Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Tudo o que deve saber sobre mamoplastia de aumento

Tudo o que deve saber sobre mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias estéticas mais realizadas a nível internacional. A procura de informação sobre esta cirurgia é uma constante e há certos assuntos que deve ser devidamente informada, como por exemplo, quanto tempo dura os implantes mamários? Os implantes mamários podem estourar? Com qual frequência é necessário visitar o cirurgião plástico e estético após a realização da mamoplastia de aumento?

01

Uma das questões que é colocada com frequência é: “Quanto tempo dura os implantes mamários? Com alunas marcas de implantes disponíveis atualmente, não há prazo de duração, nem tem que pensar que daqui a 10-15 anos terá obrigatoriamente de fazer uma cirurgia. É possível encontrar muita informação a referir que é necessário trocar os implantes a cada 10 ou 15 anos, mas não há dados que indiquem que isso seja verdade para algumas marcas de implantes usados atualmente. Se quiser pode pensar desta forma: “se os implantes não a incomodam, não os incomode”.

Com isto não queremos dizer que não haja alguns implantes mais antigos que de facto tem uma taxa de rutura maior e tenham que ser trocados. Na maioria das vezes, no entanto, se o seu peito estiver macio e suave, sem nenhuma alteração na aparência e na sensação, não há razão clinica para fazer uma mudança.

Os dados mais recentes mostram que 25% das mulheres que fazem uma mamoplastia de aumento irão fazer outro procedimento nos primeiros 10 anos após a realização dessa cirurgia. Isto inclui aumento ou diminuição do tamanho das próteses, além da remoção dos implantes, pedia mamária e também cirurgias para corrigir complicações como ruturas, hematomas e contracturas capsulares.

É importante recordar que, quem faz uma mamoplastia de aumento, continuará a se preocupar com a aparência das mamas durante sua vida. Conforme o corpo se transforma, devido à idade, à gravidez, à amamentação e variações de peso, as mamas também mudarão. Certamente quem realiza esta cirurgia plástica irá querer corrigir essas mudanças.

O ideal é pensar que a realização da mamoplastia de aumento é o início de uma “relação” com o cirurgião plástico e estético. Esta relação começa com a seleção dos implantes mamários mais adequados e continua por toda a vida. A primeira consulta, após a realização da mamoplastia de aumento, serve para o cirurgião verificar a recuperação das mamas e garantir que elas terão o tamanho e a forma desejados.

Em geral, o período inicial de recuperação dura de três a seis meses. Nesta fase o cirurgião poderá confirmar que o inchaço vai desaparecendo e que vai se estabelecendo o resultado final. Pode pensar que é aí que a relação acaba, mas não. O cirurgião deverá indicar que deverá ser re-observada um ano após a realização da cirurgia e, depois disso, todos os anos. Nem todos cumprem esta regra, mas isto é o correto para que caso surja alguma alteração o cirurgião seja o primeiro a saber.

Há muitas pacientes que realizaram mamoplastia de aumento e que voltam ao seu cirurgião plástico e estético por terem notado algum “caroço” à palpação ou identificado alguma imagem suspeita na ecografia ou mamografia. Na maioria dos casos estas alterações são normais e não é necessário estarem preocupadas. Se houver algum problema, o cirurgião plástico pode aconselhar a melhor forma para avaliar a situação. Além disso, ter esta relação com o cirurgião plástico permite que ele mantenha o paciente informado sobre possíveis alterações e expectativas a longo prazo sobre o implante.

Os implantes de silicone exigem consultas de seguimento com o cirurgião plástico e estético, pelo menos, uma vez por ano, para avaliação da integridade da prótese e da avaliação do resultado da mamoplastia de aumento. Se o paciente decidir não fazer a consulta anual, o ideal então é que a faça a cada três ou cinco anos, ou então quando notar alguma mudança.

Mesmo que não exista uma data de validade para os implantes modernos, isso não significa que eles durem necessariamente toda a vida. O cirurgião plástico pode ajudar a paciente a manter as mamas da melhor maneira possível com o passar dos anos.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Tudo o que deve saber sobre mamoplastia de aumento