Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Reconstrução Mamária com Retalhos Musculo-Cutâneos

Reconstrução Mamária com Retalhos Musculo-Cutâneos

Os Retalhos Músculo-cutâneos servem para fornecer tecidos adicionais à Reconstrução Mamária nos casos em que deles há escassez e são técnicas mais complexas.

Os Retalhos mais utilizados são o Latissimus dorsi e o Rectus abdominis ( T.R.A.M. ) . Em casos mais raros pode utilizar-se o Gluteus Maximus.

O Retalho de Latissimuos dorsi utiliza pele e musculo da face posterior do tórax; pode ser útil quando se pretende o preenchimento axilar ou foi efectuada uma Mastectomia Radical em doentes magros, com pele fina ou irradiada e em pacientes com perturbações sensíveis da drenagem linfática do membro superior.

As complicações mais frequentes são o seroma da área dadora e a necrose parcial ( < 5 % ) ou total do retalho.
A sequela cicatricial da zona dadora dorsal , alongada , não é desprezível.

O Retalho de Rectus abdominis ( T.R.A.M. – transverse rectus abdominis musculocutaneous flap ou Retalho de Hartrampf ) utiliza pele, tecidos celular subcutâneo e adiposo da parte inferior do abdómen.

Este retalho implica um esforço físico e emocional muito importante , daí que só deverá ser efectuado em doentes motivados e preparados para uma grande cirurgia com um período de convalescença arrastado.

Além das complicações associadas aos retalhos podem ocorrer problemas relacionados com a fraqueza da parede abdominal sendo possível o desenvolvimento de hérnias ou eventrações.

Quando não estão disponíveis ou já foram utilizados noutras reconstruções os retalhos anteriormente referidos pode utilizar-se o Retalho de Gluteus Maximus, formado pela parte superior do Gluteus Maximus, pele e tecido celular – subcutâneo.

Esta Reconstrução é bastante complexa tendo necessidade de recorrer a técnicas microcirúrgicas que têm também outros campos de aplicação como técnica auxiliar em casos especiais.

be a pal and share this would ya?
Reconstrução Mamária com Retalhos Musculo-Cutâneos