TRATAMENTOS

Rinoplastia: Cirurgia de Correção do Nariz

" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>
A maioria das mulheres está insatisfeita com a forma do nariz, ou porque tem uma bossa, ou é muito grande ou então é muito largo.  

Além deste aspecto também pode existir dificuldade em respirar e dores de cabeça. Algumas destas situações podem ser corrigidas ou melhoradas com uma intervenção cirúrgica designada rinoplastia. 

Na consulta o Cirurgião tem que  compreender as alterações que deseja  na aparência do seu nariz e por outro lado  fazer compreender ao paciente as alterações que podem ser realizadas. Se ambos os desejos forem coincidentes é ótimo.

Por exemplo, muitos pacientes que desejam uma rinoplastia também têm um queixo muito pequeno ou umas maçãs do rosto pouco evidentes. 

​Nestes casos, uma cirurgia  ao mento (mentoplastia) ou  a colocação de implantes para aumento das maçãs do rosto podem fazer parte do plano cirúrgico conseguindo-se desta forma uma melhoria geral da estética facial.

Em que consiste uma Rinoplastia

A rinoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a modificação da forma do nariz  e desta forma melhorar a sua aparência, podendo nalguns casos, adicionalmente, melhorar o componente funcional.

A rinoplastia também pode estar indicada na correção de defeitos congénitos ou após traumatismo, ou para aliviar a obstrução nasal.  
Pode desejar realizar uma rinoplastia para  melhorar a aparência global da face, especialmente se tiver a consciência exata da forma do seu nariz atual e qual a que pretende obter.

Na realização de uma rinoplastia há que avaliar muito bem a expectativa que cada pessoa tem em relação ao resultado final que pretenda obter e avaliar se isso será possível ser atingido naquele caso em particular.  

Deverá procurar um cirurgião plástico e estético que tenha experiência na realização deste tipo de cirurgia estética e em Portugal apenas os cirurgiões plásticos e estéticos é que têm a devida formação para tal não existindo nenhuma outra especialidade ou especialidade em termos oficiais que o deva fazer.

Como é realizada uma Rinoplastia

São efectuadas incisões por dentro das narinas (rinoplastia fechada), separam-se as partes moles  das estruturas subjacentes e em seguidas a cartilagem e o osso que causam deformidades são corrigidas. 
Pode ser necessário nalguns casos efectuar-se outro de incisão, a nivel da columela (zona de pele entre as narinas) e neste caso estamos face a uma rinoplastia aberta.

Na mesma intervenção  podem corrigir-se obstruções respiratórias ou desvios do septo (septoplastia). A Rinoplastia e Septoplastia em geral podem demorar entre duas a três horas e meia. 

A intervenção cirúrgica pode ser efectuada sob anestesia local ou geral, num Hospital ou num Centro de Cirurgia de Ambulatório.

Marque uma consulta connosco simule a sua rinoplastia

" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

VANTAGENS / RESULTADOS / BENIFÍCIOS da RINOPLASTIA

Muitas pessoas passam a vida ouvindo comentários não muito agradáveis sobre o tamanho e formados seus narizes, sobretudo no período escolar. Com o tempo, este desconforto pode afetar a vida social do indivíduo, fazendo com que tenda a evitar situações em grupo e até implicaruma diminuição de sua autoconfiança.

Os benefícios da rinoplastia são visíveis na autoestima do paciente porque o procedimento respeitaa anatomia facial de cada pesosa. Ou seja: o cirurgião avaliará a estrutura do rosto e irá compatibilizar o resultado com os desejos do paciente, proporcionando uma satisfação de dentro para fora.

A melhoria estética é a principal vantagem referida por quem faz uma rinoplastia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos, mais de 50% das rinoplastias feitas em 2020 foram motivadas pelo desejo das pessoas em saírem mais bonitas nas “selfies”. Isso mostra o quanto os benefícios da rinoplastia podem impactar na auto- percepção do paciente.


