Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Tudo o que deve saber sobre a Abdominoplastia

Tudo o que deve saber sobre a Abdominoplastia

222

Ao decidir efectuar uma abdominoplastia é importante que esteja na posse das informações correctas sobre esta cirurgia estética.

É frequente a divulgação de informações erradas sobre esta cirurgia, informações essas, muitas vezes, que têm origem em casos excepcionais de pacientes operadas por profissionais não habilitados para tal e que costumam associá-la a intervenções cirúrgicas maiores, na cavidade abdominal, aumentando o risco e o prognóstico pós-operatório.

Deixe que o seu cirurgião plástico e estético que escolha lhe informe sobre a vantagem, ou não, de associar a realização da abdominoplastia a outra(s) cirurgia(s) e pondere bastante bem, com ele, sobre as vantagens e desvantagens de tal associação.

Talvez mais difícil do que decidir fazer uma abdominoplastia, seja a indicação e o momento de fazê-la; o seu médico pode ajuda-la a esclarecer dúvidas e falar-lhe sobre o prognóstico esperado, e desta forma evitar possíveis ilusões sobre o resultado.

Existem várias técnicas cirúrgicas para se realizar uma abdominoplastia; evitamos falar em “o que há de mais moderno” e sim no que é mais indicado, e seguro, para cada paciente.

A associação ou não de lipoaspiração ao procedimento abdominal vai depender da avaliação efectuada na consulta médica, mas temos sempre que ter em mente que todo e qualquer procedimento, e técnica utilizada, terá os seus prós e contras, que devem ser discutidos com o seu médico.

Além dos riscos gerais de qualquer cirurgia e anestesia, há o risco, embora raro, de formação de cicatrizes inestéticas, com um tempo de cicatrização prolongado, formação de hematomas, seromas, infecção, necrose e quelóides (depende da predisposição individual da paciente) em todos os tipos de abdominoplastia.

Podem ocorrer complicações como a trombose venosa e suas complicações; é importantíssimo seguir os cuidados pósoperatórios recomendados, principalmente em relação ao caminhar precoce, para diminuir a probabilidade destas complicações ocorrerem.

Eis algumas recomendações pós-operatórias:

• Evite esforços nos 7 primeiros dias, mas movimentar-se pela casa é fundamental.

A limitação das actividades vão sendo aumentados conforme a evolução.

Evite molhar os pensos, até que seja autorizada a fazê-lo.

• Não se exponha ao sol ou ao frio, até ordem do médico.

Siga rigorosamente as prescrições médicas.

• Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação). Ingerir bastante líquido e alimentos laxantes auxiliam a evitar a obstipação pós operatória.

Volte ao consultório/clinica para os pensos subsequentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.

• Consulte estas instruções quanto à evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.

Provavelmente estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que poderá comprometer o resultado.

• Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire connosco as suas dúvidas.

• É importante prestar atenção nos movimentos respiratórios e postura adequada para evitar dores e grandes complicações.

• É importante que desde a alta hospitalar a paciente caminhe normalmente e evite longos períodos deitadas ou sentada; a variação dos movimentos é importantíssima para evitar tromboses venosas e as suas complicações.

As pacientes fumadoras têm um risco aumentado de complicações tromboembólicas e necroses; deve conversar com o seu médico para assegurar-se do risco/beneficio desta cirurgia.

Ao considerar a hipótese de fazer uma abdominoplastia, deve consultar um cirurgião plástico e estético e expôr as suas expectativas.

A estabilidade emocional é um fator importante.

As cirurgias ao abdómen podem renovar a sua autoconfiança e melhorar a sua aparência, mas o resto depende da própria pessoa.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Tudo o que deve saber sobre a Abdominoplastia