período tardio: até um ano e meio depois da cirurgia a cicatriz torna-se cada vez mais clara e menos consistente, atingindo o seu aspeto definitivo.

  • Onde se podem localizar as cicatrizes?

A maioria das incisões são feitas no sulco por baixo da mama, mas também podem estar localizadas na aréola ou na axila. No caso de uma reconstrução mamária após uma mastectomia, a cicatriz dependerá da localização da cicatriz da mastectomia.

  • Qual é o tipo de anestesia utilizado?

Anestesia local com sedação ou anestesia geral.

  • Quanto tempo dura a cirurgia?

Em média pode durar entre uma e duas horas.

  • Quando são retirados os pontos?

Cerca de uma semana após a cirurgia. Em certos casos não é necessário retirar os pontos porque estes são reabsorvíveis.

  • Quando poderei voltar a fazer exercício?

Não existe um período padrão, tudo depende da evolução da sua recuperação. No geral, deve aguardar cerca de um mês para poder voltar ao ginásio e cerca de três para poder fazer exercícios mais extenuantes ou com pesos.

  • Como ficarão as cicatrizes?

As cicatrizes nunca desaparecem, mas diminuem bastante ao longo do tempo e, em muitos casos, ficam praticamente impercetíveis. A evolução é diferente em cada paciente, sendo que um dos riscos possíveis é a formação de queloides.

  • Como ficarão as minhas mamas em relação ao tamanho e à consistência?

O volume das suas mamas será, obviamente, aumentado com esta cirurgia, o que leva a melhorias tanto na consistência como na forma. O tamanho e o tipo de prótese são escolhidos pela paciente com a ajuda do cirurgião plástico, o qual irá ter em conta não só os objetivos da sua paciente mas também as suas características físicas.

  • O pós-operatório é doloroso?

Inicialmente irá sentir dor e incómodo, principalmente nas primeiras 48 horas. O seu cirurgião plástico irá receitar-lhe medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos) para ajudar na recuperação e para minimizar o seu desconforto.

  • Caso engravide depois da cirurgia, posso sofrer alterações no resultado?

É impossível prever a ação de uma gravidez sobre as mamas. No entanto, geralmente uma nova gravidez não interfere nos resultados de uma mamoplastia de aumento.

  • O que é uma contratura capsular?

É uma retração das cicatrizes internas que se pode formar em torno da prótese. Esta não se deve a qualquer tipo de problema durante a cirurgia, mas sim a uma reação exacerbada do organismo à presença das próteses. Caso ocorra uma contratura capsular, as próteses poderão ser retiradas e trocadas.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática. Este deve ser membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Questões frequentes sobre a mamoplastia de aumento