Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia – a cirurgia plástica que trabalha o nariz

Rinoplastia – a cirurgia plástica que trabalha o nariz

Rinoplastia – a cirurgia plástica que trabalha o nariz

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, com o objectivo de preservar a naturalidade e autenticidade do rosto. Por isso, a rinoplastia estética é aquela que mais chama a atenção pelos resultados.

O procedimento visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando necessário.

Pode haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (algumas semanas), pelo fato de existir um edema também na parte interna do nariz. Assim, o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo, isso tende a se normalizar.

Os problemas respiratórios geralmente estão relacionados com o septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. A prática mostra-nos que, nalguns casos, após a realização da rinoplastia, desaparecem os sintomas crónicos de respiração que por vezes incomodam os pacientes há anos. Contudo, isto não poderá ser assegurado para todos os casos.

Na rinoplastia, praticamente não existem cicatrizes aparentes no nariz. Isso porque as incisões (cortes) são feitas dentro do nariz ou nos sulcos, consequentemente não deixam vestígios aparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Noutros casos, uma cicatriz praticamente imperceptível pode ser notada na parte inferior do nariz.

Após o fim da cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso, que permanece por cerca de sete dias e é também utilizado um tamponamento nasal (com gazes vaselinadas) por um período de 48 horas a 72 horas.

As fases do pós-operatório da rinoplastia

Na primeira fase, logo após a remoção do gesso, pelo sétimo dia, apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, nota-se um edema (inchaço) na zona. Ele diminui com o passar dos dias e tende a desaparecer totalmente por volta do sexto mês. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo do que o normal geralmente não interfere no resultado final.

O paciente não deve esquecer que, até que se atinja o resultado final, existem diversas fases evolutivas características deste tipo de cirurgia. Por isso, é preciso ter paciência e lembrar que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do sexto mês pós-operatório.

O resultado de uma rinoplastia é praticamente definitivo. É preciso ressaltar, porém, que, após a quinta década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas devido à transformação da qualidade da pele que o reveste.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outras áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia – a cirurgia plástica que trabalha o nariz