Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Saiba como minimizar os riscos de uma cirurgia plástica

Saiba como minimizar os riscos de uma cirurgia plástica

Saiba como minimizar os riscos de uma cirurgia plástica

Actualmente, fazer uma cirurgia plástica é muito mais seguro do que há décadas atrás. Além de dispormos de equipamentos mais modernos e a anestesia ter um menor risco, os médicos estão melhor preparados para qualquer eventualidade. Saiba como minimizar os riscos de uma cirurgia plástica. 

Mas saiba que, ainda assim, existem alguns comportamentos perigosos.

1   Mantenha a sua saúde em dia

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, os seus exames clínicos devem ser vistos por um médico, pois só assim ele poderá manter sob controle as doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão.

Os fumadores também precisam de cuidados, pois a nicotina prejudica a circulação de sangue nos tecidos, favorecendo a má cicatrização. É conveniente deixar de fumar pelo menos três meses antes e dois meses depois da cirurgia.

2   Atenção com os medicamentos

É fundamental saber como os remédios de uso frequente podem interferir com a cirurgia. Existem alguns medicamentos ditos naturais que podem aumentar o sangramento e aumentar os riscos para a paciente, por exemplo.

Outro aspecto é a obesidade, que é um fator de risco para a cirurgia. Sabendo disso, muita gente opta pelo uso de medicamento para perder peso rápido e se adequar às regras de segurança pré-operatórias.

Ainda na lista de comprimidos a serem evitados estão a aspirina, o AAS e alguns anti-inflamatórios, que alteram a coagulação do sangue.

Já a isotretinoína, substância derivada da vitamina A e usada no tratamento da acne, pode alterar a síntese de colágeno na pele e, por isso, também dificulta a cicatrização.

Os anticoncepcionais também são perigosos para a cirurgia. O problema das pílulas e da reposição hormonal é o aumento da possibilidade de trombose. Mesmo assim, na maioria dos casos, não se deve suspender o uso porque existem medidas eficazes para prevenir o problema, como o uso de anticoagulantes, meias elásticas e aparelhos de massagens para as pernas.

3   Procure referências sobre o cirurgião

Estas referências nada têm a ver se o médico vai muitas vezes a televisão ou estão sempre nas revistas. Pelo contrário. Se é esse o caso significa que não opera muito e /ou tem outros médicos que estão a operar por ele enquanto ele se dedica a estes aspectos menos sérios da medicina!

É importante procurar referências sobre a formação do cirurgião e saber se o médico é especialista em cirurgia plástica. Além das indicações de amigos e pacientes que já passaram por ele, claro.

É fundamental verificar se o profissional tem registro na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e na Ordem dos Médicos.

4   Saber todos os detalhes

O local onde será realizada a cirurgia também determina o nível de risco.

5   Cumprir as orientações do pós-operatório

Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é uma parte fundamental do processo. As recomendações sobre repouso, atividade física, exposição ao sol, condução de veículos, alimentação e uso da medicação e de cintas cirúrgicas também são critérios de segurança.

Deixar de colocar em prática o que o médico prescreve pode abrir espaço para o surgimento de infecções, aderências, fibroses e problemas de cicatrização, o que, obviamente, vai interferir no resultado final do procedimento.

 

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efetuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia e outras operações estéticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Saiba como minimizar os riscos de uma cirurgia plástica