Dr. Miguel Andrade

Tem dúvidas? Fale comigo.

Consulta 3D

Clique aqui

Tratamento da Sudação Excessiva - Hiperhidrose no Homem

A sudação é um processo normal que facilita a perda de calor  do corpo, mas também pode ser induzida por outros factores como por exemplo o stress.

Contudo a sudação excessiva, designada de uma forma geral por hiperhidrose, pode ser quer psicologica, quer fisicamente, desgastante.

Os tratamentos tópicos para a sudação localizada conseguem um bom controlo na maioria dos pacientes mas noutros, com sudação excessiva, não conseguem um controlo eficaz; são estes pacientes que obtêm um óptimo resultado com o tratamento com a toxina botulinica.

A maioria dos pacientes tratados com a toxina botulinica referem mais de 90% de redução de sudação nas axilas e palmas das mãos com efeitos secundários mínimos.

A toxina botulinica bloqueia a acção das terminações nervosas das glândulas sudoriparas da pele. A formação de novas terminações nervosas demora cerca de 6  a 12 semanas. Isto significa  que o efeito da toxina botulinica é temporário e que começa a reduzir após 4 a 6 meses. O inicio de acção ocorre 3 a 5 dias após a injecção e a redução da sudação dura até cerca de 6 meses. São necessárias injecções sucessivas para reduzir  o nível de sudação para valores desejáveis.

As alternativas cirúrgicas passam pela excisão das glândulas sudoriparas (axila) ou a sessão dos nervos responsáveis pela sudação (mãos). Ambos os procedimentos tem riscos significativos e uma elevada taxa de recidiva, enquanto que o tratamento com a toxina botulinica tem riscos mínimos, apesar de necessitar de tratamentos repetidos.

É necessário um entendimento claro das suas preocupações e necessita de uma observação cuidadosa para se obter um óptimo resultado com o tratamento efectuado.
Tratamento

Pode ser efectuado um tratamento não cirúrgico para a sudação excessiva/hiperhidrose, especialmente nas axilas e mãos, utilizando a toxina botulinica (Botox®,  Dysport®), através da infiltração desta toxina com agulhas muito finas. 

Em geral são efectuadas múltiplas injecções de 0.01 a 0.02 ml de toxina botulinica.
O tratamento das axilas pode demorar cerca de 30 minutos.
Cerca de 45 minutos antes do tratamento é aplicado anestésico tópico com o objectivo de reduzir a dor das picadas. A aplicação de gelo também reduz o desconforto.

Efeitos acessórios

Pode ocorrer uma sensação de queimadura ligeira com a infiltração da toxina botulinica, assim como uma pequenina nódoa negra.

Contra-indicações

O tratamento com toxina botulinica não deve ser efectuado:

  • Grávidas ou mulheres a amamentar;
  • Alergia á toxina botulinica;
  • Perturbações da actividade muscular.
Instruções após o tratamento

É conveniente a aplicação de gelo na zona tratada para reduzir o desconforto e o inchaço.
A zona onde foi feito o tratamento pode ficar um pouco avermelhada e pode manter-se assim cerca de 1 a 2 horas.

Porquê efectuar o tratamento com toxina botulinica (Botox®, Dysport®)?

Ao efectuar este tratamento:

  • Reduz a quantidade de sudação da axila (hiperhidrose axilar) e das mãos (hiperhidrose  palmar);
  • Promove um alivio prolongado  dos problemas que lhe causam a sudação exagerada;
  • Aumenta a sua autoconfiança.
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.