Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Silicone e amamentação: respostas para as suas dúvidas

Silicone e amamentação: respostas para as suas dúvidas

Silicone e amamentação: respostas para as suas dúvidas

Quando pensa em realizar uma mamoplastia de aumento e em ser mãe, podem surgir algumas dúvidas sobre a interferência dos implantes (silicone) durante a amamentação. 

Existem alguns mitos sobre o tema, que pretendemos clarificar neste artigo.

 

O silicone interfere na produção do leite?

Não. A cirurgia de mamoplastia de aumento não interfere na produção do leite materno. 

O que pode interferir com a amamentação são as mamas hipoplásicas, ou seja, mamas com um volume dos seios significativamente reduzido. Este problema pode ser genético ou pode ter a ver com questões relacionadas com o emagrecimento.

Algumas mulheres com hipoplasia mamária conseguem amamentar, outras produzem pouco leite, e outras não conseguem produzir nenhum. Mas as próteses de silicone não têm nenhuma relação com essa produção.

 

Devo colocar silicone antes ou após engravidar?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Cada caso é um caso e, tendo em conta que o aumento mamário não interfere com a produção do leite, pode optar por realizar a operação antes ou depois de ser mãe.

 

Após ser mãe, quanto tempo devo esperar para realizar uma mamoplastia de aumento?

Enquanto estiver no período de lactação não é recomendável realizar a operação. É importante que a produção de leite tenha terminado e que o seu corpo esteja próximo do peso normal.

 

O silicone “cai” com a amamentação?

É normal que as mamas fiquem maiores durante o processo de uma gravidez. Depois da mulher voltar ao peso normal, a pele pode ficar flácida devido à perda de peso.

Da mesma forma que, durante a amamentação, as glândulas aumentam e a pele das mamas estica. Quando a produção de leite acaba, as mamas perdem essa firmeza.

Por si só, a gravidez não altera o resultado de uma mamoplastia de aumento. Mas deverá ter em consideração o aumento do peso durante a gestação. 

O ganho de peso em demasia provoca distensão da pele mamária e, após o emagrecimento, a pele pode não voltar ao seu aspeto prévio. 

É, por isso, necessário, que fale com o seu cirurgião sobre cuidados a ter, como o controlo do peso, e aplicação de cremes e hidratantes específicos.

No que diz respeito à prótese mamária, esta não sofre nenhuma alteração, no formato e consistência, com a gravidez.

 

O bebé consegue mamar, se eu tiver próteses de silicone?

Sim, a sucção do bebé fica sempre preservada. O silicone também não interfere na produção ou na qualidade do leite, por isso, não há prejuízo para o bebé.

Há mães que receiam que o bebé possa ter pedaços de silicone no leite, mas não tem de se preocupar, porque a prótese fica isolada no corpo, numa cápsula de proteção. 

O leite materno mantém as suas características, independentemente do aumento mamário.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para realizar uma mamoplastia de aumento, basta deslocar-se à Clínica Faccia, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

be a pal and share this would ya?
Silicone e amamentação: respostas para as suas dúvidas