- Está a ver
- Tratamentos
- Rinoplastia - Mulher
Rinoplastia - Mulher
A maioria de nós está insatisfeito com a forma do nosso nariz, ou porque tem uma bossa, ou é muito grande ou muito largo.
Além deste aspecto também pode existir dificuldade em respirar e dores de cabeça. Algumas destas situações podem ser corrigidas ou melhoradas com uma intervenção cirúrgica designada Rinoplastia.
Na consulta o Cirurgião tem que compreender as alterações que deseja na aparência do seu nariz e por outro lado fazer compreender ao paciente as alterações que podem ser realizadas.
Por exemplo, muitos pacientes que desejam uma rinoplastia também têm um queixo muito pequeno ou umas maças do rosto pouco evidentes.
Nestes casos, uma cirurgia ao mento (mentoplastia) ou a colocação de implantes para aumento das maçãs do rosto podem fazer parte do plano cirúrgico.
A Rinoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a modificação da forma do nariz e melhorar a sua aparência.
Pode ser para correcção de defeitos congénitos ou após traumatismo ou para aliviar a obstrução nasal.
Pode desejar realizar uma Rinoplastia para melhorar a aparência global da face, especialmente se tiver a consciência exacta da forma do seu nariz.
São efectuadas incisões por dentro das narinas, separa-se as partes moles das estruturas subjacentes e em seguidas a cartilagem e o osso que causam deformidades são corrigidas. Na mesma intervenção podem corrigir-se obstruções respiratórias ou desvios do septo (septoplastia).
A Rinoplastia e Septoplastia em geral demoram entre duas a três horas e meia.
A intervenção cirúrgica pode ser efectuada sob anestesia local ou geral, num Hospital ou num Centro de Cirurgia de Ambulatório.
A Rinoplastia leva a uma melhoria significativa da aparência do nariz na maioria dos doentes, embora nalguns casos, seja necessário uma intervenção secundária.
De qualquer modo como em todas as intervenções cirúrgicas existem riscos que devem ser ponderados.
Deve discutir os riscos e benefícios com o seu Cirurgião Plástico.

Durante os primeiros dias após a cirurgia é necessário utilizar-se uma tala para protecção.
Tem que ter uma tala no pós operatório e um tamponamento nas narinas.
Em geral existe inchaço durante algumas semanas, mas o paciente pode retomar as actividades ligeira após alguns dias.
Para exercer uma actividades fisica sem restrições é necessário deixar passar várias semanas.
Caso deseje fazer uma Rinoplastia deve começar por consultar um Cirurgião Plástico e Estético, inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).
Deve expor abertamente os seus objectivos e expectativas acerca da cirurgia e deve, sobretudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
A estabilidade emocional é o factor primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética.
Um “nariz novo” não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Rinoplastia melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança; tudo o resto fica por sua conta.

Em geral as incisões são efectuadas dentro das narinas e portanto não são visíveis.
Nalguns casos é necessário efectuar incisões cutâneas na columela ou nas asas do nariz, mas em geral são pouco perceptíveis.
O resultado obtido depende grandemente da estrutura básica do nariz e da sua pele. As alterações podem ser subtis e não obvias de imediato.
Pode ser necessário ocasionalmente pequenos ajustes.

O seu Cirurgião dar-lhe-á um esquema adequado.
A maioria dos doentes está apta a retomar o trabalho após o quarto dia.
O inchaço e as equimoses na região periorbitárias são comuns, mas desaparecem rapidamente; o inchaço demora mais tempo a desaparecer e pode permanecer durante alguns meses uma certa dormência a nível do nariz.
A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se.
Outras complicações pós-operatórias, como um atraso na cicatrização, infecção ou hemorragia excessiva, são pouco frequentes.
Deve seguir com cuidados as recomendações do seu Cirurgião para reduzir o risco de complicações
Todos os casos de Rinoplastia são diferentes.
Explique-nos o seu através do Formulário de Contacto e ser-lhe-á indicado um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema.