TRATAMENTOS

Tratamento Anti-Rugas

As rugas, sobretudo na face, são um dos aspectos do envelhecimento que surgem mais precocemente e são mais visíveis a nível da face.

O passar dos anos, juntamente com a ação muscular e a lei da gravidade, faz com que a pele fique mais áspera, mais fina e com menos turgor e elasticidade, o que leva à formação de rugas e vincos na face. 

A idade de aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento é variável e o ideal é a sua prevenção.

O preenchimento subdérmico é a técnica mais recomendada para atenuar este problema, uma vez que suaviza as rugas e proporciona ao paciente um aspeto mais jovem, menos cansado e triste..

A execução das técnicas de preenchimento é simples, pois consiste na injeção de vários tipos de produtos nos sulcos e nas rugas da face ou com recurso a técnicas mais avançadas e especificas em que através de uma abordagem global da face se consegue obter resultados naturais com uma melhoria acentuada dos sinais de envelhecimento. 

Estas técnicas não são efectuados por todos os médicos e muito menos por profissionais não médicos e estamo-nos a referir aos MD Codes. 


 Os músculos da mímica, ou da expressão facial, são os responsáveis pelo aparecimento de todos estes sinais de envelhecimento. A frequência e intensidade do uso destes músculos varia de uma pessoa para outra, isto é, em determinados indivíduos usam-nos muito mais e outras pessoas menos, o que faz com que nem todos nós surjam com estes sinais na mesma idade..

Ao longo do tempo as contrações musculares repetidas hipertrofiam a musculatura e aumentam a sua tonicidade. Com o aumento da tonicidade o músculo permanece contraído, mesmo em repouso. Esta hipertrofia muscular forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanecem, um pouco menos marcados, mesmo quando não se está a contrair os músculos.

Com o passar do tempo, e, associado ao envelhecimento, a pele “quebra” e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. 

A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, diminui a elasticidade da pele e todo este processo se acentua dando um aspecto envelhecido à pele da face.

O preenchimento de sulcos e rugas sinais de envelhecimento é efectuado através da injeção de vários tipos de substâncias de preenchimento com recurso a agulhas muito fininhas ou cânulas. 
Se gostaria de recuperar os seus contornos faciais ou reduzir a aparência de linhas e rugas muito marcadas, as injeções de preenchimento (por exemplo, com ácido hialurónico que é a substância que mais frequentemente se usa) pode ser o procedimento indicado. 

Este tipo de tratamento é praticamente indolor podendo ser usado uma anestesia tópica ou local e ainda recorrer a um método único em Portugal com recurso a um dispositivo de vibração que atenua a sensação de mal-estar.

Existem vários produtos que podem ser usados no preenchimento, mas o mais aconselhado, tal como referido atrás,  é o ácido hialurónico, que é uma substância sintética, semelhante à que existe no nosso corpo e que permite a criação de uma matriz viscoelástica e hidratante, que envolve as células, adicionando volume ao tecido e moldando os contornos da face para o nível de correção desejado.

A faixa etária dos pacientes que utilizam preenchimento com ácido hialurónico para a conservação da estética facial é variada. A correção é temporária, pois o ácido hialurónico dissolve-se com o tempo, sendo necessário uma nova aplicação.

Também é possível fazer o preenchimento dos lábios ou das mãos.

Após a realização do preenchimento deve ter alguns cuidados, tais como:

  • Evitar tocar a área tratada nas 6 horas seguintes à aplicação. Após este período pode utilizar maquilhagem leve e lavar a área suavemente com água e sabão neutro;
  • Pode voltar imediatamente às atividades normais, mas no dia da aplicação deve evitar tarefas pesadas;
  • Não expor a área tratada ao calor ou frio intenso até que o inchaço e a vermelhidão, que duram no máximo dois dias, desapareçam;
  • O edema dos lábios pode ser mais demorado (até uma semana) e dar a impressão de estarem desnivelados, mas isso não significa que este seja o resultado final;
  • O uso de medicamento à base de ácido acetilsalicílico pode causar hemorragia no local da injeção pelo que devem ser evitados.
VANTAGENS / RESULTADOS / BENÍFICIOS
A principal preocupação do rejuvenescimento facial deve ser a naturalidade.

A reposição de volumes faciais perdidos ao longo do tempo, em virtude da atrofia dos tecidos, obtida com preenchimento de determinadas áreas melhora sensivelmente o contorno da face.

As técnicas de preenchimento são utilizadas para atenuar as marcas faciais do tempo, seja com gordura retirada do próprio paciente ou materiais industrializados biocompatíveis.

Os produtos de preenchimento podem ser classificados em absorvíveis ou não absorvíveis. Preferimos os absorvíveis porque têm uma composição química similar ao tecido conjuntivo humano, e por isso, dificilmente causam reações inflamatórias.Os principais produtos dessa categoria são o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio.

Normalmente duram de nove a dezoito meses, dependendo do produto utilizado e da região tratada.

