Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia – técnicas actuais

Rinoplastia – técnicas actuais

 

A rinoplastia aberta estruturada permite-nosintervir em detalhes antes inacessíveis com a rinoplastia clássica, como por exemplo as seguintes abordagens:

  • refinamento da ponta nasal: nos casos em que o paciente apresenta a ponta nasal grossa, larga, bulbosa, arredondada, sem definição ou assimétrica, a cirurgia permite o tratamento e simetrização das cartilagens, re-orientação das porções desviadas, simetrização e refinamento da ponta.01
  • aumentar /diminuir a projecção nasal: podemos aumentar a projecção da ponta nasal, utilizando enxertos obtidos do próprio septo nasal, proporcionando assim um ganho naqueles pacientes que tenham deficiência de projecção, que apresentam a ponta recuada em relação ao dorso, ou ainda recuar a ponta nos casos de nariz hiper-projetados, corrigindo e re-orientando as cartilagens.
  • encurtar um nariz muito longo: com a rotação e estruturação da ponta do nariz, conseguimos encurtar o nariz demasiadamente longo e torná-lo mais adequado à face do paciente.
  • equilibrar a relação dorso-ponta: a relação entre a altura do dorso e a projecção da ponta do nariz é o que determina um perfil belo e harmonioso. Idealmente, pretendemos manter a ponta numa posição com maior projeção em relação ao dorso, de modo que a ponta do nariz tenha o destaque principal no conjunto. Com a rinoplastia estruturada, conseguimos equilibrar esta relação de maneira muito mais fidedigna e detalhada, re-defenindo o perfil e mantendo a ponta estruturada para evitar que, com o tempo, a ponta do nariz apresente uma queda que deixe o dorso em evidê
  • corrigir a queda da ponta nasal ao sorrir: “Gosto do meu nariz, mas sempre que sorrio a ponta cai…” Esta é uma queixa muito comum, de pacientes que, embora gostem do seu nariz em repouso, queixa-se da queda da ponta quando sorriem, o que é provocado pela acção do músculo depressor da ponta nasal. Com a cirurgia, tratamos esta musculatura e estruturarmos a ponta para evitar a sua queda ao sorrir.
  • rebaixar e recompor o dorso: com a rinoplastia estruturada aberta, podemos rebaixar o dorso o quanto for necessário para ficar em equilíbrio com a ponta nasal, permitindo ainda a reconstituição das válvulas nasais, aprimorando a função respiratória e o influxo de ar.
  • correcção do desvio do septo: a exposição do septo permitenos corrigir eventuais desvios e fortalecer a sua estrutura com enxertos que aumentam a função respirató
  • estreitamento da base óssea: com a realização de osteotomia, conseguimos estreitar a base óssea do nariz, obtendo um dorso mais estreito, mas sem o comprometimento da função respiratória ou pinçamentos decorrentes do atingimento da válvula nasal.
  • tratamento da função respiratória: grande parte das disfunções respiratórias do nariz são devidos aos defeitos das válvulas nasais, sejam estes decorrentes de desvios do septo, baixa resiliência das cartilagens ou por ressecção exagerada nos casos de sequelas operató Com a cirurgia, conseguimos reconstituir, fortalecer ou reorientar esta válvula, melhorando assim a função respiratória.
  • estreitar a base do nariz: nos casos de nariz com base larga, podemos projectar a ponta e estreitar a base das asas nasais, deixando o nariz com uma forma mais piramidal, refinado e harmonioso.
  • prevenir sequelas de rinoplastias: estruturando as cartilagens ao contrário de enfraquecê-las, prevenimos a deformação das cartilagens pela acção cicatricial, evitando as sequelas e pinçamentos tão comuns na rinoplastia clá
  • corrigir sequelas de outra rinoplastia: Talvez a maior vantagem da rinoplastia estruturada aberta; com esta técnica temos conseguido reverter ou melhorar inúmeros casos de sequelas provocadas por cirurgias mal efectuadas. Corrigimos casos de salde nose, utilizando enxertos para reposicionar o dorso na altura adequada, casos de hiper-rotação do nariz, quando o mesmo foi encurtado demasiadamente, casos de assimetria e desestruturação da ponta por ressecção excessiva de cartilagens, refinamento da ponta, geralmente provocada pelo não tratamento desta região em virtude da técnica utilizada, pinçamentos da ponta, terço médio, válvulas nasais, fracturas desalinhadas, enfim, toda uma séria de sequelas que podem decorrer de uma rinoplastia mal-conduzida e que pode ser recuperado com a realização de uma rinoplastia estruturada aberta.

Enfim, embora a rinoplastia clássica ainda seja a técnica mais utilizada pelos cirurgiões nos dias de hoje – possivelmente devido a rapidez e facilidade com que é realizada – trata-se de uma abordagem que acarreta uma série de deformidades no pós-operatório tardio, de modo que não representa actualmente a melhor opção para o tratamento estético e funcional do nariz.Crisalix_banner_250x250

A rinoplastia estruturada aberta permite-nos um tipo de abordagem até então inexistente na rinoplastia tradicional. O grau de refinamento que pode ser obtido com esta cirurgia torna-a, ainda que muito mais trabalhosa, muito gratificante para o paciente e para o cirurgião.

Embora a rinoplastia estruturada permita um planeamento muito mais detalhado e uma abordagem mais precisa, devemos sempre lembrar-nos que estamos a trabalhar com o ser humano, o que significa uma complexidade inimaginável de reacções teciduais, cicatriciais, caraterísticas específicas da pele, resistência e resiliência das cartilagens, enfim, trata-se de um organismo muito mais complexo do que um computador possa tentar mimetizar.

Entendemos assim que o uso de simulações de resultados por computador, embora seja um artifício muito sedutor para o paciente – visualizar o resultado antes de executar a cirurgia – é absolutamente inverossímil, não sendo compatível com a realidade.

O paciente candidato à cirurgia de nariz deve ter em mente que o processo para obter o resultado final envolve não somente o que é feito na cirurgia, mas também como o paciente cicatriza. Ao garantir portanto um resultado perfeito, demostrado previamente em uma tela de computador, é como o cirurgião querer controlar algo que não está em suas mãos – a própria Natureza, e sua intricada rede de reacções que levam à cicatrização do paciente.

A cirurgia de rinoplastia estruturada aberta pode ser realizada com anestesia local, embora a anestesia geral seja mais preferida por proporcionar maior conforto e segurança ao paciente.

Através de uma pequena incisão na porção mais estreita da columela e nas partes internas das narinas, abordamos todas as estruturas nasais, permitindo o tratamento completo de todas as deformidades que sejam apresentadas.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

 

 

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia – técnicas actuais