Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rugas e envelhecimento: enxerto de gordura ou aplicação de ácido hialurónico

Rugas e envelhecimento: enxerto de gordura ou aplicação de ácido hialurónico

O passar dos anos, juntamente com a ação muscular e a lei da gravidade, faz com que a pele fique mais áspera, mais fina e com menos turgor e elasticidade, o que leva à formação de rugas e vincos na face.

O preenchimento subdérmico é a técnica mais recomendada para atenuar este problema, uma vez que suaviza as rugas e proporciona ao paciente um aspeto mais jovem e menos cansado.

A execução das técnicas de preenchimento é simples, pois consiste na injeção de vários tipos de produtos nos sulcos e nas rugas da face.

O preenchimento atua em regiões onde a ação muscular não pode ser tratada com a toxina botulínica (sulco que vai do nariz ao canto da boca) e também está indicado como técnica complementar à toxina botulínica quando os vincos de expressão são muito antigos e marcaram excessivamente a pele.

São vários os produtos usados no preenchimento, mas o mais aconselhado é o ácido hialurónico, que é uma substância natural que cria uma matriz viscoelástica e hidratante, que envolve as células, adicionando volume ao tecido e moldando os contornos da face para o nível de correção desejado.

A faixa etária dos pacientes que utilizam preenchimento com ácido hialurónico para a conservação da estética facial é variada.

A correção é temporária, pois o ácido hialurónico dissolve-se com o tempo, sendo necessário uma nova aplicação.

Os efeitos colaterais (vermelhidão, inchaço e desconforto) são raros, mínimos e transitórios.

Após a realização do preenchimento deve ter alguns cuidados, tais como:

  • Evitar tocar a área tratada nas 6 horas seguintes à aplicação. Após este período pode utilizar maquilhagem leve e lavar a área suavemente com água e sabão neutro;
  • Pode voltar imediatamente às atividades normais, mas no dia da aplicação deve evitar tarefas pesadas;
  • Não expor a área tratada ao calor ou frio intenso até que o inchaço e a vermelhidão, que duram no máximo dois dias, desapareçam;
  • O edema dos lábios pode ser mais demorado (até uma semana) e dar a impressão de estarem desnivelados, mas isso não significa que este seja o resultado final;
  • O uso de medicamento à base de ácido acetilsalicílico pode causar hemorragia no local da injeção pelo que devem ser evitados.

A gordura está indicada em casos de rugas e marcas com depressão mais acentuada, como o sulco nasogeniano (vinco que vai da parte lateral do nariz até ao canto da boca). A gordura é um material autólogo, do próprio paciente, que é retirada de outro local.

Não há contraindicação para a sua aplicação. Efetua-se uma lipoaspiração para a remoção da gordura de determinada região do organismo, que depois é processada e injetada onde é necessária.

Pode haver absorção de até 30-40% da gordura injetada.

O paciente deve evitar expor-se ao sol por um mês, aproximadamente.

Mas onde posso fazer um tratamento para rugas e envelhecimento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre rugas e envelhecimento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Rugas e envelhecimento: enxerto de gordura ou aplicação de ácido hialurónico