O que pode esperar:
  • Reduzir a profundidade dos sulcos
  • Preencher linhas finas
  • Melhorar os contornos faciais
  • Reduzir marcas e rugas
  • Realçar os traços da sua face
  • Melhorar a aparência de cicatrizes

Em que consiste um tratamento de rejuvenescimento facial?
O rejuvenescimento facial é uma designação que engloba muitos tratamentos, desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias. 

Quem está aconselhado a fazer um rejuvenescimento facial?
Pode estar indicado efectuar um rejuvenescimento facial logo que surjam os primeiros sinais de envelhecimento ou então como tratamento preventivo.

Que tipo de tratamentos existem?
Existem tratamentos invasivos, como as cirurgias, e tratamentos não invasivos. Dentre estes os mais difundidos são a aplicação de ácido hialurónico, mas também pode estar indicado a aplicação de toxina botulínica (o famoso “Botox”), vitaminas, mesoterapia, substâncias estimuladoras do colagéneo, fios, peeling, etc.

O mais indicado é consulta um especialista de Cirurgia Plástica e Estética porque é o melhor profissional para lhe efectuar um diagnóstico correto e definir qual o ou os tratamentos mais indicados para o seu caso em particular.

Posso simular o resultado que pretendo obter?
Com certeza que sim. A Faccia dispõe de um sistema de simulações 3D e com realidade aumentada, onde podemos simular todos os resultados possíveis de obter. Aceda ao simulador aqui https://www.faccia.pt/crisalix.php

Como escolher a clínica ideal?
Deve escolher uma clínica devidamente licenciada e um médico especialista na realização deste tipo de intervenção, inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt)  como especialista de Cirurgia Plástica e Estética e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).

Existem complicações no tratamento à base de ácido hialurónico?
Na grande maioria dos casos não existe qualquer complicação. A equipa da Faccia tem um vasta experiência acumulada que vai tratar de si em todo o processo. Relaxe e não se preocupe que está em boas mãos.

Como é o tratamento me pode ajudar?
Deve expor abertamente os seus objectivos  e expectativas acerca do resultado que pretende com o tratamento e deve, sobretudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição. Com este tratamento pode conseguir corrigir alguns aspectos  que não goste de forma a conseguir obter uma face mais jovem, mais leve, menos cansada e mais harmoniosa.

Necessito ficar internado?
Não.

Fico com cicatriz?
Não. Nenhuma.

Como é realizado o tratamento?
É aplicado um creme anestésico ou efectuado anestesia local e depois é aplicado o ácido hialurónico através uma agulhinha muito fininha.

Quais os efeitos adversos?
Não há propriamente efeitos adversos ou secundários, mas é necessário ter a noção que é necessário ter alguns cuidados nos primeiros dias após a realização do tratamento. Pode ocorrer  inchaço e as equimoses (nódoas negras)  são comuns, mas desaparecem rapidamente

Que resultados devo esperar?
O resultado obtido depende da situação pré-existente e do resultado que pretenda obter. As alterações podem ser subtis e não óbvias  de imediato. Pode ser necessário ocasionalmente repetição do tratamento.  

Após o tratamento de rejuvenecescimento facial posso retomar actividade fisica normal? 
Depende do tipo de actividade mas em geral passado dois dias já pode retomar a sua actividade normal.

Que preços posso esperar e o que é que englobam?
Todos os casos de rejuvenescimento facial são diferentes. Pode simular o custo e receber um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema. 

  

Estes valores incluem os cuidados do Cirurgião e/ou da sua Equipa Médica no pré, intra e pós-operatório no decurso dos primeiros quinze dias, com as excepções abaixo designadas. 

Exclui, nos termos da Tabela de Nomenclatura e Valor Relativo de Actos Médicos da Ordem dos Médicos (ed. 1997), as despesas da clinica, de bloco operatório e os honorários médicos resultantes de actos cirúrgicos praticados em tempos ulteriores, ainda que em complemento ou como resultado de eventuais complicações da intervenção programada mesmo que efetivadas durante o internamento inicial. O objectivo do acto médico na Cirurgia Plástica, como em toda a prática médica, constitui obrigação de meio e não de fim ou resultado.

FACCIA CIRURGIA ESTÉTICA

VISITE O NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Testemunhos Dr. Miguel Andrade FACCIA - Clínica Plástica e Estética

0:28

FACCIA - Clínica Plástica e Estética

1:26

Mamoplastia de aumento - Caso Sucesso Dr. Miguel Andrade

0:26

Testemunhos Mamoplastia de aumento pós operatório- FACCIA - Clínica Plástica e Estética

0:33

Tratamentos Faciais - Antes e Depois

0:54

Simulação Facial Crisalix

0:49

Mamoplastia de aumento - Reportagem CM TV

2:49

FACCIA - Clínica Plástica e Estética

28:55

Simule o seu novo decote | FACCIA

0:39

Simulação Crisalix

2:27

Tem dúvidas?

Fale com o
Dr. Miguel

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.