Como os benefícios da rinoplastia interferem na funcionalidade do nariz?
A rinoplastia é um procedimento que serve para:
  • Afinar as asas nasais;
  • Reduzir ou aumentar o nariz;
  • Reduzir o “calo” ósseo do nariz; e
  • Afinar o nariz.
Sendo assim, a cirurgia também pode ter vantagens para quem tem problemas respiratórios.
As pessoas que têm desvio de septo, por exemplo, podem aproveitar os benefícios da rinoplastia para respirar com mais qualidade.
Outro problema respiratório que pode ser corrigido com a rinoplastia é o roncar. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Sono, 76% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono, sendo que o mais comum é o ronco (25% dos casos). Neste caso, é usada a técnica combinada de rinoplastia e septoplastia, sendo denominada de rinosseptoplastia.
Quando combinados com outros procedimentos nasais, como a septoplastia, os benefícios da rinoplastia podem ser percebidos por quem tem apneia obstrutiva do sono, que é uma das principais causas do ronco.

FIQUE A SABER TUDO

Em que é consiste uma Rinoplastia?
A rinoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a modificação da forma do nariz  e melhorar a sua aparência. Pode ser para correcção de defeitos congénitos ou após traumatismo ou para aliviar a obstrução nasal. 

Quando está aconselhado fazer uma Rinoplastia?
Pode desejar realizar uma rinoplastia para  melhorar a aparência global da face, especialmente se tiver a consciência exacta da forma do seu nariz.

Que tipo existem? 
Existem rinoplastias primárias e rinoplastias secundárias, rinoplastias fechadas e rinoplastias abertas, rinoplastia do dorso, rinoplastia das asas, rinoplastia da ponta, rinoplastia estética, rinoseptoplastias, etc

Posso simular o resultado que pretendo obter?
Com certeza que sim. A Faccia dispõe de um sistema de simulações 3D e com realidade aumentada, onde podemos simular todos os resultados possíveis de obter. Aceda ao simulador aqui https://www.faccia.pt/crisalix.php

Como escolher a clínica ideal?
Deve escolher uma clínica devidamente licenciada e um médico especialista na realização deste tipo de intervenção, inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt)  como especialista de Cirurgia Plástica e Estética e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).

Existem complicações?
Na grande maioria dos casos não existe qualquer complicação. A equipa da Faccia tem um vasta experiência acumulada que vai tratar de si em todo o processo. Relaxe e não se preocupe que está em boas mãos.

Como é Rinoplastia me pode ajudar?
Deve expor abertamente os seus objectivos  e expectativas acerca da cirurgia e deve, sobretudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição. Com esta cirurgia pode conseguir corrigir alguns aspectos do seu nariz que não goste de forma a conseguir obter uma face mais harmoniosa.

Após a realização da rinoplastia, necessito ficar internada?
Uma Rinoplastia pode ser efectuada e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende do seu estado de saúde e da extensão da cirurgia. Deve discutir os pormenores com o seu Cirurgião.

Como me devo preparar?
Deve estar calmo e consciente que irá efectuar uma intervenção cirúrgica e com todas as suas dúvidas e receios esclarecidos pelo cirurgião que escolheu.

O que devo esperar?
Tem que ter uma tala no pós operatório e um tamponamento nas narinas. Em geral , existe inchaço durante algumas semanas, mas o paciente pode retomar as actividades ligeira após alguns dias.

Para exercer uma actividades fisica sem restrições é necessário deixar passar várias semanas. 

A rinoplastia é dolorosa?
Em geral a rinoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos ligeiros. Durante os primeiros dias após a cirurgia é necessário utilizar-se uma tala para protecção.

A rinoplastia é uma intervenção segura?
A Rinoplastia leva a uma melhoria significativa da aparência  do nariz na maioria dos doentes, embora nalguns casos, seja necessário uma intervenção secundária.

