Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ritidectomia, as perguntas mais frequentes

Ritidectomia, as perguntas mais frequentes

A ritidectomia é o procedimento cirúrgico stat of the art para o rejuvenescimento facial.

Normalmente quem procura este tipo de solução para uma abordagem global do envelhecimento facial tem várias perguntas a efectuar. Eis as respostas ás mais frequentes.

Quantos anos vou rejuvenescer com a ritidectomia?

Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos noutra de 20. Apesar desta cirurgia pretender rejuvenescê-la, é impossível estabelecer o período e o grau de rejuvenescimento. Contudo podemos dizer que fica com um ar mais leve, menos pesado e parece ficar com menos 10-15 anos.

Como ficam as cicatrizes?

A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos profundos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face.

As cicatrizes serão permanentes, e vão-se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquilhagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes.lifting facial

Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, nalguns casos, tornarem-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide).

Existem vários recursos clínicos e cirúrgicos que nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na altura adequada.

Contudo a cicatriz hipertrófica ou quelóide não devem ser confundidas com a evolução natural do período mediato da cicatrização.

Existe correcção para as cicatrizes hipertróficas?

Existem vários recursos clínicos e cirúrgicos que nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na altura adequada.

Qual a duração do resultado?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento dessas zonas. Retardam, mas não interrompem o processo evolutivo do organismo.

E nalguns casos, há necessidade de complementos, após curtos períodos de tempo.

Há riscos nesta operação?

Todo o procedimento médico tem riscos e a cirurgia estética não é excepção. Pode minimizar-se o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não conseguimos eliminar o risco completamente.

As fotografias pré e pós operatórias são importantes?

A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos.

As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seu processo clinico.

Que tipo de anestesia é utilizado?

Poderá ser utilizada tanto a anestesia geral, quanto a anestesia local com sedação, dependendo da técnica cirúrgica e das doenças associadas.

Na maioria dos casos utilizamos anestesia local com sedação pelo anestesista.

Quanto tempo demora a cirurgia?

No caso de uma ritidectomia completa, envolvendo a face, as pálpebras e o pescoço, poderá durar 4 horas ou mais, dependendo do caso.

Contudo, a duração do acto cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Clinico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Qual a duração do internamento?

Dependendo do tipo de anestesia, entre 12 a 24 horas, tendo-se sempre em atenção o conforto e segurança do paciente. O internamento raramente se prolonga além das 24 horas.

São usados pensos?

Sim. Geralmente são utilizados pensos.

Um primeiro penso permanece nas primeiras 24 horas, podendo optar-se por um novo penso em toda a área operada ou sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

Os olhos ficam tapados?

Não obrigatoriamente.

Poderá ser recomendada a aplicação de compressas ou algodão embebidos em soro fisiológico ou em água fria sobre os olhos, que podem ser trocadas periodicamente, várias vezes ao dia.

Há dor no pós-operatório?

Ocasionalmente poderá ocorrer dor, que poderá ser controlada com analgésicos vulgares.

Quando se tiram os pontos?

Os pontos das pálpebras podem ser removidos a partir do quinto ao sétimo dia. Os restantes (face, pescoço, couro cabeludo), entre os sete e os doze dias.

Quando se pode começar a usar maquilhagem?

O seu cirurgião poderá lhe fornecer maiores detalhes a esse respeito, mas se tudo correr bem, a partir da 1ª semana.

Quando se poderá pentear e lavar o cabelo?

Entre o segundo e o sétimo dia de pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com cautela).

Para secá-los, pode utilizar-se um secador manual com o ar ligeiramente aquecido.

O corte de cabelo antes da cirurgia é muito extenso?

Os cabelos quando cortados abrangem apenas as áreas das incisões, portanto, no pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser disfarçado, com um penteado adequado. Contudo, actualmente não se efectua nenhum corte de cabelo.

Como se processa a evolução no pós-operatório?

Até que se consiga atingir o resultado final, há que passar por uma série de fases evolutivas características deste tipo de cirurgia.

É comum, por exemplo, a existência de edemas (inchaço), nódoas negras, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras. Evidentemente, que alguns pacientes apresentam estes fenómenos com maior intensidade que outros.

Um curto período de depressão emocionalpoderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, e geralmente advêm da ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes. Tem que ter paciência e lembrar-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado antes dos 3 a 6 meses após a realização da cirúrgia.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos estéticos, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma ritidectomia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre ritidectomia visite o nosso site em www.faccia.pt.


Formulário de Contacto


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

be a pal and share this would ya?
Ritidectomia, as perguntas mais frequentes