Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia: saiba como diminuir o tamanho do nariz

Rinoplastia: saiba como diminuir o tamanho do nariz

Rinoplastia: saiba como diminuir o tamanho do nariz

Rinoplastia é designação da cirurgia realizada para melhoria estética e/ou funcional do nariz. A rinoplastia é muito procurada por quem deseje diminuir o tamanho do nariz ou efectuar o levantamento da ponta caída. Outra das razões de procura da rinoplastia é a sensação de que o nariz desce ou se abre com o sorriso.

A rinoplastia pode ou não ser associada a uma septoplastia, em casos em que haja desvio do septo nasal, levando algum desvio externo e/ou obstrução nasal. A rinoplastia também pode estar indicada em casos de traumatismos nasais em geral, antigos ou recentes, que podem levar a uma deformidade nasal ou a casos de obstrução nasal.

Pode ser realizada sem causar cicatrizes externas, ou, dependendo do caso, necessitar de uma pequena cicatriz na chamada columela (área de pele situada entre as narinas), mas que com o tempo se torna quase imperceptível.

Pode ou não necessitar de partir os ossos nasais, dependendo de cada caso e da queixa do (a) paciente. A anestesia pode ser local, em casos mais simples, ou geral, principalmente em pacientes mais ansiosos e em casos em que haja necessidade de efectuar a fractura  dos ossos nasais.

O paciente sai da cirurgia de rinoplastia com um tamponamento nasal, o qual é retirado ás 24 a 48 h. O gesso, utilizados para imobilizar o nariz, é retirado aos 10 a 12 dias. Normalmente formam-se equimoses periorbitais (nódoas negras) e grande parte do edema desaparece  no primeiro mês de pós-operatório. Pode persistir um leve edema residual, tendo a sua resolução completa por volta dos 6 meses, quando só então poderemos ver o resultado definitivo.

Recomenda-se uso de filtro solar na face desde o primeiro dia de pós-operatório. Utilizamos também medicamentos fluidificantes, a serem administrados via nasal no pós-operatório para facilitar a limpeza e libertação de crostas que venham a se formar.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outras áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de decidir fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia: saiba como diminuir o tamanho do nariz