Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Tudo o que precisa de saber sobre Aumento Mamário

Tudo o que precisa de saber sobre Aumento Mamário

Tudo o que precisa de saber sobre Aumento Mamário

A mamoplastia de aumento ou aumento mamário é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo, propiciando uma satisfação rápida e eficaz às pacientes que se incomodam com o pouco volume mamário.

Como escolher a prótese de silicone mais adequada?

Em primeiro lugar, devemos escolher as próteses a utilizar pela sua qualidade e não pelo menor preço! Há próteses muito baratas à venda no mercado que chegam a custar metade do preço das próteses de melhor qualidade. Cuidado! Não caia nessa tentação! Suspeite de valores muito baixos!

Segundo, a decisão sobre a forma e volume de prótese a utilizar em cada paciente DEVE ter em conta os seguintes fatores:

  •         Altura da paciente
  •         Tamanho do tórax
  •         Posição das aréolas
  •         Espessura dos tecidos que revestem a mama
  •         Flacidez da pele
  •         Aparência que a paciente deseja
  •         

É por isso que a mesma prótese pode dar diferentes resultados em pacientes diferentes; é por isso que a prótese que ficou boa na sua amiga dificilmente dará o mesmo resultado em si!

Após quanto tempo é preciso trocar as próteses?

As próteses estão cada vez mais modernas e seguras!

Se antes era necessário trocar as próteses a cada 10 anos, atualmente é possível permanecer por um período muito maior com elas. Com a realização regular de ecografias das mamas podemos observar a evolução e só realizamos a troca se houver algum sinal de desgaste da prótese, se houver contratura capsular ou se for o desejo da paciente.

Onde ficam as cicatrizes depois da realização da mamoplastia de aumento?

Há 3 locais possíveis, cada um com as suas vantagens e desvantagens:

  •         No sulco mamário (via infra-mamária): esta é a via mais segura e pode ser usada para colocar qualquer volume de prótese. A desvantagem desta via é não conseguirmos corrigir assimetrias ou afastamento das aréolas.
  •         Nas aréolas (via peri-areolar): esta é a melhor via para corrigirmos a posição das aréolas. Tem a desvantagens de ter uma cicatriz mais visível (mesmo que de boa qualidade) e impossibilidade de colocar grandes volumes de silicone se a paciente tiver aréolas pequenas.
  •         Via axilar: a principal vantagem é não ter cicatriz na mama.

Onde ficam colocadas as próteses?

Os possíveis planos para se colocarem os implantes são:

  •         Subglandular: por baixo da glândula mamária
  •         Submuscular:  por baixo do musculo peitoral
  •         Subfascial: por baixo da fascia do musculo grande peitoral (membrana que reveste o músculo)

A decisão de qual via será melhor varia de paciente para paciente, e deve ser discutida na consulta médica após o exame físico.

Como é feita a cirurgia para aumento mamário?

aumento mamário

Realizamos a incisão na pele pela via escolhida, descolamos o espaço onde serão colocados os implantes, colocamos as próteses, encerramos com suturas, colocamos pensos e um sutien compressivo.

Na maioria dos casos há um sangramento mínimo e não há necessidade de deixar dreno nas mamas.

Qual o tamanho da cicatriz?

Varia de 3,5 – 4,0cm, de acordo com a cirurgia e o tamanho das próteses.

Qual o tipo de anestesia?

Pode ser anestesia geral ou local com sedação.

Quanto tempo dura a cirurgia?

60-90 minutos.

Qual o tempo de internamento?

Em geral a paciente tem alta 2–6h após a cirurgia.

Dói muito após a cirurgia?

Quando a prótese é colocada subglandular ou subfascial a dor é mais leve do que se a  a prótese for colocada debaixo do músculo.

Nos primeiros meses após a cirurgia é comum sentir pequenas sensações incómodas como dores leves, pontadas ou agulhadas que melhoram espontaneamente.

Quando são retirados os pontos?

Na maioria dos casos não há pontos para serem removidos (são pontos internos).

Quanto tempo é preciso usar o soutien compressivo?

Pelo menos durante 1 mês.

Quando é possível voltar a fazer atividades físicas?

aumento mamario

Após 2 semanas já é possível começar a fazer atividades leves, como caminhadas com inclinação e bicicleta ergométrica. Mas as atividades intensas como corrida, Cross fit e musculação dos braços e peitoral devem ser iniciadas apenas após os 60 dias.

Após quanto tempo é possível guiar?

Após 4-5 dias.

É possível amamentar após a colocação de implantes mamários?

Sim! A cirurgia feita pela via periareolar corta apenas alguns poucos ductos, e nas demais vias a glândula é totalmente levantada e não há qualquer corte na estrutura mamária.

Mas é necessário ter em atenção que isso não é o determinante do sucesso da amamentação, visto que pode não ter qualquer alteração com as próteses e por outro lado há mulheres que não conseguem amamentar mesmo com mamas normais (sem implantes).

Quais os riscos desta cirurgia?

Os riscos da mamoplastia mais frequentes são a ocorrência de hematomas, seromas e infecções (inerentes à qualquer cirurgia), além da contratura capsular.

O que é contratura capsular?

É um espessamento anormal da cápsula que o nosso organismo produz ao redor das próteses, apertando-as, deixando as mamas mais duras e podendo deformá-las. Isto pode ocorrer meses ou anos após a cirurgia. Nas antigas próteses lisas isso podia ocorrer em mais de 50% dos casos, mas nas próteses mais modernas (texturizados) essa taxa fica em torno de 1-5%.

Nos casos mais leves o tratamento é clínico, mas nos casos mais graves pode ser necessário uma nova cirurgia.

É possível ter estrias após colocar prótese?

Sim. E essa ocorrência é mais frequente em pacientes que possuem mamas firmes e de mínimo volume que recebem próteses muito grandes.

Para minimizarmos essa ocorrência, a hidratação das mamas antes e após a cirurgia é essencial, assim como o tratamento precoce aos primeiros sinais de aparecimento de estrias.

A sensibilidade nos mamilos e aréolas pode ser reduzida?

Sim, mas a grande maioria dos casos melhora espontaneamente após alguns meses.

Em quanto tempo a cicatriz fica menos percetível?

Nas primeiras semanas a cicatriz fica bem discreta, evoluindo naturalmente para uma fase de amadurecimento que dura até 12 meses. Nessa fase a cicatriz fica um pouco mais espessa, passando pelo aspecto avermelhado e depois acastanhado, para depois clarear definitivamente. Nessa fase é comum sentir prurido (comichão) e incómodos nas cicatrizes.

Há pacientes que possuem uma tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nesses casos são necessários tratamentos específicos para controle das cicatrizes.

Quando é possível ver o resultado final?

A partir de 6 meses após a cirurgia de aumento mamário. Nas primeiras semanas após a cirurgia a pele fica bastante esticada, assim como os mamilos ficam mais eretos. Isso vai melhorando com a adaptação da mama.

Em quanto tempo é possível apanhar sol?

Após 2 meses, sem expor diretamente as cicatrizes ao sol.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Tudo o que precisa de saber sobre Aumento Mamário