Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rugas e toxina botulinica

Rugas e toxina botulinica

A toxina botulínica é um produto de origem biológica obtido a partir de culturas do microorganismo C. botulinum.

A sua produção envolve sofisticados processos de purificação que garantem um produto estéril e estabilizado da mais alta qualidade. Quimicamente pode ser classificada como um complexo protéico de alto peso molecular. Actua na junção neuro-muscular, inibindo a transmissão de impulsos elétricos que desencadeam o movimento e a contração muscular.

Esta inibição é transitória, uma vez que há restauração do tónus muscular após um período variável de tempo, depende da resposta individual de cada paciente. O início do efeito é caracterizado por um enfraquecimento do músculo, que começa geralmente 2 a 3 dias após a injeção local de uma solução diluída. Este efeito vai sendo progressivamente maior durante 10 a 15 dias e mantém-se entre 3 a 6 meses.

Nas aplicações subsequentes, o período de inibição muscular tende a ser mais duradouro e o efeito tende a se manter por mais tempo. O espaçamento entre as infiltrações deve ser de no mínimo 2 a 3 meses, no intuito de se reduzir o risco de formação de anticorpos neutralizantes, os quais diminuem acentuadamente os efeitos terapêuticos.

INDICAÇÕES:

As rugas e linhas de expressão são provocadas, entre outras causas, pelo excessobotox de contração muscular a qual ocasiona, ao longo do tempo, vincos à pele. A Toxina Botulínica está indicada para a redução deste excesso de contração de alguns músculos da face. Além da indicação estética, também vem sendo utilizada no tratamento de pacientes portadores de síndromes neuromusculares como a distonia focal e segmentar e espasticidade.
INTERCORRÊNCIAS E COMPLICAÇÕES:

É muito importante salientar que a aplicação da Toxina Botulínica é um procedimento médico, exigindo formação profissional superior adequada, preparo técnico, prudência e responsabilidade. Definitivamente, NÃO se trata de um procedimento banal e isento de riscos.

Em mãos devidamente habilitadas, geralmente as complicações são raras e transitórias. Ocasionalmente podem ocorrer hematomas no local de injeção, dor ou cefaléia breves. Ptose (queda) transitória é a complicação mais significativa da injeção na área glabelar (região que fica acima do nariz, entre as sobrancelhas) e ocorre em 1 a 2% das injeções. Até o momento atual, não têm havido relatos de reações alérgicas ou urticariformes graves.
CONTRA-INDICAÇÕES:

A aplicação da Toxina Botulínica está contra-indicada nas seguintes situações: mulheres grávidas ou amamentando, doença neuromuscular com miastenia grave, hipersensibilidade conhecida à Toxina Botulínica ou à Albumina Humana, pacientes em uso de antibióticos do tipo aminoglicosídeo ou de medicamentos que interfiram na transmissão neuromuscular e infecção ou inflamação no local a ser tratado.

Importante:

– As áreas injetadas não devem ser manipuladas nas primeiras horas após as aplicações.

– O(a) paciente precisa permanecer na posição vertical de 3 a 4 horas após a injeção.

Mas onde posso fazer preenchimento de rugas e sulcos? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre preenchimento de rugas e sulcos visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Rugas e toxina botulinica