Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia: Respostas Para As Suas Dúvidas

Rinoplastia: Respostas Para As Suas Dúvidas

Rinoplastia: Respostas Para As Suas Dúvidas

A rinoplastia é uma cirurgia bastante procurada por pacientes que procuram melhorar a sua aparência ou que procurem resolver questões funcionais relacionadas com a respiração e dores de cabeça. Neste artigo, a Clínica Faccia esclarece-lhe as principais dúvidas relacionadas com esta cirurgia.

Quais são os principais benefícios da Rinoplastia?

  • Afinar as asas nasais;
  • Reduzir ou aumentar o nariz;
  • Reduzir o “calo” ósseo do nariz;
  • E afinar o nariz.

Em que consiste uma Rinoplastia?

A Rinoplastia é uma intervenção cirúrgica que modifica a forma do nariz e melhora a sua aparência. Pode ser para correção de defeitos congénitos (de nascença); após traumatismo; ou para aliviar a obstrução nasal.

Quem está aconselhado a fazer uma Rinoplastia?

Qualquer pessoa que deseja melhorar a sua aparência ou que tenha problemas respiratórios devido à forma do seu nariz.

Que tipos de Rinoplastia existem?

  • Rinoplastias primárias;
  • Rinoplastias secundárias;
  • Rinoplastias fechadas;
  • Rinoplastias abertas;
  • Rinoplastia do dorso;
  • Rinoplastia das asas;
  • Rinoplastia da ponta;
  • Rinoplastia estética;
  • Rinoseptoplastias;
  • Entre outras.

Como escolher a clínica ideal?

Deve escolher uma clínica devidamente licenciada e um médico especialista na realização deste tipo de intervenção, inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt)  como especialista de Cirurgia Plástica e Estética e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).

Quais são as complicações da Rinoplastia?

Na grande maioria dos casos, não existe nenhuma complicação. A equipa da Faccia tem uma vasta experiência acumulada que vai tratar de si em todo o processo.

Como a Rinoplastia pode-me ajudar?

Deve expor abertamente os seus objetivos e expetativas acerca da cirurgia e ficar com a ideia clara que o objetivo é a melhoria e não a perfeição. Com a rinoplastia, pode corrigir aspetos do seu nariz para conseguir obter um rosto mais harmonioso.

Após a Rinoplastia, é necessário internamento?

A rinoplastia pode ser efetuada e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende do seu estado de saúde e da extensão da cirurgia.

O que devo esperar?

Tem que ter uma tala no pós-operatório e um tamponamento nas narinas. Em geral, existe inchaço durante algumas semanas, mas o paciente pode retomar as atividades ligeiras após alguns dias.

A rinoplastia é dolorosa?

Em geral, a rinoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requer analgésicos ligeiros. Durante os primeiros dias, após a cirurgia, é necessário utilizar-se uma tala para proteção.

A Rinoplastia é uma intervenção segura?

Em alguns casos, poderá ser necessária uma intervenção secundária. Como em todas as intervenções cirúrgicas, existem alguns riscos que devem ser ponderados. Discuta os riscos e os benefícios com o seu Cirurgião Plástico.

A cirurgia é feita sem cicatriz?

Geralmente, as incisões são feitas dentro das narinas, portanto, não são visíveis. Em alguns casos, é necessário efetuar incisões cutâneas na columela ou nas asas do nariz, mas, em geral, são pouco percetíveis.

Como é a recuperação?

A recuperação, em geral, é calma, sem dores. Há algum inchaço, sobretudo na zona dos olhos, com nódoas negras. Nos primeiros dias, não consegue respirar pelas narinas, pelo que deve respirar calmamente pela boca, dormir com a cabeça elevada, aplicar gelo nos olhos e comer comida mole.

Como é realizada a rinoplastia?

São efetuadas incisões por dentro das narinas, separam-se as partes moles das estruturas subjacentes e, em seguida, a cartilagem e osso que causam deformidades são corrigidos. Em alguns casos, é efetuada uma incisão na columela. Na mesma intervenção, podem corrigir-se obstruções respiratórias ou desvios do septo (septoplastia).

Quais são os efeitos adversos?

É necessário ter a noção que esta intervenção necessita, numa grande maioria, de casos de cirurgias posteriores. 

  • O inchaço e as equimoses na região periorbitárias (ao redor dos olhos) são comuns, mas desaparecem rapidamente;
  • O inchaço pode demorar mais tempo a desaparecer e permanecer alguns meses, assim como uma certa dormência na zona do nariz;
  • A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se;
  • Atraso na cicatrização, infeção ou grandes hemorragias, são pouco frequentes.

Siga as recomendações do seu Cirurgião para reduzir o risco de complicações.

Qual a importância dos fatores psicológicos?

A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética.

Um “nariz novo” não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio de resolução de todos os problemas pessoais; uma rinoplastia melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança; tudo o resto fica por sua conta.

Quando poderei retomar a minha atividade normal?

Esta é uma questão pessoal. O seu Cirurgião irá indicar-lhe a melhor forma: a maioria dos doentes está apta a retornar o trabalho após o quarto dia.

Sobre a atividade desportiva, depende do tipo de atividade; pode iniciar algum tipo de atividade o fim de 15/21 dias. Outra atividade que implique contacto físico, só deverá ser retomado ao fim de 3 ou 4 meses.

 

Que resultados devo esperar?

O resultado depende da estrutura básica do nariz e da sua pele. As alterações podem ser subtis e não óbvias, no imediato. Ocasionalmente, podem ser necessários alguns ajustes.

Que preços posso esperar?

Todos os casos de rinoplastia são diferentes. O melhor será marcar uma consulta de avaliação, e receber uma estimativa de valor da nossa equipa médica.

 

rinoplastia

Agora que já esclareceu algumas dúvidas sobre a rinoplastia, pode marcar a sua consulta com a nossa equipa. Basta deslocar-se à Clínica Faccia, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia: Respostas Para As Suas Dúvidas