Faccia Faq's

O que é a Cirurgia Plástica? E a Cirurgia Estética?

A Cirurgia Plástica é uma especialidade cirúrgica dedicada à reconstrução dos defeitos do corpo em geral devido a malformações congénitas, traumatismos, queimaduras ou tumores. Teve o seu grande desenvolvimento com as inumeras guerras  que ocorreram.



Já a Cirurgia Estética é uma especialidade da Cirurgia Plástica que se dedica a alterar alguma caracteristica corporal, que por vários motivos, se pretende alterar ou corrigir de forma a melhorar a aparência e a autoconfiança.



 


Porquê a designação de “Plástica” na Cirurgia Plástica?

A palavra “plástica” vem do grego plastikos, que significa “moldar ou modificar a forma”.

Alguns dos primeiros Cirurgiões Plásticos dedicaram-se a tentar encerrar feridas de cicatrização arrastada ou substituir tecidos perdidos devido  a traumatismos ou tumores.

Muitas destas técnicas envolviam a construção de retalhos cutâneos para modificar a forma ou moldar o defeito de modo a que se obtivesse uma forma semelhante à original. 


Qual a diferença entre Cirurgia Reconstrutiva e Estética?

A Cirurgia Estética é realizada para modificar a forma e função das estruturas normais  do corpo de modo  a melhorar a aparência e a autoconfiança.



A Cirurgia Reconstrutiva é  realizada  nas estruturas anormais do corpo devido a malformações congénitas, alterações do desenvolvimento, traumatismos, infecções tumores ou doenças.



Em geral é realizada para melhorar as funções, mas também pode ser realizada para se aproximar da aparência normal.


O que espera de uma consulta de Cirurgia Plástica?

A parte mais importante da consulta é o estabelecimento de uma comunicação entre o paciente e o médico.

Deve sentir-se à vontade para colocar todo o tipo de questões, mesmo as que lhe pareçam o mais absurdas possíveis.

O seu médico deve fazer os possíveis para responder às suas questões e identificar correctamente os seus objectivos.

Apesar de todo o esforço para fornecer uma explicação correcta, clara e precisa muitas vezes persistem muitas dúvidas após a Consulta inicial.



Serão fornecidas informações detalhadas acerca do tratamento proposto, do tipo de cirurgia aconselhado, não se esquecendo dos medicamentos que deverá evitar, assim  como instruções específicas em relação ao período de pós-operatório.


Onde será realizada a Cirurgia?

Será realizada nas instalações da FACCIA, que funciona num centro clinico de ambulatório, devidamente legalizado e com todas as certificações para tal (www.cclisboa.pt).





Caso seja necessário internamento será aconselhado o local mais adequado para o efeito, em função do tipo de intervenção.


Terei dores durante a intervenção cirúrgica ou depois?

As técnicas anestésicas actuais são bastante eficazes e seguras.

Será discutido consigo o tipo de anestesia  assim como a terapêutica analgésica após a intervenção.


O que é a Cirurgia Plástica?

A Cirurgia Plástica é uma especialidade cirúrgica dedicada à reconstrução dos defeitos do corpo em geral devido a malformações congénitas, traumatismos, queimaduras ou tumores.


O que Deve Saber Antes da Cirurgia

Valores envolvidos



Quaisquer procedimentos de natureza estética, quer seja cirúrgico ou não, está associado a um custo.



Os valores envolvidos variam muito, dependendo do tipo de tratamento ou procedimento cirúrgico, e dependem, naturalmente da complexidade do acto cirúrgico, da experiência e diferenciação do profissional que o executa, para já não falar do local onde se realiza a cirurgia e até do tipo de anestesia utilizado.



Como regra, a Cirurgia Plástica e Estética é considerada uma "cirurgia electiva" e não é comparticipada por praticamente todos os planos de saúde. No entanto, algumas cirurgias que têm um aspecto funcional significativo - como a redução mamária, se o peso da sua mama causa dor ou interferir com as actividades normais, pode ser considerada reconstrutiva, mais do que estética. O mesmo é verdade nas situações de reconstrução mamária, após mastectomia (cirurgia de amputação  mamária). Estes são apenas alguns dos exemplos de excepção à regra acima referida. O mais prudente é contactar a seguradora para saber o que está coberto pelo seu plano de saúde, ou doença, em particular.



Nunca escolha um médico somente com base em baixos preços. Verifique a sua certificação pelo Colégio de Especialidade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e se é membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica. Confie a sua face ou corpo ao Cirurgião Plástico com quem se sinta mais confortável. 



 



Local da Cirurgia



A Cirurgia Plástica e Estética pode ser realizada com segurança num bloco operatório dum consultório, de uma clínica ou dum hospital, desde que reúna as condições de segurança e efectuada por profissionais responsáveis e experientes. 



 



Riscos e Complicações



A Cirurgia Plástica e Estética, como toda a cirurgia tem riscos. Os Cirurgiões Plásticos realizam milhares de cirurgias todas as semanas, mas como qualquer outro tipo de cirurgia, um paciente pode ter uma reacção adversa à anestesia ou ser afectado por complicações pós-operatórias. Estes problemas podem ocorrer mesmo quando o cirurgião realiza a operação com todos os cuidados. Nas consultas prévias à cirurgia o seu Cirurgião terá todos os cuidados em lhe explicar, através de uma linguagem compreensível e de uma forma realista, dos possíveis riscos e complicações relacionadas com o seu tipo de procedimento em particular. Caso tenha alguma dúvida não hesite em lhe perguntar. Só ele está apto a lhe responder às dúvidas que eventualmente surgem e que não foram devidamente explicadas anteriormente. 



 



Recuperação da Cirurgia



Deve ter em conta que, para a maioria das cirurgias estéticas, necessita de restringir as suas actividades normais durante um tempo após a cirurgia. Por outro lado, também levará algum tempo para que as marcas visíveis da cirurgia desapareçam. Deve planear o seu trabalho e actividades sociais para ter tempo e calma suficientes para a recuperação e desta forma não comprometer o resultado final por um período de recuperação desadequado ao procedimento efectuado.


Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.