De qualquer modo como em todas as intervenções cirúrgicas existem riscos que devem ser ponderados. Deve discutir os riscos e benefícios com o seu Cirurgião Plástico

Como é a recuperação?
A recuperação em geral é calma, sem dores. Há algum inchaço, sobretudo a nivel dos olhos, acompanhada de nódoas negras. Nos primeiros dias não consegue respirar pelas narinas pelo que deve respirar calmamente pela boca, dormir com a cabeça elevada, aplicar gelo nos olhos e comer comida mole.

A cirurgia é feita sem cicatriz?
Em geral as incisões são efectuadas dentro das narinas  e portanto não são visíveis. Nalguns casos é necessário efectuar incisões cutâneas na columela ou nas asas do nariz, mas em geral são pouco perceptíveis.

Como é realizada a rinoplastia?
São efectuadas incisões por dentro das narinas, separa-se as partes moles  das estruturas subjacentes e em seguidas a cartilagem e o osso que causam deformidades são corrigidas. nalguns casos também é efectuado uma incisão na columela. Na mesma intervenção  podem corrigir-se obstruções respiratórias ou desvios do septo (septoplastia). 

Quais os efeitos adversos?
Não há propriamente efeitos adversos ou secundários, mas é necessário ter a noção que esta intervenção necessita numa grande maioria de casos de cirurgias posteriores. O inchaço e as equimoses  na região periorbitárias (ao redor dos olhos) são comuns, mas desaparecem rapidamente; o inchaço demora mais tempo a desaparecer e pode permanecer durante alguns meses  assim como uma certa dormência a nível do nariz.
A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se.
Outras complicações pós-operatórias, como  um atraso na cicatrização, infecção ou grandes hemorragias, são pouco frequentes.

Deve seguir com cuidados as recomendações do seu Cirurgião para reduzir o risco de complicações.

Quais os factores psicológicos?
A estabilidade emocional é o factor primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética.

Um “nariz novo” não é por si só  uma garantia para uma melhoria de vida ou  um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma rinoplastia melhora  a sua aparência e renova a sua autoconfiança; tudo o resto fica por sua conta.  

Quando poderei retomar a minha actividade normal?
O retomar das actividades normais é uma questão pessoal. O seu Cirurgião dar-lhe-á um esquema adequado. A maioria dos doentes está apta a retomar o trabalho após o quarto dia.
Sobre a actividade desportiva depende do tipo de actividade; pode iniciar algum tipo de actividade ao fim de 15/21 dias outra, nomeadamente que implique contacto fisico, só deve ser retomada ao fim de 3 ou 4 meses.

Que resultados devo esperar?
O resultado obtido depende grandemente da estrutura básica do nariz  e da sua pele. As alterações podem ser subtis e não obvias de imediato. Pode ser necessário  ocasionalmente pequenos ajustes.

Que preços posso esperar e o que é que englobam?
Todos os casos de rinoplastias são diferentes. Pode simular o custo da cirurgia e receber um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema. 

  

Estes valores incluem os cuidados do Cirurgião e/ou da sua Equipa Médica no pré, intra e pós-operatório no decurso dos primeiros quinze dias, com as excepções abaixo designadas. 

Exclui, nos termos da Tabela de Nomenclatura e Valor Relativo de Actos Médicos da Ordem dos Médicos (ed. 1997), as despesas da clinica, de bloco operatório e os honorários médicos resultantes de actos cirúrgicos praticados em tempos ulteriores, ainda que em complemento ou como resultado de eventuais complicações da intervenção programada mesmo que efetivadas durante o internamento inicial. O objectivo do acto médico na Cirurgia Plástica, como em toda a prática médica, constitui obrigação de meio e não de fim ou resultado.

FACCIA CIRURGIA ESTÉTICA

VISITE O NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Tem dúvidas?

Fale com o
Dr. Miguel

WhatsApp Logo
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.