Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rejuvenescimento facial e tratamento de rugas faciais

Rejuvenescimento facial e tratamento de rugas faciais

O desenvolvimento gradual das rugas faciais, desde as linhas superficiais finas aos mais profundos vincos e dobras, é o sinal clássico do envelhecimento precoce.

A aparência, em cada fase da vida, é determinada geneticamente, mas o envelhecimento e enrugamento da pele é acelerado pela exposição ao sol, pelo tabagismo, pela má alimentação ou doenças de pele, como a acne grave. As rugas superficiais finas, que evoluem para vincos mais profundos, relacionados com o movimento repetido dos músculos faciais, bem como o desenvolvimento eventual das pregas faciais, são mudanças óbvias, que combinadas, podem trair a sua idade, e dar origem a uma imagem menos desejável.

Além disso, a persistência de algumas linhas faciais envolvidas nas expressões emocionais mais negativas, por exemplo, pode representar para os outros uma aparência de preocupação, raiva, ansiedade ou tristeza. Muitas opções de tratamento estão disponíveis, para níveis diferentes de envelhecimento e de peles.

Independentemente da causa das rugas, vincos e dobras faciais existem botoxdisponíveis vários tipos de tratamentos seguros e eficazes para reduzir ou minimizar estes sinais. Muitos são procedimentos minimamente invasivos, que geralmente podem ser realizados em um consultório, com um afastamento mínimo da sua actividade profissional e social.

A maior parte destes procedimentos envolve, ou injetar uma substância que faz relaxar os músculos da face, que causam as rugas, ou preenchê-las com implantes temporários ou permanentes.

Outras alternativas podem ser os peelings, tratamentos de luz intensa pulsada, resurfacing com Laser, lifting ou mini-lifting, que são tratamentos um pouco mais invasivos.

A toxina botulínica é uma proteína purificada e estéril produzida em laboratório a partir de bactérias Clostridium Botulinum. Quando injectada, a toxina liga-se às terminações nervosas que “enervam” o músculo e bloqueia os impulsos nervosos necessários para “fazer” o movimento muscular. Em consequência, há menos atividade muscular, e assim menos rugas ou linhas de expressão.

Os efeitos aparecem 2-7 dias após o tratamento. O efeito de suavização da pele ocorrido pela paralisação de músculos faciais pode, temporariamente, eliminar os vincos da pele causado pelos movimentos destes músculos.

A toxina é mais comumente usada na glabela (entre as sobrancelhas), na testa, e nos “pés de galinha”.

Os tratamentos com toxina botulínica também podem oferecer benefícios estéticos complementares quando combinados com um procedimento de rejuvenescimento, como um lifting ou uma blefaroplastia.

Algumas rugas profundas podem exigir o uso da toxina botulinica em conjunto com um dos preenchimentos de pele descritos abaixo.

A maioria dos médicos recomendam o retorno dos seus pacientes numa programação regular a cada 3 a 4 meses para impedir a renovação ou aprofundamento das linhas faciais.

Os resultados duram tipicamente entre 3 a 6 meses, embora alguns indivíduos possam ter uma duração do efeito mais curta, e mais raramente, nenhum efeito.

As técnicas de preenchimento recorrem à infiltração de material absorvível tipicamente injectado na derme (a segunda camada da pele) ou apenas sob a pele (subcutânea).

O ácido hialurónico dura cerca de 12 meses e pode ser aplicado em todas as rugas e depressões da face, sendo mais usado no preenchimento dos sulcos nasogenianos.

O enxerto de gordura envolve uma técnica de extração de sua própria gordura de outras partes de seu corpo e, em seguida, injectá-la sob a pele em áreas como as maçãs do rosto, a bochecha, os lábios e a transição lábios-bochechas (“bigode chinês”). Pode durar até dois anos ou mais, dependendo da técnica, e pode ser realizado sob anestesia local no consultório para pequenas áreas, ou em bloco operatório para regiões mais extensas.

Enquanto a expectativa para a remoção completa e permanente de todas as rugas faciais pode ser o ideal, não é realista.

Os padrões e a profundidade das rugas faciais, das dobras e dos vincos variam significativamente entre os indivíduos, e o tratamento adequado para cada caso e para a melhoria das suas preocupações específicas devem ser adaptadas para satisfação dos seus desejos.

O tratamento de muitas rugas faciais pode requerer vários tratamentos ou vários tipos de tratamento ao mesmo tempo. O seu cirurgião plástico e estético analisará o rosto e oferecerá um programa de tratamento mais adequado para atingir uma melhoria – não a perfeição.

O entendimento e acordo entre paciente e cirurgião sobre a melhor forma de gerir os seus interesses é fundamental para o sucesso do tratamento global.

Em comparação com o típico procedimento cirúrgico estético, o tempo que demora a sua realização destes procedimentos, e posterior recuperação, até um retorno a uma vida social normal, é relativamente curto.

Um tratamento com toxina botulínica normalmente leva entre 5 a 15 minutos para executar, e a maioria dos pacientes volta imediatamente para casa ou trabalho. Os efeitos colaterais mais frequentes são uma irritação local ou vermelhidão, uma equimose ou ligeiro inchaço no local da injecção e normalmente diminuem em algumas horas com a ajuda da aplicação de gelo. Da mesma forma, o tratamento com preenchimentos injectáveis pode ser realizado em 15 a 30 minutos, com efeitos colaterais similares, exceto as equimoses, que quando ocorrem, podem durar cerca de 1 a 10 dias. Estes efeitos secundários podem ser camuflados com uma maquilhagem ligeira.

Mas onde posso fazer um rejuvenescimento facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre rejuvenescimento facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Rejuvenescimento facial e tratamento de rugas faciais