Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Redução de mamas ou mamoplastia de redução

Redução de mamas ou mamoplastia de redução

Redução de mamas ou mamoplastia de redução

A redução de mamas ou mamoplastia de redução é a cirurgia indicada nos casos de mamas caídas e de grande volume. Saiba tudo sobre a redução de mamas ou mamoplastia de redução e exiba novamente o seu peito com orgulho.

Como são as cicatrizes?

As cicatrizes variam de acordo com o tipo de cirurgia indicada para o seu caso e a quantidade de pele em excesso que necessita ser removida.

Por isso, quanto menor for a quantidade de pele em excesso, menor serão as cicatrizes. Elas podem ficar ao redor das aréolas e se prolongar para a parte inferior da mama, em forma de “I”, “L” ou “T invertido”.

Tudo isso é determinado e conversado com a paciente na consulta médica após o exame físico.

As mamas ficam mais firmes após a cirurgia?

Sim. Mas o grau de firmeza varia de paciente para paciente, a depender da flacidez da pele, presença de estrias, hábitos de vida, volume final da mama, entre outros fatores. Além disso, com o envelhecimento perdemos colágeno e elastina, contribuindo para um aumento da flacidez corporal e para uma certa perda da projeção das mamas.

As variações de peso também influenciam o resultado final, de forma que o ganho de peso deixa as mamas mais cheias, e a perda de peso deixa as mamas mais flácidas.

As mamas grandes “caem” mais facilmente?

Sim. Já temos evidência científica que mamas maiores cedem mais ao longo do tempo devido à ação da gravidade, e mamas menores cedem menos pelo mesmo motivo.

Qual o tipo de anestesia usado?

Pode ser anestesia geral ou local com sedação.

Quanto tempo dura a cirurgia?

3-5 horas.

Qual o tempo de internamento?

1 dia.

É preciso usar drenos na cirurgia?

Na maioria dos casos sim.

Dói muito após a cirurgia de redução de mamas?

redução de mamas

A dor costuma ser leve a moderada. Nos casos em que optamos por colocar prótese a dor costuma ser mais intensa, requerendo mais analgésicos no pós-operatório. Nos primeiros meses da cirurgia é comum sentir pequenas sensações de incómodo como dores leves, pontadas ou agulhadas que melhoram espontaneamente.

Quanto tempo é preciso usar o soutien compressivo?

Pelo menos durante 1 mês.

Quando é possível recomeçar as atividades físicas?

Após 2 semanas já é possível fazer atividades leves, como caminhadas com inclinação e bicicleta ergométrica. Mas atividades intensas como corrida, cross fit e musculação dos braços e peitoral podem ser iniciados após 2-3 meses.

Após quanto tempo é possível guiar?

Após 3 semanas.

É possível amamentar após a mastopexia?

Sim! Mas a capacidade de produção de leite pode ser reduzida dependendo do tipo de cirurgia. Mas vale lembrar que isso não é o determinante do sucesso da amamentação, visto que ela pode ocorrer normalmente após essa cirurgia, ao passo que há mulheres que não conseguem amamentar mesmo com mamas normais.

A sensibilidade nos mamilos e aréolas pode ser reduzida/alterada?

Sim, mas a maioria dos casos melhora espontaneamente após alguns meses.

Em quanto tempo a cicatriz fica menos perceptível?

Nas primeiras semanas a cicatriz fica bem discreta, evoluindo naturalmente para uma fase de amadurecimento que dura até 12 meses. Nesta fase a cicatriz fica um pouco mais espessa, passando pelo aspecto avermelhado e depois acastanhado, para depois clarear definitivamente. Nessa fase é comum sentir prurido/comichão e incómodos nas cicatrizes.

Há pacientes que possuem uma tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nesses casos são necessários tratamentos específicos para controle das cicatrizes.

Quando é possível ver o resultado final?

Após a cirurgia a mama passará por um processo de adaptação e alcançará a sua estabilidade entre 6-12 meses da cirurgia.

Em quanto tempo é possível tomar sol?

Após 2 meses, sem expor as cicatrizes ao sol.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um mamoplastia de redução? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de redução visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Redução de mamas ou mamoplastia de redução