Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Toxina botulínica – Juventude na ponta da agulha

Toxina botulínica – Juventude na ponta da agulha

A passagem dos anos valoriza-nos por dentro, mas nem sempre gostamos de notar que estamos envelhecendo à frente do espelho.

Existem vários tratamentos anti-idade que podem dar bons resultados, e o mais procurado nos consultórios é a toxina botulínica (o famoso Botox®, nome comercial do primeiro produto comercializado).

O efeito da aplicação da toxina promove a suavização de rugas e linhas de expressão da face (rugas causadas pela contracção muscular dos sculos da mímica facial), principalmente na região lateral dos olhos, glabela (região entre sobrancelhas), testa e pescoço.

Ainda serve para elevar a cauda dos supracílios, deixando a expressão do olhar mais viva e jovem. Botox

Além disso, tem sido muito utilizada para o tratamento de hipehidrose axilar (suor excessivo nas axilas) com excelentes resultados.

Em termos gerais, qualquer pessoa pode efectuar a aplicação de toxina botulínica (Botox®) e, geralmente, é usado a partir dos 25-30 anos para prevenir a formação ou aprofundamento das linhas de expressão, principalmente naqueles pacientes de pele e olhos claros que normalmente franzem muito a região dos olhos nos dias ensolarados. Nas outras idades a toxina botulínica funciona como um potente atenuador de rugas de expressão e ainda melhora o posicionamento dos supralios.

As contra-indicações à aplicação do Botox® são:

  • Hipersensibilidade ao produto (alergia), o que é muito raro;

  • Alergia a clara de ovo (albumina);

  • Presença de algum processo inflamatório ou infeccioso no local;

  • Gravidez e amamentação (não existem estudos que mostrem que seja seguro o seu uso nessas condições).

No dia da aplicação do Botox® deve chegar 30 minutos antes do horário agendado para aplicar uma pomada anestésica.

A realização do procedimento demora, em média 15 e 30 minutos e dependendo da sensibilidade individual pode ser mais ou menos doloroso: alguns pacientes afirmam que não dói e outros dizem sentir uma leve queimação.

A toxina botulínica é aplicada através de uma agulha super fina, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado.

O uso do creme anestésico tópico reduz a sensação de desconforto durante as aplicações.

Caso faça aspirina ou outro medicamento similar não o deve tomar no dia do procedimento e no dia subsequente ao mesmo.

Após a aplicação do Botox deve:

  • Nas 4 primeiras horas não massagear e não deve comprimir a região tratada para que não ocorra difusão (migração) do produto para áreas não desejadas;

  • Não fazer actividades físicas nas primeiras 48 horas. A realização de movimentos bruscos pode provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado.

  • Não ficar preocupada se notar um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação, logo após a realização do procedimentos. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.

Sensações como dores de cabeça ou dores locais são raras, mas podem ocorrer após a aplicação de Botox® como resultado da tensão/ansiedade ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer num período máximo de 24 horas.

Caso fique algum pontinho roxo (nódoa negra) após o tratamento, a paciente deverá evitar a exposição ao sol e usar protectores solares.

O resultado da aplicação de toxina botulinica será observado após o 5.º dia e atingirá o resultado máximo em 15 dias.

Se após 15 dias, alguma das áreas tratadas não tiver o resultado desejado, ou se houver alguma assimetria, pode ser necessário rever e aplicar mais toxina.

O resultado do tratamento dura em média 4 a 06 meses.

Este período pode ser maior ou menor, variando de acordo com o organismo de cada pessoa.

A toxina botulínica liga-se aos receptores musculares de maneira temporária, e se “desliga” aos poucos, portanto as rugas vão voltando progressivamente ao longo dos meses, não sendo um efeito de tudo ou nada”.

Está indicado uma re-aplicação a cada 6 meses.

É de relembrar que a aplicação da toxina em intervalos mais curtos que 4 meses pode levar o organismo de alguns pacientes a criar uma resistência à sua acção e o efeito não será o mesmo com a dose inicial.

Tenha consciência de que a aplicação de doses elevadas e em zonas erradas, pode deixar as expressões faciais desarmoniosas ou congeladas”.

Por isso, deve efectuar o tratamento com um profissional habilitado, respeitar as dosagens e os tempos de intervalo entre cada aplicação de forma a obter um efeito mais natural e duradouro.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estético devem ser efectuados por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso aplicar a toxina botulínica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre toxina botulínica visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Toxina botulínica – Juventude na ponta da agulha