Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Toxina Botulínica Tipo A

Toxina Botulínica Tipo A

A toxina botulínica Tipo A é uma neurotoxina produzida pelo Clostridium Botulinum, que paralisa os músculos faciais, pois impede a transmissão do impulso elétrico entre os nervos e os músculos.

A sua utilização em estética é usual para a atenuação das rugas da face que são devidas à contração muscular; a toxina botulinica, vulgarmente designada de Botox, paralisa os músculos que produzem as rugas e desta forma permite uma atenuação das mesmas.

A toxina botulínica é aplicada em regiões específicas com recurso a uma agulha extremamente fina.01

Além dos tratamentos estéticos, a toxina botulínica Tipo A também está indicada em casos de hiperhidrose, para diminuir a transpiração; ao ser aplicada nas palmas das mãos, pés e nas axilas consegue-se uma redução da sudação.

A aplicação é feita através de agulhas finas na área a ser tratada.

A aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um profissional médico, experiente, e pode ser efectuada no próprio consultório, pois não há necessidade de anestesia.

Normalmente o paciente sente apenas uma leve picada da agulha, o que torna a aplicação acessível a todas as idades.

O efeito da toxina botulínica Tipo A inicia-se a 48 a 72 horas após a aplicação. A duração é em média de 6 semanas a 6 meses, podendo aumentar com sucessivas aplicações.

Normalmente a toxina botulínica Tipo A não apresenta complicações, contudo, em situações especiais pode ocorrer edema, eritema, dor de cabeça, perda de força, gripe, alergia e formigueiro na área tratada.

A realização deste tipo de procedimento estético deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer procedimento estético poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Toxina Botulínica Tipo A