Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia: processo e recuperação

Rinoplastia: processo e recuperação

Rinoplastia: processo e recuperação

A Rinoplastia é uma cirurgia frequentemente procurada para melhorar a aparência do nariz e harmonizá-lo com os outros traços do rosto. Em alguns casos, também serve para promover uma melhoria na respiração através da correção de defeitos estruturais.

Pré-operatório da rinoplastia

Antes da intervenção é necessário fazer exames de saúde, como em qualquer cirurgia. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma tomografia dos seios nasais devido a alterações funcionais.

Durante o período pré-operatório, não deve fumar nem beber álcool. Depois, há uma progressiva redução de alimentos e, finalmente, de água devido à anestesia.

Duração

A Rinoplastia é uma cirurgia de curta duração (cerca de 2 a 3 horas) e, por norma, o paciente tem alta no próprio dia ou no seguinte.

Etapas

O primeiro passo é a anestesia, que pode ser local ou geral.

Na Rinoplastia são feitas pequenas incisões no interior das narinas, separando-se os tecidos das estruturas subjacentes, para que se possam corrigir as cartilagens e o osso. Por outro lado, pode efetuar-se uma septoplastia, para corrigir obstruções respiratórias do septo.    

Depois da remodelação das estruturas, faz-se uma reacomodação dos tecidos moles, da pele e finalmente a sutura das incisões.

Para a cicatrização, o cirurgião vai aplicar uma tala e um tampão interno. Este tamponamento e o uso da tala duram cerca de 7 dias.

Riscos

Apesar de a Rinoplastia ser uma cirurgia comum e tipicamente segura, é uma intervenção delicada. Requer a experiência de um bom cirurgião, e, por outro lado, que o paciente esteja em boas condições de saúde.

Pode haver sangramento e dificuldade em respirar no pós-operatório, além dos riscos inerentes a qualquer cirurgia. Todos os riscos e benefícios deverão ser discutidos entre o paciente e o cirurgião. Outras complicações pós-operatórias, como  uma cicatrização mais lenta, uma infecção ou hemorragia excessiva, são pouco frequentes.

Recuperação

A Rinoplastia é geralmente pouco dolorosa e apenas requer a utilização de analgésicos ligeiros nos primeiros dias, devido ao inchaço secundário.

Além disso, pode esperar dificuldade em respirar pelo nariz, que é aliviada com recurso a medicação prescrita pelo cirurgião.

Outro efeito possível é as equimoses  na região periorbitárias são comuns, ou seja, as típicas manchas roxas por baixo dos olhos, mas desaparecem em poucos dias. O inchaço vai regredindo ao longo das semanas, assim como uma certa dormência a nível do nariz.

A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se, ainda que a evolução seja notória ao longo do primeiro ano.

Por fim, é aconselhável que o paciente aplique compressas de gelo na zona do nariz e que ao dormir mantenha a cabeça elevada para evitar que eventuais sangramentos sigam para o pulmão.

Vou ficar com cicatrizes?

Em geral as incisões são efectuadas no interior das narinas, portanto não são visíveis.

Nalguns casos é necessário efectuar incisões cutâneas na columela ou nas asas do nariz, mas não se notam.

Nota

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respetivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um tratamento estético? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre todos os tratamentos visite o nosso site https://www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia: processo e recuperação